Dificuldade para engravidar: o que fazer e quais as razões para infertilidade

Então, você está tentando engravidar há algum tempo, mas nada está acontecendo. Por que você não está grávida? Existem muitas razões possíveis, incluindo irregularidades na ovulação, problemas estruturais no sistema reprodutivo, baixa contagem de espermatozoides ou um problema médico subjacente. Não importa a razão, o que você deve estar procurando é uma dica sobre: dificuldade para engravidar, o que fazer?

Embora a infertilidade possa ter sintomas como períodos irregulares ou cólicas menstruais severas, a verdade é que a maioria das causas de infertilidade é silenciosa. Infertilidade masculina, também, raramente tem sintomas.

Então, a seguir, vamos explicar as razões e o que fazer se tiver dificuldade para engravidar.

Quais as razões para infertilidade?

Algumas das razões para a dificuldade para engravidar podem ser:

  • você não está tentado por tanto tempo assim, afinal, cerca de 80% dos casais concebem após seis meses de tentativas;
  • você não está ovulando, a concepção humana requer um óvulo e espermatozóide. Se você não estiver ovulando, não poderá engravidar;
  • o problema de infertilidade pode ser com o seu parceiro, de 20% a 30% dos casais inférteis descobrem fatores de fertilidade do lado do homem. Outros 40% encontram fatores de infertilidade em ambos os lados. Para uma definição em relação à infertilidade masculina, leia Exame para homem saber se pode ter filho: 6 testes comuns;
  • infertilidade relacionada à idade está causando um problema; para as mulheres após os 35 anos, e para os homens após os 40 anos, pode levar mais tempo para engravidar;
  • suas trompas de Falópio estão bloqueadas. A ovulação irregular é responsável por 25% a 30% dos casos de infertilidade feminina. O restante pode ter problemas com trompas de falópio bloqueadas, problemas estruturais uterinos ou endometriose;
  • problemas médicos subjacentes;
  • infertilidade inexplicada.

Leia também: Sintomas de infertilidade masculina: como identificar e tratar

A seguir, vamos explicar melhor sobre cada um dos problemas de fertilidade que podem surgir devido a problemas no sistema reprodutor feminino ou masculino.

Razões de infertilidade feminina podem ser amplamente divididas em:

  • distúrbios da ovulação;
  • endometriose (onde o revestimento do útero ocorre fora de sua posição normal);
  • doença tubária.

Se uma mulher conseguiu engravidar anteriormente, mas tem problemas para conceber novamente, diz-se que ela tem “infertilidade secundária”. Nesses casos, é possível que a paciente tenha um problema de saúde subjacente desde quando concebeu pela primeira vez, mas felizmente nada aconteceu na gravidez.

A idade também é um importante fator contribuinte para a infertilidade. Sobre esse assunto, vamos ouvir mais no vídeo abaixo?

Embora isso ocorra mais comumente em mulheres, os homens também podem se tornar menos férteis à medida que envelhecem. Nos homens, a quantidade e a qualidade dos espermatozóides podem se deteriorar com o tempo, dificultando a fertilização de um óvulo.

Isso também pode ocorrer como resultado de uma dieta pobre ou hábitos de vida ruins, bem como doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Nas mulheres, a fertilidade diminui constantemente com a idade. As mulheres nascem com um número fixo de óvulos. Com o aumento da idade, há uma queda na reserva ovariana. Nos casos de menopausa precoce, os óvulos acabam muito mais cedo do que o habitual.

Em geral, a probabilidade de engravidar cai de 20% ao mês quando a mulher está no final dos 20 anos, para 8% aos 30 anos.

Mesmo a taxa de sucesso do tratamento reprodutivo artificial não é poupada e as taxas de gravidez caem com o aumento da idade de 40% em mulheres com menos de 35 anos para apenas 10% em mulheres com mais de 40 anos.

Com o aumento da idade, nossa saúde geral também tende a diminuir. Condições existentes podem piorar ou novas doenças podem se desenvolver, o que pode ter um impacto na fertilidade também.

Além disso, há um declínio na qualidade dos óvulos com um risco aumentado de alterações genéticas. Isso, por sua vez, resulta em um risco aumentado de aborto espontâneo.

As mulheres com menos de 35 anos têm cerca de 15% de chance de aborto espontâneo, enquanto as mulheres de 35 a 45 anos têm 20 a 35% de chance de aborto espontâneo.

