Tipos de Doppler que podem ser feitos em um exame

Um dos usos do ultrassom para diagnóstico é detectar células sanguíneas móveis ou outras estruturas móveis e medir sua direção e velocidade de movimento. Os tipos de Doppler são usados para avaliar o movimento medindo as mudanças na frequência dos ecos refletidos pelas estruturas em movimento.

Em muitos casos, o ultrassom com Doppler substituiu os métodos de raio X, como a angiografia para avaliar os vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo.

O Doppler permite a visualização em tempo real do fluxo sanguíneo que não pode ser obtida por outros métodos.

O exame mostrou-se benéfico em todas as áreas da ultrassonografia, auxiliando na avaliação das principais artérias e veias do corpo, do coração e na obstetrícia para o monitoramento fetal.

Neste post vamos falar dos tipos de Doppler que podem ser realizados em um exame e detalhar sobre quando eles são recomendados.

Tipos de Doppler

Como mencionamos acima, os tipos de Doppler mostram o fluxo sanguíneo bloqueado ou reduzido nas principais artérias e veias como as dos braços, pernas e pescoço.

demonstracao-angulo-doppler

Demonstração gráfica da relação entre a frequência Doppler deslocada em relação ao ângulo do feixe Doppler incidente.

O exame pode ajudar a diagnosticar a trombose venosa profunda (coágulos sanguíneos nas veias das pernas) que podem causar embolia pulmonar (bloqueio do fluxo sanguíneo para os pulmões). Também é usado para verificar a saúde do feto.

Ao realizar um ultrassom Doppler durante a gravidez, uma sonda coberta com gel é colocada na pele sobre o útero e conectada a um alto-falante. O técnico de exame ouve o fluxo de sangue pelo coração do feto.

Já o tipo de Doppler dos braços e pernas é feita colocando os manguitos de pressão arterial ao longo da coxa, panturrilha ou tornozelo.

Uma pasta é aplicada na pele sobre as artérias que estão sendo examinadas. Imagens são criadas quando o transdutor é movido sobre cada área examinada.

Existem quatro tipos de Doppler:

  1. Doppler colorido
  2. Doppler de potência
  3. Doppler espectral
  4. Doppler de onda contínua

1. Doppler colorido

No tipo de Doppler colorido, os sons Doppler são convertidos em cores sobrepostas à imagem do vaso sanguíneo que representam a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo através do vaso.

2. Doppler de potência

O Doppler de potência é um dos tipos de Doppler usado para obter imagens difíceis ou impossíveis de obter usando o Doppler colorido padrão e para fornecer mais detalhes do fluxo sanguíneo, especialmente em vasos localizados dentro dos órgãos.

O Doppler de potência ou Power Doppler é mais sensível que o Doppler colorido para a detecção e demonstração do fluxo sanguíneo, mas não fornece informações sobre a direção do fluxo.

Doppler colorido e espectral revelam a direção do fluxo sanguíneo que pode ser uma informação valiosa.

3. Doppler espectral

Em vez de exibir as medidas do Doppler visualmente, como nos métodos de Doppler colorido e de potência, o tipo de Doppler espectral exibe graficamente as medições do fluxo sanguíneo, exibindo as velocidades de fluxo registradas ao longo do tempo.

4. Doppler de onda contínua

Neste tipo de Doppler, dois cristais são usados ​​pelo transdutor, um para enviar e outro para receber ecos.

É também conhecido como ‘Doppler à beira do leito’, pois pode ser usado à beira do leito no hospital para uma estimativa rápida da extensão dos danos ou doenças dos vasos sanguíneos.

Importância do exame com Doppler

Um exame de ultrassom com Doppler ajuda a rastrear o fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos e detecta anormalidades. É um teste importante para determinar o seguinte:

  • Um ultrassom Doppler ajuda a detectar bloqueios e estreitamento dos vasos sanguíneos no corpo. Estes são conhecidos por causar tonturas, dormência, paralisia, aumentando as chances de um acidente vascular cerebral;
  • O tipo de Doppler carotídeo é usado para medir o fluxo sanguíneo através das grandes artérias carótidas que transportam o sangue para o cérebro. Se estes ficarem estreitos, podem causar um derrame;
  • O teste ajuda a avaliar a coagulação do sangue nas veias. Isso geralmente ocorre nas pernas causando veias varicosas e outros problemas relacionados. Não é apenas a condição dolorosa, também pode levar a uma embolia pulmonar;
  • Usando o tipo de Doppler transcraniano (TCD), os médicos estudam o fluxo sanguíneo em pacientes que sofreram AVC. Isso ajuda a avaliar a condição do paciente e traçar um plano de tratamento. Também é usado para monitorar o fluxo sanguíneo em crianças com doença falciforme;
  • Os tipos de Doppler também são usados pelos médicos para monitorar o fluxo sanguíneo após o transplante de órgãos (usado amplamente após transplantes de rim e fígado).
  • Durante a gravidez, o ultrassom Doppler é usado para monitorar o fluxo sanguíneo do feto.

Procedimento

Durante um exame de ultrassom Doppler, um instrumento chamado transdutor é passado sobre a pele onde o vaso sanguíneo alvo está localizado. Este instrumento envia e recebe ondas sonoras através dos vasos sanguíneos.

À medida que o sangue flui, o movimento provoca mudanças no tom das ondas refletidas – isso é chamado de Efeito Doppler. Essas informações são coletadas das ondas sonoras e processadas em um computador. O procedimento leva de 30 a 60 minutos.

Agende todos os tipos de Doppler!

Exames como os tipos de Doppler exigem qualificação e conhecimento para prestar um atendimento correto e com resultados seguros.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: