Quando fazer ultrassonografia morfológica na gravidez [GUIA]

Existem diferentes tipos de ultrassonografia, e a gravidez é um período que exigem uma série de exames como esse. Entre eles a ultrassonografia morfológica, que permite a avaliação de:

  • morfologia e anatomia fetal;
  • dados biométricos;
  • detecção de relevantes alterações congênitas;
  • bem como marcadores sutis que sinalizam a possibilidade de alterações cromossômicas e síndromes genéticas.

Até poucos anos atrás, a ultrassonografia precoce tinha como objetivo identificar o número de fetos e até a data da gravidez. Com a evolução da tecnologia, que proporciona imagens com melhor resolução, a identificação precoce de alterações embriofetais tem sido favorecida. Daí a importância de saber quando fazer ultrassonografia morfológica!

Com relação ao diagnóstico de malformações, é possível detectar anormalidades estruturais e síndromes genéticas. Então, quando devo fazer a ultrassonografia morfológica?

Leia também: Tipos de ultrassom feitos na gravidez: saiba como se preparar

Quando fazer ultrassonografia morfológica?

O seu médico irá orientar sobre quando fazer ultrassonografia morfológica. Normalmente, ele irá solicitar o exame no segundo trimestre da gravidez, geralmente em torno de 18 a 22 semanas de gestação. É bastante comum que as grávidas realizem o exame na 20ª semana de gestação.

Também conhecida como varredura morfológica, é realizada por um especialista em ultrassonografia. Todas as mulheres grávidas devem saber quando fazer a ultrassonografia morfológica, como parte da rotina de seus cuidados pré-natais. Esta ultrassonografia irá verificar se o seu bebê está crescendo e se desenvolvendo normalmente.

Trata-se de um procedimento que examina o corpo do bebê e observa:

  • a posição da placenta;
  • do cordão umbilical;
  • do líquido amniótico ao redor do bebê;
  • do útero e do colo do útero.

O especialista em ultrassom medirá o bebê e usará essas medidas para confirmar a data prevista de nascimento.

Também verificará se o seu bebê tem alguma anormalidade no seu crescimento ou desenvolvimento, inclusive no coração, no estômago, nos rins, na coluna vertebral e nos membros.

É importante saber que, embora muitas anormalidades sejam detectadas por essa verificação, nem todas são.

Como é feita a ultrassonografia morfológica?

O processo de como é feita a ultrassom morfológica, é bastante simples. O especialista em ultrassom colocará um pouco de gel em sua barriga e moverá um transdutor através dele para obter imagens de seu bebê em uma tela. O procedimento demora cerca de meia hora.

O que uma ultrassonografia morfológica pode mostrar?

Sabendo quando fazer ultrassonografia morfológica, você poderá ver o coração do seu bebê batendo, uma imagem nítida da coluna do bebê e os braços e pernas do feto balançando e chutando. Alguns podem até estar chupando o polegar.

O que os resultados significam e o que acontece a seguir?

O especialista em ultrassom pode não lhe dar muitas informações sobre sua gravidez e seu bebê. Um relatório do exame detalhado será enviado ao seu médico e você precisará consultá-lo para discutir os resultados.

Se houver a suspeita ou for detectada alguma anormalidade, talvez você precise fazer mais testes.

Quando fazer ultrassonografia morfológica

O que será analisado na ultrassonografia morfológica?

Você agora já sabe quando fazer ultrassonografia morfológica, veja o que pode ser verificado durante o procedimento.

Como falamos, a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre é uma análise detalhada do seu bebê em desenvolvimento. Há muitos aspectos da gravidez que serão avaliados durante esse exame, para garantir que seu bebê esteja se desenvolvendo normalmente. Entre os tópicos analisados estão os listados abaixo.

A anatomia ou estrutura do bebê

São avaliados todos os órgãos e membros do feto.

Medidas do bebê

Mede-se a cabeça do bebê, o abdômen, a perna, o braço e a distância entre os olhos.

Cada medição é comparada a um intervalo de referência normal, que varia com a gestação.

Cada bebê tem suas próprias características que são frequentemente semelhantes aos pais.

Medições fora do intervalo normal nem sempre são significativas, especialmente se a diferença for mínima. Há a tendência de não preocupação com o peso estimado do bebê nesse estágio inicial da gravidez. O peso estimado do bebê é mais importante mais tarde na gravidez, ou se o parto prematuro é iminente.

Ritmo cardíaco do bebê

A frequência cardíaca do seu bebê irá variar, assim como acontece nos adultos. A maioria dos bebês tem uma frequência cardíaca entre 120-180 batimentos por minuto.

Número de bebês

Esta pode ser a primeira oportunidade para diagnosticar a gravidez múltipla.

Posição da placenta

Será examinada a posição da placenta em relação ao colo do útero. O médico pode optar por rever a posição da placenta novamente no terceiro trimestre (cerca de 32-34 semanas) para acompanhamento, se houver preocupações de que ela esteja baixa.

Quantidade de líquido amniótico

O volume de líquido amniótico no segundo trimestre é usualmente avaliado subjetivamente.

Comprimento do colo do útero

Isto é especialmente importante se você tem um histórico de parto prematuro, sangramento vaginal ou dor.

O comprimento do colo do útero não é tão importante quando você se aproxima do parto. Às vezes, se preparar para uma transvaginal pode ser necessário para obter uma visão melhor do colo do útero.

Leia mais em: Ultrassom transvaginal doí? Tudo sobre como é feito o exame

Útero

É verificado para condições como miomas uterinos (crescimento muscular benigno do útero). Se houver miomas, seu tamanho e localização serão anotados para acompanhamento. A maioria dos miomas na gravidez não causam problemas.

A ultrassonografia morfológica detecta todos os problemas ou anormalidades?

A ultrassonografia morfológica pode avaliar o desenvolvimento do bebê com grande detalhe, mas não consegue detectar todos os problemas ou anormalidades.

Alguns problemas não são detectáveis ​​na ultrassonografia, entre eles:

  • paralisia cerebral;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • autismo.

Isso porque não estão associados a alterações estruturais no bebê.

Verificando o sexo do bebê

Agora que você já sabe quando fazer ultrassonografia morfológica, você vai querer saber o sexo do bebê. Sim, o sexo do bebê geralmente pode ser determinado no ultrassom de morfologia de 18 a 20 semanas. Mas, nem sempre é possível estabelecer o sexo do bebê com certeza pois a posição em que ele se encontra, assim como outros fatores, pode dificultar a visão dessa área do bebê.

Quando fazer ultrassonografia morfológica

A ultrassonografia da gravidez é basicamente um exame médico, avaliando seu bebê quanto a problemas significativos que às vezes podem ocorrer.

Saber o sexo do bebê é importante, mas você deve se lembrar que também tem muitas outras coisas importantes a serem examinadas para garantir que o bebê esteja saudável e se desenvolva normalmente.

Se, mesmo depois de ler este artigo, você ficou com algumas dúvidas sobre quando fazer ultrassonografia morfológica, como se preparar e o que esperar o procedimento, indicamos a leitura complementar de; “Tudo sobre ultrassonografia morfológica: exame da 20ª semana”.

Esperamos que você esteja mais segura sobre sobre ultrassonografia morfológica, um exame indispensável na gravidez.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem, exames laboratoriais e Medicina Fetal. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Densitometria Óssea;
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Raio-X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: