Tipos de tumores cerebrais: primário, secundário, benigno, maligno e graus

Quando você é diagnosticado com câncer no cérebro, aprender o máximo que puder sobre isso pode ajudá-lo a decidir sobre o melhor tratamento para você. Este guia ajuda você a aprender o básico sobre os tipos de tumores cerebrais e como eles são tratados.

Os tumores cerebrais têm mais de 120 tipos diferentes, de acordo com a National Brain Tumor Society. Alguns tumores cerebrais, como o glioblastoma multiforme, são malignos e podem crescer rapidamente. Outros tipos de tumores cerebrais, como o meningioma, podem ser de crescimento lento e benignos.

Os tumores cerebrais primários se formam nas células cerebrais e são categorizados pelo tipo de célula ou onde no cérebro eles se desenvolvem primeiro. Por exemplo, os astrocitomas se formam em células em forma de estrela chamadas astrócitos. Tumores hipofisários são encontrados na glândula pituitária no fundo do cérebro. 

Os tumores cerebrais primários mais comuns são chamados de gliomas, que se originam no tecido glial (de suporte). Cerca de um terço de todos os tumores cerebrais primários e outros tumores do sistema nervoso se formam a partir das células da glia.

Continue lendo e saiba mais sobre os tipos de tumores cerebrais e onde eles se formam e os graus que podem alcançar. 

Onde os tumores cerebrais começam e se espalham

Um tumor cerebral é uma massa de células no cérebro que não é normal. Existem dois grupos gerais de tumores cerebrais:

  1. Tumores cerebrais primários: começam no tecido cerebral e tendem a permanecer lá.
  2. Tumores cerebrais secundários: são mais comuns. Esses cânceres começam em algum outro lugar do corpo e viajam para o cérebro. Os cânceres de pulmão, mama, rim, cólon e pele estão entre os cânceres mais comuns que podem se espalhar para o cérebro.

Alguns tipos de tumores cerebrais contêm células cancerígenas e outros não:

  • Tumores cerebrais benignos não têm células cancerígenas. Eles crescem lentamente, muitas vezes podem ser removidos e raramente se espalham para o tecido cerebral ao redor deles. Eles podem causar problemas se eles pressionarem certas áreas do cérebro. Dependendo de onde eles estão localizados no cérebro, eles podem ser fatais.
  • Tumores cerebrais malignos têm células cancerígenas. As taxas de crescimento variam, mas as células podem invadir o tecido cerebral saudável nas proximidades. Os tumores malignos raramente se espalham para além do cérebro ou da medula espinhal.

Tipos de tumores cerebrais

Nos adultos, os tipos de tumores cerebrais mais comuns são:

  • Astrocitomas. Estes geralmente surgem na maior parte do cérebro, o cerebrum. Eles podem ser de qualquer grau e geralmente causam convulsões ou mudanças no comportamento.
  • Meningiomas. Estes são os tumores cerebrais primários mais comuns em adultos. Eles são mais propensos a ocorrer em os 70 ou 80 anos e surgem nas meninges, o revestimento do cérebro. Eles podem ser grau 1, 2 ou 3. Eles geralmente são benignos e crescem lentamente.
origem-meningioma-tumor-cerebral

Locais de origem potencial para meningioma no cérebro.

  • Oligodendrogliomas. Estes surgem nas células que fazem a cobertura que protege os nervos. Eles são geralmente grau 1, 2 ou 3. Geralmente crescem lentamente e não se espalham para o tecido nas proximidades.

Graus de tumores cerebrais

Os tumores são classificados pela aparência normal ou anormal das células. Seu médico usará essa medida para ajudar a planejar seu tratamento. A classificação também dá uma idéia de quão rápido o tumor pode crescer e se espalhar.

  • Grau 1. As células parecem quase normais e crescem lentamente. A sobrevivência a longo prazo é provável.
  • Grau 2. As células parecem ligeiramente anormais e crescem lentamente. O tumor pode se espalhar para o tecido nas proximidades e pode ocorrer mais tarde, talvez em um grau mais letal.
  • Grau 3. As células parecem anormais e estão crescendo ativamente no tecido cerebral nas proximidades. Esses tumores tendem a recorrer.
  • Grau 4. As células parecem mais anormais e crescem e se espalham rapidamente.

Alguns tipos de tumores cerebrais mudam. Raramente alguns tumores benignos podem se tornar malignos e um tumor de baixo grau pode retornar a um grau mais alto.

Como os tumores cerebrais são tratados

Seu tratamento dependerá do tipo de tumor cerebral e do grau do câncer, onde ele está localizado, seu tamanho e sua idade e saúde.

  • A cirurgia é geralmente o primeiro tratamento. Para tumores de grau 1, pode ser o suficiente. É possível que todo o câncer possa ser removido. Mas mesmo que não seja, a cirurgia pode reduzir o tamanho e aliviar os sintomas.
  • A radioterapia é usada após a cirurgia para matar as células tumorais que permanecem na área. Se a cirurgia não for uma opção, você pode ter apenas radioterapia.
  • A quimioterapia é usada às vezes para matar as células cancerígenas do cérebro. É administrado por via oral ou, menos frequentemente, em bolachas que um cirurgião coloca no cérebro.
  • A terapia direcionada pode ser usada para tratar certos tipos de tumores cerebrais. Essas drogas atacam partes específicas das células cancerosas e ajudam a impedir que os tumores cresçam e se espalhem.
  • Seu médico também pode recomendar terapias combinadas.

Se você tem câncer, é importante seguir seu plano de tratamento, trabalhar com seu médico e comparecer a consultas agendadas regularmente.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar todos os exames online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografias;
  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia Digital;
  • Raio X Digital;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: