Raio X: como funciona e para que serve o exame

Que atire a primeira chapa quem nunca fez um raio X na vida! Bom, talvez você seja um privilegiado e nunca esteve em uma salinha para fazer o exame, então pode ter curiosidade de saber mais sobre o raio X, como funciona, riscos, cuidados etc.

Continue lendo e entenda o que é raio X, como funciona e para que ele serve.

O que é raio X?

Um raio X é um exame rápido e indolor que produz imagens das estruturas internas do corpo – principalmente dos ossos.

Os raios X passam pelo corpo e são absorvidos em diferentes quantidades, dependendo da densidade do material pelo qual passam.

Materiais densos, como ossos e metais, aparecem como brancos nos raios X. O ar em seus pulmões aparece como preto. Gordura e músculo aparecem como tons de cinza.

Para alguns tipos de testes de raios X, um meio de contraste – como iodo ou bário – pode ser introduzido em seu corpo para fornecer mais detalhes sobre as imagens.

Raio X: para que serve

A tecnologia de raios X é usada para examinar muitas partes do corpo.

Ossos e dentes

– Fraturas e infecções. Na maioria dos casos, fraturas e infecções em ossos e dentes aparecem claramente em raios X.

– Artrite. Raios X das articulações podem revelar sinais de artrite. Realizando o exame ao longo dos anos, as imagens podem ajudar o seu médico a determinar se a sua artrite está piorando.

Raio X como funciona

Raio X do joelho: diagnóstico artrite.

– Cárie dentária. Dentistas usam raios X para tirar fotos dos dentes e mandíbula e verificar se há cavidades.– Osteoporose. Tipos especiais de testes de raios X podem medir a densidade óssea.

– Câncer nos ossos. Raios X podem revelar tumores ósseos.

Peito

– Infecções ou condições pulmonares. Evidência de pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão pode aparecer na radiografia de tórax.

– Câncer de mama. A mamografia é um tipo especial de exame de raios X usado para examinar o tecido mamário.

– Coração aumentado. Este sinal de insuficiência cardíaca aparece claramente em raios-X.

– Vasos sanguíneos bloqueados. Alterações no fluxo sanguíneo para os pulmões e coração podem ser vistas em radiografias de tórax.

Abdômen

– Problemas do trato digestivo. O bário, um meio de contraste administrado em uma bebida ou um enema, pode ajudar a revelar problemas em seu sistema digestivo.

– Itens engolidos. Se o seu filho engoliu algo como uma chave ou uma moeda, um raio X pode mostrar a localização desse objeto.

Raio X: como funciona

Para criar uma radiografia, o paciente é posicionado de modo que a parte do corpo a ser imaginada esteja localizada entre uma fonte de raios X e um detector de raios-x.

Quando a máquina é ligada, os raios X viajam pelo corpo e são absorvidos em diferentes quantidades por diferentes tecidos, dependendo da densidade radiológica dos tecidos pelos quais passam.

Raio X como funciona

Paciente posicionado para o exame.

A densidade radiológica é determinada tanto pela densidade quanto pelo número atômico (o número de prótons no núcleo de um átomo) dos materiais sendo fotografados.

Por exemplo, estruturas como o osso contém cálcio, que tem um número atômico maior do que a maioria dos tecidos. Por causa dessa propriedade, os ossos absorvem prontamente os raios X e, assim, produzem alto contraste no detector.

Como resultado, as estruturas ósseas aparecem mais brancas do que outros tecidos contra o fundo negro de uma radiografia.

Por outro lado, os raios X viajam mais facilmente através de tecidos menos densos radiologicamente, como gordura e músculo, bem como através de cavidades cheias de ar, como os pulmões. Essas estruturas são exibidas em tons de cinza em uma radiografia.

Riscos do raio X

Exposição à radiação

Algumas pessoas temem que os raios X não sejam seguros porque a exposição à radiação pode causar mutações celulares que podem levar ao câncer.

A quantidade de radiação a que você está exposto durante um raio X depende do tecido ou órgão que está sendo examinado. A sensibilidade à radiação também depende da sua idade, sendo as crianças mais sensíveis que os adultos.

Geralmente, no entanto, a exposição à radiação de um raio X é baixa, e os benefícios desse exame superam os riscos.

No entanto, se estiver grávida ou suspeitar que pode estar grávida, informe o seu médico antes de fazer um raio X.

Embora o risco da maioria dos raios X diagnósticos para o feto seja pequeno, seu médico pode considerar outro exame de imagem, como o ultrassom.

Meio de contraste

Em algumas pessoas, a injeção de um meio de contraste pode causar efeitos colaterais como:

– Sensação de calor ou rubor;

– Gosto metálico;

– Tontura;

– Náusea;

– Comichão;

– Urticária.

Raramente ocorrem reações graves a um meio de contraste, incluindo:

– Pressão arterial baixa grave;

– Choque anafilático;

– Parada cardíaca.

O que você pode esperar

Durante a radiografia

Raios X são realizados em consultórios médicos, consultórios odontológicos, salas de emergência, clínicas especializadas e hospitais – onde quer que uma máquina de raios X esteja disponível.

A máquina produz um nível seguro de radiação que passa pelo seu corpo e grava uma imagem em uma placa especializada. Você não pode sentir um raio X.

Um tecnólogo posiciona seu corpo para obter as visões necessárias. Almofadas ou sacos de areia podem ser usados ​​para ajudá-lo a manter a posição. Durante o teste, você deve ficar parado (e às vezes prender a respiração para evitar a movimentação) para evitar imagens tremidas.

Um procedimento de raio X pode levar de alguns minutos para uma radiografia óssea até mais de uma hora para procedimentos mais complexos, como aqueles que usam um meio de contraste.

Raio X para crianças

Restrições ou outras técnicas podem ser usadas para manter uma criança pequena parada durante uma radiografia. Estes não irão prejudicar o seu filho.

Eles evitarão a necessidade de um procedimento de repetição, que pode ser necessário se o seu filho se mexer durante a exposição ao raio X.

Você pode ter permissão para ficar com seu filho durante o teste. Se você fizer isso, você provavelmente será solicitado a usar um avental de chumbo para protegê-lo da exposição desnecessária.

Resultados

Os raios X são salvos digitalmente em computadores, que podem ser visualizados na tela em poucos minutos.

Um radiologista geralmente visualiza e interpreta os resultados e envia um relatório ao seu médico, que então explica os resultados para você.

Em caso de emergência, os resultados de raios X podem ser disponibilizados ao seu médico em minutos.

Entendeu melhor como funciona o raio X e para que ele serve? É fundamental entender as etapas dos procedimentos pelos quais vamos passar e ter a melhor equipe executando cada passo.

Conheça os serviços da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame direto do nosso site com conforto e segurança.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: