Quais são os tipos de ultrassom feitos na gravidez?

Ok, então você pensa que está grávida. Primeiro, parabéns se você realmente está de fato! Agora, começa a fase dos exames. Dos tipos de ultrassom feitos na gravidez até o teste de 36 semanas para o Grupo B, alguns desses exames são agradáveis ​​e outros nem tanto. Neste post vamos falar especificamente do ultrassom.

Sonogramas ou ultrassom são apenas um tipo de exame que você terá que fazer durante a gravidez.

Um sonograma é um exame de ultrassonografia que utiliza ondas sonoras de alta frequência para escanear o abdome e a cavidade pélvica de uma mulher.

Este procedimento cria uma imagem (sonograma) do bebê e da placenta. Eles são na maior parte agradáveis ​​e dão aos pais expectantes a chance de ver seu feto e acompanhar seu crescimento.

No entanto, existem diferentes tipos de ultrassom feitos na gravidez em diferentes momentos e é sobre isso que vamos falar hoje neste artigo.

O que é um ultrassom de gravidez?

A ultrassonografia da gravidez é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para visualizar o bebê em desenvolvimento, assim como os órgãos reprodutivos da mãe. O número médio de ultrassons varia de acordo com cada gravidez.

Um ultrassom, também chamado de sonograma, pode ajudar a monitorar o desenvolvimento fetal normal e a detectar possíveis problemas.

Juntamente com um ultrassom padrão, há uma série de ultrassons mais avançados – incluindo o ultrassom 3D, o ultrassom 4D e o ecocardiograma fetal, que é um ultrassom que examina detalhadamente o coração do feto.

Tipos de ultrassonografias da gravidez

Os tipos de ultrassom feitos na gravidez mais avançados podem ser usados quando uma imagem mais detalhada é necessária.

Estes podem dar ao médico as informações necessárias para fazer um diagnóstico, se eles detectaram problemas durante o seu ultrassom tradicional.

Os tipos ultrassonografia obstétrica são:

Ultrassom transvaginal

Um ultrassom transvaginal pode ser feito para produzir uma imagem mais clara. Este ultrassom é mais provável de ser usado durante os primeiros estágios da gravidez, quando a captura de uma imagem clara pode ser mais difícil.

Para este teste, uma pequena sonda de ultrassom é inserida na vagina. A sonda fica apoiada na parte de trás da vagina enquanto as imagens são capturadas.

Ultrassom 3D

Ao contrário de um ultrassom tradicional em 2D, um ultrassom em 3D permite que seu médico veja a largura, a altura e a profundidade do feto e de seus órgãos.

Este ultrassom pode ser especialmente útil no diagnóstico de quaisquer problemas suspeitos durante a gravidez.

Um ultrassom 3D segue o mesmo procedimento de um ultrassom padrão, mas usa uma sonda e um software especiais para criar a imagem em 3D. Também requer treinamento especial para o técnico, por isso pode não estar tão amplamente disponível.

Ultrassom 4D

Um ultrassom 4D também pode ser chamado de ultrassom dinâmico em 3D.

Ao contrário de outros ultrassons, um ultrassom 4D cria um vídeo em movimento do feto e uma imagem melhor do rosto e dos movimentos também.

Ele captura ainda melhor destaques e sombras. Este ultrassom é realizado de forma semelhante a outros ultrassons, mas com equipamentos especiais.

Ecocardiografia fetal

Um ecocardiografia fetal é realizado se o seu médico suspeitar que seu bebê pode ter defeitos cardíacos congênitos.

Esse teste pode ser feito de forma semelhante a um ultrassom tradicional de gravidez, mas pode levar mais tempo para ser concluído. Ele captura uma imagem detalhada do coração do feto – uma que mostra o tamanho, a forma e a estrutura do coração.

Este ultrassom também dá ao seu médico uma visão de como o coração do seu bebê está funcionando, o que pode ser útil no diagnóstico de problemas cardíacos.

Razões para fazer ultrassom durante gravidez

Um ultrassom pode ser feito por várias razões durante a gravidez. Seu médico também pode solicitar mais tipos de ultrassonografia obstétrica se detectar um problema em um ultrassom ou exame de sangue prévio.

Os ultrassons também podem ser feitos por razões não médicas, como para produzir imagens para os pais ou determinar o sexo do bebê.

Embora a tecnologia de ultrassonografia seja segura tanto para a mãe quanto para a criança, os profissionais de saúde desestimulam o uso de ultrassons quando não há motivo ou benefício médico.

Durante o primeiro trimestre da gravidez

No primeiro trimestre (semanas 1 a 12), os tipos de ultrassom feitos na gravidez podem ser para:

  • confirmar gravidez;
  • verificar o batimento cardíaco fetal;
  • determinar a idade gestacional do bebê e estimar uma data de vencimento;
  • verificar se há gravidezes múltiplas;
  • examinar a placenta, o útero, os ovários e o colo do útero;
  • diagnosticar uma gravidez ectópica (quando o feto não se liga ao útero) ou um aborto espontâneo;
  • procurar por qualquer crescimento anormal no feto.

Durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez

No segundo trimestre (12 a 24 semanas) e no terceiro trimestre (24 a 40 semanas ou nascimento), um ultrassom pode ser feito para:

  • monitorar o crescimento e a posição do feto (culatra, transverso, cefálico);
  • determinar o sexo do bebê;
  • confirmar múltiplas gravidezes;
  • olhar a placenta para verificar se há problemas, como a placenta prévia (quando a placenta cobre o colo do útero) e ruptura da placenta (quando a placenta se separa do útero antes do parto);
  • verificar as características da síndrome de Down (normalmente feita entre 13 e 14 semanas);
  • verificar anormalidades congênitas ou defeitos congênitos;
  • examinar o feto por anormalidades estruturais ou problemas de fluxo sanguíneo;
  • monitorar os níveis de líquido amniótico;
  • determinar se o feto está recebendo oxigênio suficiente;
  • diagnosticar problemas com os ovários ou útero, como tumores na gravidez;
  • medir o comprimento do colo do útero;
  • orientar outros testes, como a amniocentese;
  • confirmar uma morte intra-uterina.

Como se preparar para um ultrassom

Durante um ultrassom no início da gravidez, você precisa estar com a bexiga cheia para o técnico obter uma imagem clara do feto e dos seus órgãos reprodutivos.

Você deve beber de dois a três copos de água antes de sua ultrassonografia programada e não deve urinar antes do ultrassom para chegar à consulta com a bexiga cheia.

O que acontece durante um ultrassom?

Durante um ultrassom, você se deita em uma mesa de exame ou cama. Um técnico de ultrassom aplica um gel especial ao seu abdômen e região pélvica.

O gel é à base de água, por isso não deixa marcas em suas roupas ou pele. O gel ajuda as ondas sonoras a viajarem corretamente.

Em seguida, o técnico coloca uma pequena varinha, chamada de transdutor, na sua barriga. Eles movem o transdutor para capturar imagens em preto e branco na tela do ultrassom.

O técnico também pode fazer medições da imagem na tela. Eles podem pedir que você mova ou segure a respiração enquanto capturam imagens.

O técnico então verifica se as imagens necessárias foram capturadas e se estão claras. Então, ele limpa o gel e você pode fazer xixi.

Os tipos de ultrassom feitos na gravidez estão disponíveis para ajudar a encontrar possíveis problemas que possam surgir e, em caso afirmativo, as ações necessárias serão tomadas.

Como pai/mãe expectante, lembre-se que os ultrassons são feitos por razões médicas, mas ainda assim tente apreciá-los, porque este é realmente um momento mágico e especial para o casal.

Parabéns novamente pela sua gravidez e tente aproveitar os próximos 9 meses!

E para fazer seu ultrassom durante a gestão com segurança e conforto conte com a estrutura de ponta da Eigier Diagnósticos. Você pode fazer o pré-agendamento online do conforto da sua casa.

Confira a lista de exames disponíveis em nossa unidade e confira também os convênios atendidos, caso você possua algum.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: