Quais são os tipos de exames de diagnóstico por imagem?

Você já se perguntou por que existem diferentes tipos de diagnóstico por imagem? Ou quais são as diferenças entre os vários tipos de exames de imagem? Conheça as modalidades existentes e seus objetivos nos tópicos a seguir.

Diferentes tipos de exames de imagem: classificando as diferenças

Se o seu médico solicitou um exame de diagnóstico por imagem, você pode ter dúvidas sobre qual tipo de exame fará. Os tecnólogos usam modalidades (tipos diferentes) para reunir as imagens certas para o seu médico examinar.

Se você precisar uma uma imagem para ver se tem uma concussão, por exemplo, a tomografia computadorizada seria a modalidade do seu exame. Por outro lado, se você estiver fazendo uma mamografia, o raio-X seria a modalidade em uso.

Uma modalidade de exame realiza vários tipos de análises de imagem para diagnosticar vários tipos de condições. Cada modalidade é única em termos de imagens, equipamentos usados ​​e condições que ajudam os médicos no diagnóstico.

Saiba mais sobre os sete tipos de exames de diagnóstico por imagem mais comuns.

7 tipos de exames de diagnóstico por imagem

1. Raios-X

O tipo de exame de diagnóstico por imagem mais comum realizado em instalações médicas, clínicas e hospitais é o raio X, que é um termo amplo que também cobre inúmeras subcategorias.

As radiografias são realizadas por vários motivos, inclusive para diagnosticar a causa da dor, determinar a extensão de uma lesão, verificar a progressão da doença e avaliar a eficácia do tratamento.

Raios-X envolvem direcionar uma pequena quantidade de radiação para o corpo, onde as imagens são necessárias.

Para isso, o técnico radiologista precisa garantir que o paciente não esteja usando joias ou roupas justas que possam prejudicar a qualidade das imagens.

Então, é necessário colocar o paciente na posição correta. Depois que tudo isso é eliminado, é hora de tirar algumas fotos do que está acontecendo dentro do corpo.

2. Tomografia computadorizada (TC)

Também conhecido como tomografia axial computadorizada, a tomografia computadorizada é um tipo de exame de diagnóstico por imagem que permite que os médicos vejam seções transversais do corpo.

As imagens transversais produzem imagens mais detalhadas do que uma radiografia convencional. Na verdade, uma tomografia computadorizada é frequentemente solicitada quando algo suspeito aparece em um raio X.

O scanner TC é uma grande máquina em formato de rosca, na qual o paciente viaja pelo centro à medida que o scanner captura imagens.

Para alguns testes, o paciente pode beber um contraste oral ou receber uma injeção de contraste, que ajuda a mostrar o que está acontecendo dentro do corpo.

Quando tudo estiver pronto, o técnico posiciona o paciente na mesa do scanner e sai da sala. De uma sala de controle, o técnico opera o scanner, que move lentamente o paciente pelo centro.

3. Ressonância magnética

Outra opção para imagens transversais é uma ressonância magnética. Semelhante a uma tomografia computadorizada, esse tipo de exame de diagnóstico por imagem funciona bem para captar imagens de tecidos moles, como órgãos e tendões.

Ao contrário de uma tomografia computadorizada, as ressonâncias magnéticas não usam radiação ionizante, mas usam ondas de rádio com campos magnéticos. Sem o uso de radiação, as ressonâncias magnéticas são frequentemente consideradas mais seguras, mas também demoram mais para serem administradas.

Nos casos em que uma tomografia computadorizada pode levar apenas cinco minutos, uma ressonância magnética pode demorar até meia hora ou mais, dependendo do procedimento.

Os pacientes se deitam em uma mesa que viaja através de um tubo. O tecnólogo posiciona o paciente de modo que a área do corpo que está sendo examinada seja colocada sobre o imã.

Alguns pacientes sentem-se claustrofóbicos durante uma ressonância magnética, portanto, o técnico pode ter que confortar alguns indivíduos antes do procedimento.

As ressonâncias magnéticas podem ser bastante ruidosas, portanto tampões de ouvido ou protetores de ouvido podem ser usados. Os transmissores bidirecionais permitem a comunicação entre o paciente e o tecnólogo durante o exame.

4. Mamografia

Dois tipos de mamografias são oferecidos na batalha contra o câncer de mama: mamografia de rastreamento e mamografia de diagnóstico.

As mamografias de rastreamento são usadas para detectar primeiro qualquer anormalidade. Os mamogramas diagnósticos verificam se há malignidade depois que um nódulo ou espessamento na mama foi detectado. A detecção precoce do câncer é essencial na luta contra o câncer de mama.

Os tecnólogos usarão as melhores práticas, dependendo se um exame de rastreamento ou diagnóstico está sendo realizado. Exames de rastreamento normalmente envolvem algumas imagens de cada mama.

Mas o tipo de exame de diagnóstico por imagem para diagnóstico é mais extenso, com o tecnólogo tirando mais imagens de vários ângulos. Imagens ampliadas também são tomadas para que os médicos possam examinar áreas suspeitas.

5. Ultrassonografia

Às vezes chamado de ultrassom, esse tipo de exame de diagnóstico por imagem captura imagens de dentro do corpo com o uso de ondas sonoras de alta frequência.

É usado frequentemente para detectar preocupações com tecidos moles, como órgãos e vasos. Por não usar radiação, os ultrassons são a maneira escolhida para examinar mulheres grávidas.

Preparar-se para um ultrassom depende do que está sendo examinado. Para testes em qualquer lugar perto do abdômen, os pacientes devem jejuar, mas podem beber água. Os pacientes se deitam em uma mesa de exame e um lubrificante é aplicado na pele.

Um dispositivo chamado transdutor envia ondas sonoras de alta freqüência para o corpo enquanto ele se move pela pele. Essas ondas sonoras criam uma imagem do que está acontecendo dentro do corpo.

6. Fluoroscopia

Enquanto outros testes são comparáveis ​​à fotografia, a fluoroscopia é tipo de exame de diagnóstico por imagem como um filme de funções corporais. Isso porque uma fluoroscopia mostra partes do corpo em movimento.

O procedimento é feito frequentemente com corantes de contraste, que mostram como eles fluem através do corpo. Enquanto tudo isso está sendo feito, um feixe de raios X envia sinais para um monitor.

As fluoroscopias são usadas para avaliar tecidos duros e moles, incluindo ossos, articulações, órgãos e vasos. Exames de fluxo sanguíneo geralmente envolvem fluoroscopia.

O tecnólogo começa posicionando o paciente na mesa de exame. Ao contrário de muitos outros exames nos quais o paciente é solicitado a ficar imóvel, o tecnólogo pode pedir à pessoa que se mova durante a fluoroscopia para ter uma idéia de como o corpo está reagindo ao movimento.

A fluoroscopia em si não é dolorosa, mas injetar corantes de contraste no corpo pode ser, portanto, os tecnólogos podem precisar oferecer remédios para conforto do paciente.

7. Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-TC)

Uma tomografia por emissão de pósitrons, também conhecida como tomografia por emissão de positrões, é tipo de exame de diagnóstico por imagem que detecta problemas que acontecem no nível celular.

O procedimento envolve a introdução de traçadores radioativos no corpo. Com o uso de um scanner de PET, os traçadores descobrem problemas que de outra forma poderiam passar despercebidos até piorarem.

Dependendo do procedimento, os traçadores podem ser introduzidos de três maneiras:

  1. injeção em uma veia;
  2. inalação de um gás;
  3. ingestão de uma mistura especial.

Demora um pouco para os traçadores viajarem dentro do corpo, portanto, há cerca de uma hora de espera para que a verificação possa acontecer.

Quando chegar a hora, o paciente se deita em uma mesa que se move através de uma máquina em forma de O. O tecnólogo instrui o paciente sobre quando ficar imóvel e quando deve segurar a respiração.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: