Tipos de ressonância magnética usadas em diagnósticos por imagem

Os tipos de ressonância magnética não usam radiação (raios X) e são procedimentos não invasivos. A máquina de ressonância magnética usa um ímã grande e um computador para tirar fotos do interior do seu corpo.

Cada imagem ou “fatia” mostra apenas algumas camadas de tecido corporal por vez. As imagens podem então ser examinadas em um monitor de computador.

As fotos tiradas desta forma podem ajudar os profissionais de saúde a encontrar e ver problemas em seu corpo com mais facilidade. A varredura geralmente leva entre 15 a 90 minutos. Incluindo a varredura, o tempo total de exame geralmente leva entre 1,5 a 3 horas.

Uma substância chamada gadolínio é injetada em uma veia para ajudar os médicos a ver a imagem mais claramente. O gadolínio se reúne em torno das células cancerígenas para que elas apareçam mais brilhantes na foto. 

Continue lendo e conheça os tipos de ressonância magnética e para que tipos de diagnósticos são usados.

Quais são os diferentes tipos de ressonância magnética?

Cada um dos tipos de ressonância magnética pode ser usado para avaliar problemas no crânio, pescoço e medula espinhal. Também pode ajudar os profissionais de saúde a resolver problemas com o tórax, coração, abdome, articulações ou vasos sanguíneos.

Os tipos de ressonância magnética mais comuns são:

  1. Ressonância magnética funcional (RM funcional);
  2. Exames de mama;
  3. Angiografia por ressonância magnética (ARM);
  4. Venografia por ressonância magnética (VRM); 
  5. Ressonância magnética cardíaca.

Ressonância magnética funcional 

ressonancia-magnetica-funcional

Ressonância magnética funcional do cérebro.

Uma ressonância magnética funcional é um tipo de ressonância magnética. Durante este procedimento, o paciente é solicitado a realizar certas atividades para ajudar os neurocirurgiões a mapear as áreas funcionais do cérebro antes que a cirurgia ocorra.

Exames de mama

A RM da mama é uma técnica não invasiva usada para examinar pacientes com alto risco de câncer de mama. 

A ressonância magnética da mama pode capturar áreas de preocupação mais cedo e de maneiras que não são possíveis com outras técnicas de imagem da mama, dando aos especialistas a capacidade de melhor diagnóstico e tratamento de câncer de mama.

Durante o procedimento de ressonância magnética da mama indolor, os pacientes ficam deitados no estômago por cerca de 45 minutos com a mama dentro de uma plataforma especial para produzir imagens de ressonância magnética da estrutura interna da mama. 

Este tipo de ressonância magnética deve ser agendado dentro de 7-12 dias antes do seu ciclo menstrual. Se a solicitação for urgente, esta preparação não será necessária.

Angiografia por Ressonância Magnética (ARM)

angiografia-ressonancia-magnetica

Exemplo de angiografia por ressonância magnética mostrando oclusão de ambas as artérias carótidas comuns. Lado A. Vasos supra-aórticos | Lado B. vasos intracranianos.

A angiografia por RM (angiorressonância magnética) é um tipo de ressonância magnética não invasiva que utiliza uma combinação de ressonância magnética e contraste intravenoso (IV) para visualizar os vasos sanguíneos. 

O corante de contraste faz com que os vasos sanguíneos pareçam opacos na imagem da ressonância magnética, permitindo que o médico visualize os vasos sanguíneos sendo avaliados. 

Uma ARM é frequentemente usada para examinar o coração e outros tecidos moles e avaliar o fluxo sanguíneo.

Venografia por Ressonância Magnética (VRM)

A venografia é um tipos de ressonância magnética para diagnóstico que usa uma combinação de um ímã grande, radiofrequências e um computador para produzir imagens detalhadas de órgãos e estruturas dentro do corpo. 

Uma VRM utiliza tecnologia de ressonância magnética e contraste intravenoso (IV) para visualizar as veias. 

O corante de contraste faz com que os vasos sanguíneos pareçam opacos na imagem de raios-X, permitindo que o médico visualize os vasos sanguíneos sendo avaliados. 

O MRV é útil em alguns casos porque pode ajudar a detectar causas de dor na perna que não sejam problemas nas veias.

Ressonância magnética cardíaca

ressonancia-magnetica-cardiaca

A ressonância magnética (RM) do coração ou uma ressonância magnética cardíaca, é um procedimento diagnóstico que usa uma combinação de um ímã grande, frequências de rádio e um computador para produzir imagens detalhadas das estruturas do coração.

Este tipo de ressonância magnética é uma das muitas tecnologias avançadas de imagem que médicos usam para diagnosticar doenças cardíacas e orientar o planejamento do tratamento.

O exame produz imagens detalhadas do coração e vasos sanguíneos adjacentes de vários ângulos. Às vezes, a RM cardíaca também é usada para obter mais informações sobre a função cardíaca, além de ecocardiogramas e tomografia computadorizada (tomografia computadorizada).

Riscos do procedimento

Como a radiação não é usada, não há risco de exposição durante um procedimento de ressonância magnética. No entanto, devido ao uso do ímã forte, os tipos de ressonância magnética são contra-indicadas em pacientes com:

  • Marcapassos implantados;
  • Aneurisma intracraniano;
  • Implantes cocleares;
  • Certos dispositivos protéticos;
  • Bombas de infusão de drogas implantadas;
  • Neuroestimuladores;
  • Estimuladores de crescimento ósseo;
  • Determinados dispositivos contraceptivos intra-uterinos; ou
  • Qualquer outro tipo de implantes metálicos à base de ferro.

A ressonância magnética também é contraindicada na presença de objetos metálicos internos como balas ou estilhaços, bem como grampos cirúrgicos, pinos, placas, parafusos, suturas metálicas ou tela metálica.

Se você está grávida ou suspeita de estar grávida, deve notificar seu médico. Devido ao potencial para um aumento prejudicial na temperatura do líquido amniótico, a ressonância magnética não é recomendada para pacientes grávidas.

A RM geralmente também não é recomendada para pacientes com epilepsia.

Se o corante de contraste for utilizado, existe um risco de reação alérgica. Pacientes que são alérgicos ou sensíveis a medicamentos, contraste, iodo ou moluscos devem notificar o radiologista ou o técnico. O contraste da RM também pode afetar outras condições, como alergias, asma, anemia, hipotensão (pressão baixa) e doença falciforme.

Pode haver outros riscos dependendo da sua condição médica específica. Certifique-se de discutir quaisquer preocupações com seu médico antes do procedimento.

Procure uma clínica adequada e com experiência certificada para realizar qualquer um dos  tipos de ressonância magnética.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar sua ressonância magnética online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografias;
  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia Digital;
  • Raio X Digital;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: