Teste de DNA na gravidez é perigoso? Posso fazer?
Se você está grávida e tem dúvidas sobre a paternidade do seu bebê, talvez esteja se perguntando sobre suas opções. Você tem que esperar toda a sua gravidez antes de poder determinar o pai do seu filho? Teste de DNA na gravidez é perigoso?
Embora um teste de paternidade pós-parto seja uma opção, também há testes que podem ser realizados enquanto você ainda está grávida.
O teste de DNA pode ser feito a partir da nona semana de gestação. Avanços tecnológicos mostram que há pouco risco para a mãe ou o bebê.
Se estabelecer a paternidade é algo que você precisa fazer, veja o que você deve saber sobre a realização de um teste de DNA na gravidez e se é seguro.
Tira dúvidas: teste de DNA na gravidez é perigoso?
Por que é importante fazer um teste de DNA na gravidez? O teste determina uma relação biológica entre um bebê e o pai. É importante por motivos legais, médicos e psicológicos.
Segundo a American Pregnancy Association (APA), determinar a paternidade:
- estabelece benefícios legais e sociais, tais como herança e segurança social;
- fornece um histórico médico para seu bebê;
- pode fortalecer o vínculo entre pai e filho.
Apesar de importante em alguns casos, alguns tipos de DNA na gravidez podem gerar risco de aborto espontâneo.
É fundamental conversar com seu médico e entender como irá ser feito o teste e os riscos envolvidos.
Teste de DNA na gravidez: opções de exame
Testes de DNA podem ser realizados durante ou após uma gravidez. Testes pós-natais, ou aqueles feitos após o nascimento de um bebê, podem ser completados através de uma coleta de cordão umbilical após o parto.
Eles também podem ser realizados com um cotonete ou amostra de sangue colhida em um laboratório após o bebê ter saído do hospital.
Esperar para estabelecer a paternidade até o parto, garantindo resultados precisos, pode ser difícil para você e para o possível pai. Existem vários testes de DNA que podem ser realizados na gravidez de forma segura.
1. Paternidade pré-natal não invasiva
Este teste não invasivo é a maneira mais precisa de estabelecer a paternidade durante a gravidez. Envolve a coleta de uma amostra de sangue do suposto pai e da mãe para realizar uma análise de células fetais.
Um perfil genético compara as células fetais presentes na corrente sanguínea da mãe ao suposto pai. O resultado é mais de 99% exato. O teste também pode ser realizado após a 8ª semana de gestação.
2. Amniocentese
Entre as semanas 14 e 20 da gravidez, um teste de amniocentese pode ser realizado. Normalmente, esse teste de diagnóstico invasivo é usado para detectar defeitos do tubo neural, anormalidades cromossômicas e distúrbios genéticos.
O médico usa uma agulha longa e fina para tirar uma amostra de líquido amniótico do seu útero através do abdômen. O DNA coletado será comparado a uma amostra de DNA do pai em potencial. Os resultados são 99% precisos para estabelecer a paternidade.
A amniocentese tem um pequeno risco de aborto espontâneo, que pode ser causar parto prematuro, quebra de água ou infecção.
Os efeitos colaterais deste procedimento podem incluir:
- sangramento vaginal;
- cólicas;
- o vazamento de líquido amniótico;
- irritação ao redor do local da injeção.
Você precisará do consentimento do seu médico para que uma amniocentese seja realizada apenas para fins de teste de paternidade.
3. Amostragem das vilosidades coriónicas (CVS)
Este teste de DNA na gravidez invasivo também usa uma agulha ou tubo fino. O médico irá inseri-la na vagina e através do colo do útero.
Usando o ultrassom como guia, seu médico usará a agulha ou o tubo para coletar vilosidades coriônicas, pequenos pedaços de tecido que estão presos à parede uterina.
Esse tecido pode estabelecer a paternidade porque as vilosidades coriônicas e seu bebê em crescimento têm a mesma constituição genética. A amostra obtida através do CVS será comparada com o DNA coletado do suposto pai. Há uma taxa de precisão de 99%.
Um CVS pode ser realizado entre as semanas 10 e 13 da gravidez. Você precisará do consentimento de um médico quando isso for feito para estabelecer a paternidade.
Como a amniocentese, este teste de DNA na gravidez é tipicamente usado para detectar anormalidades cromossômicas e outros distúrbios genéticos. Infelizmente, 1 em cada 100 procedimentos CVS resultará em aborto espontâneo.
Converse com seu médico e selecione com muita atenção o local onde você fará o exame. Essas orientações e cuidados trarão mais segurança para você e seu bebê.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética
- Ultrassonografia
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.