Qual exame detecta um tumor cerebral? Opções com e sem imagem

Os médicos usam muitos testes para encontrar ou diagnosticar um tumor cerebral e aprender o tipo identificado. Eles também fazem exames para descobrir se ele se espalhou para outra parte do corpo a partir de onde começou e os tratamentos que podem funcionar melhor. Mas qual exame detecta um tumor cerebral? Existe um tipo só?

Para a maioria dos tipos de tumores, coletar uma amostra do possível tumor é a única maneira certa de o médico saber se uma área do corpo tem um tumor. 

Isso pode ser feito em um procedimento chamado biópsia ou removendo parte ou todo o tumor com cirurgia. 

Em uma biópsia, o médico coleta uma pequena amostra de tecido para testes em laboratório. Se isso não for possível, o médico pode sugerir outros possibilidades que ajudarão a fazer um diagnóstico.

Os exames de diagnóstico por imagem podem ajudar os médicos a descobrir se o tumor é um tumor cerebral primário ou se é um câncer que se espalhou para o cérebro de outras partes do corpo. 

Os exames de imagem mostram ainda imagens do interior do corpo e o médico pode considerar esses fatores ao escolher qual exame usar para detectar o tumor cerebral:

  • tipo suspeito de tumor;
  • sinais e sintomas do paciente;
  • idade e saúde geral do paciente;
  • resultados de exames médicos anteriores.

A maioria dos tumores cerebrais não é diagnosticada até que os sintomas apareçam. Muitas vezes, um tumor cerebral é diagnosticado inicialmente por um neurologista, médico especializado em problemas com o cérebro e o sistema nervoso central.

Além de solicitar ao paciente um histórico médico detalhado e fazer um exame físico, o médico pode recomendar os exames descritos abaixo. 

Esses testes são para ajudar a descobrir a presença e talvez o tipo ou grau, de um tumor cerebral. Continue lendo e conheça qual exame detecta um tumor cerebral.

LISTA: qual exame detecta um tumor cerebral?

exames-tumor-cerebral

Os exames de diagnóstico por imagem fornecem imagens de alta resolução do tecido cerebral e das estruturas circundantes, determinando o tamanho e a localização do tumor.

Entre as opções de qual exame detecta um tumor cerebral existem:

1- Ressonância magnética (RM)

Uma ressonância magnética usa uma máquina em forma de túnel junto com ondas de rádio e ímãs fortes para produzir imagens detalhadas dos tecidos moles do cérebro. 

Essas imagens geralmente são mais nítidas e fornecem mais detalhes do que uma tomografia computadorizada para detectar um tumor cerebral.

2- Espectroscopia de ressonância magnética

Fazer uma espectroscopia de RM é semelhante a fazer uma ressonância magnética. Ao contrário da ressonância magnética que usa imagens para examinar a forma de um tumor, a espectroscopia de RM examina a composição química do tumor cerebral. 

A espectroscopia de RM é usada para aprender mais sobre o tumor e como ele está respondendo ao tratamento.

3- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

O PET é outro exame que detecta um tumor cerebral e determina a rapidez com que um tumor está crescendo. 

Durante o exame, é injetado uma substância radioativa segura com açúcar no sangue e observado como as células cerebrais absorvem o açúcar. 

Como as células tumorais crescem mais rápido que as células normais, elas absorvem mais açúcar. Este teste ajuda a confirmar que há um tumor e se é provável que ele se espalhe.

4- Ressonância magnética funcional (RMF)

Usamos a ressonância magnética funcional para determinar a proximidade dos tumores das áreas do cérebro que controlam funções críticas, como movimento e fala. 

A ressonância funcional utiliza uma técnica de varredura mais rápida que outros testes de imagem e pode detectar pequenas alterações no fluxo sanguíneo em partes ativas do cérebro. 

Os médicos usam essas informações quando planejam o tratamento e para evitar essas áreas durante uma cirurgia, por exemplo.

5- Imagem tensorial de difusão (DTI)

DTI é uma forma avançada de ressonância magnética usada para entender redes nervosas complexas próximas ao tumor. 

Também conhecido como rastreamento de fibras, esse teste ajuda a mapear importantes conexões nervosas no cérebro, a fim de evitá-las durante a cirurgia.

6- Angiografia cerebral

Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. 

A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região. 

7- Tomografia computadorizada (TC)

A tomografia é um exame que detecta um tumor cerebral, usando raios-X para produzir imagens tridimensionais do cérebro ou da medula espinhal. 

Ao contrário de um exame de raio-X convencional, que tira uma foto, as tomografias computadorizadas usam uma máquina especial que tira várias fotos (fatias) do cérebro à medida que gira em torno do corpo. 

Tumores cerebrais: exames diagnósticos adicionais

Testes sem imagem também pode ser utilizados para confirmar ou descartar certos tipos de tumores, estudar como o tumor pode estar afetando as funções normais e determinar se o paciente corre o risco de complicações.

Os exames que detectam tumor cerebral sem imagem são:

Biópsia: uma amostra de tecido do possível tumor cerebral (biópsia) é analisada sob um microscópio para descartar ou confirmar um diagnóstico de tumor cerebral. Com esta análise também é possível determinar a probabilidade de o tumor crescer, o que pode ajudar a planejar o tratamento.

Exame oftalmológico: tumores localizados próximos aos olhos, como tumores da hipófise, podem afetar a visão. Um exame oftalmológico verifica se há tumor ou se os tratamentos têm o potencial de causar problemas de visão. 

Exames de sangue e urina: a análise de uma pequena amostra de sangue ou urina ajuda a entender se os níveis hormonais estão altos ou baixos demais.

Exame neurológico: este teste ajuda a determinar se um tumor está causando alterações na função cerebral. Durante um exame neurológico, o médico faz perguntas e o paciente realiza tarefas simples para avaliar sua visão, coordenação e equilíbrio, além de detectar mudanças em seu humor ou comportamento.

Punção lombar: durante uma punção lombar, uma agulha oca é inserida na parte inferior das costas (seção lombar) e é coletada uma amostra de líquido espinhal.

Tenha o melhor diagnóstico por imagem!

Quando se trata de determinar qual exame detecta um tumor cerebral existe uma série de fatores que só um médico especialista pode ponderar com propriedade.

Confirmada a suspeita e decidido qual exame fazer, é fundamental encontrar um provedor de saúde que ofereça a melhor infraestrutura para diagnóstico. 

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Mamografia digital;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: