Tipos de exame de DNA: o que cada um pode identificar
Nós vivemos em um momento fascinante. Avanços enormes na compreensão de como nossos genes funcionam e avanços contínuos na tecnologia através dos tipos de exame de DNA se combinam para tornar mais fácil do que nunca obter insights sem precedentes sobre nossa saúde, etnia e história familiar.
Se você tem dúvidas sobre como funcionam e quais são os tipos de exame de DNA, continue lendo que vamos explicar cada um em detalhe.
GUIA dos tipos de exame de DNA
Uma coisa importante de entender é que o DNA em nossos corpos pode ser agrupado em várias categorias diferentes. Vamos cobrir aqui as três categorias mais comuns e usadas para tipos de exame de DNA.
DNA autossômico
Todos os seres humanos têm 23 pares de cromossomos no núcleo da maioria de suas células. Destes 23 pares, 22 deles são compostos do que chamamos de DNA autossômico.
Isso significa que o DNA contido nesses 22 pares de cromossomos não é essencial para determinar o sexo do indivíduo. Uma cópia de cada um desses cromossomos é herdada do pai e do outro da mãe.
Por que fazer esse tipo de exame de DNA e quais são as limitações? O DNA autossômico constitui a base para a maioria das informações que podemos aprender com testes genéticos, pois abrange 22 dos nossos 23 pares de cromossomos e pode fornecer informações sobre características, etnia, ancestralidade e suscetibilidade a doenças.
O DNA autossômico é herdado de ambos os pais, e homens e mulheres podem ter seu DNA autossômico testado. Muitos prestadores de serviços de testes genéticos se concentram apenas no teste de DNA autossômico, e é de longe o tipo de exame de DNA mais comum.
DNA cromossômico Y (ou Y-DNA/yDNA)
O “23º par de cromossomos” é diferente dos outros 22, e é frequentemente referido como o par de cromossomos sexuais. Este par determina se você é geneticamente masculino ou feminino.
Em quase todos os casos, uma pessoa herda um cromossomo “X” de sua mãe e um “X” ou um “Y” de seu pai (há distúrbios genéticos raros em que vemos outras combinações).
Se seus cromossomos sexuais são “XX”, você é geneticamente feminino, enquanto se eles são “XY”, você é do sexo masculino.
Uma vez que apenas os machos têm um cromossomo Y, esse cromossomo e seu DNA-y associado são transmitidos exclusivamente de pai para filho.
Por que fazer esse tipo de exame de DNA e quais são as limitações? O teste de DNA cromossômico Y está disponível apenas para homens (já que as mulheres não têm um cromossomo Y) e pode permitir que clientes do sexo masculino tenham uma grande visão sobre a ancestralidade genética de seus pais.
O Y-DNA é particularmente útil para testes genéticos ancestrais porque não sofre um processo de rearranjo chamado de recombinação, ao contrário dos outros cromossomos, que são rearranjados entre cada geração.
Mulheres: não se desesperem! Se um parente próximo do sexo masculino, como seu pai, irmão, tio paterno ou primo paterno, tivesse seu genoma testado com este tipos de exame de DNA, você pode prever os resultados de sua própria linha paterna a partir de seus relatórios.
DNA mitocondrial
O DNA mitocondrial é muito incomum, pois não vem do núcleo da célula, mas sim das “fábricas” produtoras de energia da célula, chamadas de mitocôndrias.
O mtDNA é de forma circular e transmitido apenas de mãe para filho. Crianças do sexo masculino carregam o mtDNA de sua mãe, mas não o transmitem para seus filhos, que em vez disso o herdam da mãe.
Por que fazer esse tipo de exame de DNA e quais são as limitações? O DNA mitocondrial constitui uma pequena proporção do genoma humano e não fala sobre os traços que você provavelmente terá, já que seu propósito é apenas governar a função dos centros produtores de energia das células.
No entanto, ele ainda pode fornecer informações sobre ancestralidade e é particularmente útil para essa finalidade. Como o mtDNA é herdado exclusivamente de sua mãe e, como o yDNA, não sofre recombinação, a análise do mtDNA permite que cientistas genéticos rastreiem sua linhagem materna de volta através de centenas de gerações.
Tanto homens quanto mulheres podem fazer testes de mtDNA, mas apenas para investigar a ancestralidade de sua mãe.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre mtDNA, dê uma olhada nos relatórios sobre o amplamente divulgado “bebê de 3 pais” nascido em 2016 e no conceito de “véspera mitocondrial“.
Então, o que exatamente você pode aprender com tipos de exame de DNA?
Estimativas de etnia
Ajuda a responder: Quem sou eu e de onde vieram meus antepassados?
Ao analisar seu DNA e compará-lo com os de vários grupos de amostras regionais de todo o mundo, os tipos de exame de DNA podem fornecer estimativas amplas de onde seus ancestrais provavelmente vieram.
Diferentes empresas podem fornecer diferentes níveis de precisão de localização, dependendo de quão extensos são seus bancos de dados e de quão sofisticada é sua análise.
Testes de etnia podem fornecer resultados altamente precisos em nível continental e também em certos grupos historicamente menores e mais isolados geneticamente, como nativos americanos ou judeus asquenazes.
No entanto, em um nível mais local, os resultados se tornam mais difíceis de decifrar, já que a livre circulação de pessoas dentro dos continentes obscurece as diferenças entre as populações.
Por exemplo, é fácil identificar uma porcentagem relativamente pequena do DNA da África Oriental no genoma de um indivíduo europeu, mas é menos simples atribuir a maioria do DNA a um país europeu específico, como a França, a Itália ou a Alemanha.
Embora essa ambiguidade possa ser frustrante, a precisão da localização está melhorando constantemente à medida que mais dados são coletados pelos provedores de serviços, e empresas agora afirmam poder atribuir suas origens a mais de 350 regiões distintas ao redor do mundo!
Genealogia
Ajuda a responder: Quem são meus antepassados específicos e parentes vivos?
Este tipo de exame de DNA podem ajudá-lo a identificar parentes que você nunca soube que tinha. As principais empresas de teste possuem ferramentas próprias de “detecção relativa” para ajudá-lo.
E esse teste de DNA pode ajudá-lo a identificar antepassados recentes e antigos em sua árvore genealógica.
Você pode se surpreender com o quanto isso pode te levar de volta ao passado, especialmente se você encontrar parentes vivos que estão fazendo o mesmo tipo de pesquisa de ancestralidade!
Riscos para a saúde
Ajuda a responder: Será que eu (ou meus filhos) enfrentamos riscos mais altos para certas doenças?
Ao comparar seu DNA com marcadores genéticos detalhados na pesquisa científica e na literatura, certos testes de DNA podem ajudar a prever seus riscos de desenvolver várias doenças de saúde, como câncer de mama, degeneração macular relacionada à idade ou doença de Parkinson.
O teste de fatores de risco à saúde pode fornecer informações realmente valiosas que podem ajudá-lo a tomar melhores decisões médicas ou permitir que você tome medidas preventivas, mas os relatórios também devem ser interpretados com cuidado.
Outras características
Ajuda a responder: É provável que eu tenha contração muscular mais rápida ou lenta? Quão sensível é provável que eu seja a cafeína?
Satisfaça sua curiosidade! Os “relatórios de traços” são mais divertidos por natureza e são criados consultando literatura científica e determinando quais marcadores genéticos selecionados você correlacionou com outros que realizaram o teste e responderam a perguntas de pesquisas.
Por exemplo, uma pessoa que sempre espirra depois de sair à luz direta do sol quando vem de um quarto escuro dentro de casa. Isso acontece por causa de uma condição genética relativamente comum chamada reflexo do espirro fótico — sim, esse é um fenômeno verdadeiro. E um filho também também pode ter isso e não é mais um mistério.
Outras características divertidas que você pode aprender incluem covinhas no queixo, preferências de sabor e até mesmo detecção de odor de aspargos!
A tecnologia está disponível a nosso favor e os tipos de exame de DNA são parte dessa evolução aplicada a medicina.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética
- Ultrassonografia
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.