Dificuldade para engravidar, o que fazer?

Quando há dificuldade para engravidar, o que fazer pode variar de acordo com a causa da infertilidade, mas existem conselhos que podem ser seguidos para tentar conceber mais facilmente.

Em conjunto, os casais podem:

  • tentar começar a planejar uma família o mais cedo possível;
  • manter um peso normal, com a prática constante de exercícios e uma dieta rica em frutas, vegetais e antioxidantes;
  • parem de fumar, afinal, o tabagismo prejudica a qualidade do esperma e as mulheres fumantes têm 1,6 vezes mais probabilidade de serem inférteis;
  • limite a ingestão de álcool para 2 doses por dia.

Existem alguns cuidados específicos que as mulheres podem tomar em relação ao que fazer sobre a dificuldade de engravidar, antes de procurar um médico especialista:

  • limite a ingestão de café para uma xícara por dia. Altos níveis de cafeína estão associados à diminuição da fertilidade e a um risco aumentado de aborto;
  • tome o ácido fólico para prevenir certos defeitos congênitos.

Pensando nos fatores que causam a infertilidade no homem, ele também deve se cuidar para prevenir essa condição:

  • use roupas íntimas folgadas;
  • evite temperaturas extremamente altas, como banheiras de hidromassagem ou saunas;
  • use lubrificantes adequados para conceber.

Quando você deve consultar um especialista em fertilidade?

O diagnóstico precoce e o tratamento da infertilidade são cruciais para o manejo bem-sucedido de um casal em busca do que fazer sobre a dificuldade de engravidar.

Infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após 1 ano de relações sexuais desprotegidas. Idealmente, a frequência da relação sexual deve ser de 2 a 3 vezes por semana. Até 90% dos casais devem ter concebido até o final do primeiro ano de tentativas. Neste ponto, se eles ainda não tiverem concebido, investigações adicionais são necessárias.

Casais mais velhos devem ser encaminhados a um especialista ainda mais cedo, particularmente no caso de mulheres com mais de 35 anos.

Esses casais devem ser encaminhados a um especialista em fertilidade após 6 meses tentando engravidar.

Em outros casos em que a probabilidade de um distúrbio ginecológico pode ser alta, a mulher também deve procurar aconselhamento especializado, mais cedo.

Por exemplo, uma indicação precoce é indicada se ela tiver história de:

  • amenorreia (ausência de menstruação);
  • oligomenorreia (períodos não frequentes);
  • dismenorreia (períodos dolorosos);
  • doença inflamatória pélvica (DIP);
  • cirurgia prévia.

Nesses casos de dificuldade para engravidar, o que fazer?

Uma história de irregularidade menstrual pode indicar um problema de ovulação que se beneficiaria da medicação de indução da ovulação.

Períodos dolorosos podem indicar a presença de endometriose, cistos ovarianos ou miomas que podem se beneficiar da cirurgia para melhorar seu estado de fertilidade.

Uma história de doença inflamatória pélvica ou cirurgia pélvica prévia pode causar doença tubária, que então exigiria cirurgia tubária para desbloquear os tubos, ou fertilização in vitro para contornar o bloqueio tubário.

Para descobrir as razões e, consequentemente, o que fazer sobre a dificuldade para engravidar, alguns exames deverão ser realizados. Para saber quais, leia o artigo Qual exame detecta infertilidade feminina? Conheça 4 testes.

Como a infertilidade pode ser tratada?

O que fazer sobre a dificuldade para engravidar vai ser definido dependendo da causa.

  • No caso de cistos, miomas e trompas de falópio bloqueadas: a cirurgia laparoscópica ou de buraco de fechadura pode ajudar a melhorar as chances.
  • Para problemas relacionados à ovulação anormal: medicamentos para fertilidade ou injeções podem ajudar a permitir que a ovulação ocorra de uma maneira mais previsível.
  • Para baixa contagem de espermatozoides e qualidade: inseminação intra-uterina ou técnicas de reprodução assistida (ART) podem ser necessárias.

Tudo começa com a descoberta das razões da infertilidade, por meio de uma série de exames que o seu médico, irá solicitar.

Para fazer todos os seus exames de infertilidade conte com a Eigier. Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Exames para estudo de infertilidade (endometriose, doppler de bolsa escrotal, doppler peniano com fármaco-indução)
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: