Lista WADA versão 2019 : Substâncias proibidas para atletas

Desde 2004, a Agência Mundial Antidoping (WADA) tem sido responsável pela preparação e publicação da lista de métodos e substâncias proibidas para atletas, conhecida também como a Lista Proibida.

É uma das cinco Normas Internacionais que identifica substâncias e métodos proibidos dentro e fora da competição.

As substâncias e métodos da lista são classificados por categorias diferentes como:

  • esteróides;
  • estimulantes;
  • doping genético e mais.

Um atleta pode ter permissão para usar uma substância ou método proibido por razões médicas, se obtiver uma Isenção de Uso Terapêutico (TUE).

A lista de substâncias proibidas para atletas é atualizada anualmente após um extenso processo de consulta facilitado pela WADA.

Substâncias ou métodos podem ser adicionados à Lista Proibida a qualquer momento durante o ano, mas isso só ocorrerá após um período de aviso prévio de três meses.

O que está incluído na Lista de substâncias proibidas para atletas?

Uma substância se torna proibida para atletas se atender a pelo menos dois dos seguintes critérios:

  • potencial para melhorar o desempenho esportivo;
  • risco de saúde real ou potencial para um atleta;
  • seu uso viola o espírito do esporte.

Alguns métodos ou substâncias proibidas para atletas estão na lista porque têm o potencial de mascarar outra substância ou método proibido.

Qual é a diferença da Lista de substâncias proibidas para atletas entre competição e fora de competição?

A lista de substâncias proibidas para atletas se dividem entre as que são proibidas em todos os momentos e aquelas banidas apenas durante a competição.

Atletas devem ser cautelosos e precisam estar atentos a pontos importantes como:

  • Mesmo se um atleta usar uma substância fora de competição, se ela estiver presente em sua amostra para um teste em competição, isso pode resultar em uma Violação da Regra Antidoping (ADRV);
  • Substâncias diferentes permanecerão no sistema de um atleta por diferentes períodos de tempo. Isso pode variar de horas a meses;
  • É difícil para a equipe médica aconselhar sobre o tempo que uma substância leva para passar pelo sistema de alguém, pois, ela será diferente de um atleta para outro;
  • A maneira mais segura de ter certeza de que você não possui substâncias proibidas em seu sistema é tentar evitá-las a todo momento.

Lembre-se: sempre confira os componentes presentes em seus medicamentos, mesmo que já tenha verificado anteriormente. Novas substâncias podem ser adicionadas à Lista Proibida a qualquer momento.

As principais alterações na lista de 2019 estão resumidas abaixo.

Substâncias proibidas para atletas: algumas atualizações de 2019

1. Um outro agente anabolizante adicionado

A epiandrosterona foi adicionada como um exemplo de um esteróide androgênico anabólico, também conhecidos simplesmente como anabolizantes.

Os atletas devem permanecer vigilantes em relação a essa substância, que pode ser encontrada em alguns suplementos dietéticos.

2. Lista simplificada de metabolitos e isómeros de “anabolizantes” endógenos

Os exemplos de metabolitos e isómeros de “anabolizantes” endógenos (ou seja,  produzidos pelo próprio organismo, tais como a testosterona e a didrotestosterona),  que são proibidos quando administrados exogenamente (ou seja, por meio da aplicação adicional), foram simplificados para incluir apenas aqueles que são atualmente conhecidos como estando contidos em suplementos dietéticos ou usados ​​como agentes de mascaramento.

3. Revisão da seção 4.4

O título da seção 4.4 foi alterado para “Agentes que impedem a ativação do receptor de ativação IIB”.

Os seguintes exemplos de substâncias proibidas foram adicionados para refletir as múltiplas maneiras em que este receptor pode ser afetado:

  • anticorpos neutralizantes de activina A;
  • concorrentes do receptor de activina IIB, tais como receptores de activina isquiotibiais (por exemplo, ACE-031);
  • anticorpos anti-receptor de activina IIB (por exemplo, bimagrumab);

Além disso, também foram incluídos os inibidores da miostatina, tais como:

  • agentes que reduzem ou eliminam a expressão da miostatina, proteínas de ligação à miostatina (por exemplo, folistatina, pró-péptido de miostatina);
  • anticorpos neutralizantes da miostatina (por exemplo, domagrozumab, landogrozumab, stamulumab).

4. Título e definição de doping genético esclarecido

O título de métodos proibidos seção 3 (M3) foi alterado para “Gene e Cell Doping”, a fim de refletir que o uso de células normais ou geneticamente modificadas que têm o potencial para melhorar o desempenho esportivo já são proibidos.

A definição de doping genético foi revisada para incluir o termo “pós-transcricional” para definir mais completamente os processos que podem ser modificados pela edição genética.

O List Expert Group também esclareceu que as células-tronco não são proibidas para o tratamento de lesões se o seu uso restaurar a função normal da área afetada e não melhorar a função.

5. Exemplos substâncias proibidas foram adicionados a várias categorias

  • BAY 85-3934 foi incluído como um nome de referência do molidustat que também é um agente ativador do HIF;
  • Macimorelin foi adicionado como um exemplo de um secretagogo do hormônio do crescimento na seção 2;
  • O tretoquinol (trimetoquinol) foi adicionado como exemplo de um agonista beta-2 na seção 3;
  • 2-Androstenol, 3-Androstenol e 3-Androstenona foram adicionados como exemplos de substâncias relacionadas à 2-Androstenona na seção 4;
  • A 4-metilpentan-2-amina foi incluída como um nome adicional do estimulante;
  • 1,3-dimetilbutilamina (DMBA) na secção 6. Esta substância pode ser encontrada em alguns suplementos dietéticos;
  • Adicionaram-se 5-metil-hexan-2-amina (1,4- dimetilpentilamina) e 3-metil-hexan-2-amina (1,2-dimetilpentilamina) como exemplos adicionais de substâncias relacionadas com a metilhexaneamina na secção 6. Estas substâncias também podem ser encontradas em alguns suplementos dietéticos.

Além dessas inclusões na lista de substâncias proibidas para atletas, outros tópicos também foram modificados.

Para obter mais informações sobre a lista completa de alterações nas substâncias proibidas para atletas, consulte a Lista com as mudanças Proibida da WADA 2019.

Acesse também Lista de Substâncias e Métodos proibidos em 2019, completa (em inglês).

Para alcançar melhor desempenho, um atleta deve se concentrar em treinos e nas dicas de alimentação para atletas. Procure profissionais, preparadores físicos capacitados, nutricionistas. Com eles você poderá montar um plano para aumentar seu rendimento, sem correr risco de infringir alguma regra.

Um atleta precisa manter um controle contínuo de sua saúde, bem como tratar tipos variados de possíveis lesões. A Eigier Diagnósticos realiza um atendimento personalizado e você pode fazer o pré-agendamento online de seu exame.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Acesso nosso site, conheça nossos serviços e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: