Tratamentos para aneurisma cerebral rompidos e não rompidos
Os tratamentos para aneurisma cerebral dependem da gravidade do mesmo. Alguns casos vão exigir uma cirurgia emergencial enquanto em outros quadros, o paciente seguirá com outra terapia para evitar o rompimento.
Por isso, uma vez identificado o risco, é preciso fazer um acompanhamento sério e seguir as recomendações médicas.
Tem dúvidas sobre as formas de diagnosticar e as opções de tratamentos para aneurisma cerebral? Continue lendo e aprenda como proceder.
Processo de diagnóstico do aneurisma
Ao sentir uma dor de cabeça súbita e intensa ou outros sintomas possivelmente relacionados a um aneurisma rompido, será necessário realizar uma série de exames para determinar se houve sangramento no espaço entre o cérebro e os tecidos circundantes (hemorragia subaracnóidea) ou possivelmente outro tipo de derrame.
Se houver sangramento, a equipe de emergência vai usar meios para determinar se a causa foi um aneurisma rompido.
Se você mostrar sintomas de um aneurisma cerebral não rompido – como dor atrás dos olhos, alterações na visão ou visão dupla – você também será submetido a alguns testes para identificar os riscos de ter um aneurisma.
Os testes de diagnóstico incluem:
- Tomografia computadorizada (TC): ) é geralmente o primeiro teste usado para determinar se você tem sangramento no cérebro. O teste produz imagens que são “fatias” 2D do cérebro.
- Teste do líquido cefalorraquidiano. Se houve uma hemorragia subaracnóidea, provavelmente haverá glóbulos vermelhos no líquido que circunda o cérebro e a coluna vertebral (líquido cefalorraquidiano).
- Ressonância magnética (RM). Um tipo de ressonância magnética que avalia detalhadamente as artérias — a angiografia — pode detectar a presença de um aneurisma.
- Angiografia cerebral. Durante esse procedimento, também chamado de arteriografia cerebral, o médico insere um tubo fino e flexível (cateter) em uma grande artéria – geralmente na virilha – e passa o coração pelas artérias do cérebro. Um corante especial injetado no cateter viaja para as artérias do cérebro. Uma série de imagens de raios-X pode revelar detalhes sobre as condições de suas artérias e detectar um aneurisma.
Triagem de aneurismas cerebrais
O uso de exames de imagem para rastrear aneurismas cerebrais não rompidos geralmente não é recomendado. No entanto, você pode discutir com seu médico o benefício potencial de um teste de triagem se você tiver:
- Histórico familiar de aneurismas cerebrais, principalmente se você tiver dois parentes de primeiro grau – seus pais ou irmãos – com aneurismas cerebrais;
- Algum distúrbio congênito que aumenta o risco de um aneurisma cerebral.
Tratamentos para aneurisma cerebral
1. Tratamentos para aneurisma cerebral rompido
Existem duas opções de tratamento comuns para um aneurisma cerebral rompido.
O clipping cirúrgico é um procedimento para fechar um aneurisma. O neurocirurgião remove uma seção do crânio para acessar o aneurisma e localiza o vaso sanguíneo que o alimenta. Em seguida, ele coloca um pequeno clip de metal no “pescoço” do aneurisma para interromper o fluxo sanguíneo.
O enrolamento endovascular é um procedimento menos invasivo que o clipping cirúrgico. O cirurgião insere um tubo plástico oco (cateter) em uma artéria, geralmente na virilha, e passa o fio pelo corpo até o aneurisma.
Ele então usa um fio-guia para empurrar um fio macio de platina através do cateter e para dentro do aneurisma. O fio se enrola dentro do aneurisma, interrompe o fluxo sanguíneo e essencialmente sela o aneurisma da artéria.
Desviadores de fluxo
Os tratamentos para aneurisma cerebral mais recentes incluem desviadores de fluxo, implantes tubulares do tipo stent que funcionam desviando o fluxo sanguíneo para longe de um saco de aneurisma.
O desvio interrompe o movimento do sangue dentro do aneurisma e, portanto, estimula o corpo a curar o local, incentivando a reconstrução da artéria parental.
Desviadores de fluxo podem ser particularmente úteis em aneurismas maiores que não podem ser tratados com segurança com outras opções.
O neurocirurgião em colaboração com o neurologista, farão uma recomendação para cada paciente com base no tamanho, localização e aparência geral do aneurisma cerebral, sua capacidade de se submeter a um procedimento e outros fatores.
2. Tratamento de aneurismas cerebrais não rompidos
O clipping cirúrgico ou enrolamento endovascular ou um desviador de fluxo podem ser usados para selar um aneurisma cerebral não rompido e ajudar a evitar uma futura ruptura.
No entanto, em alguns aneurismas não rompidos, os riscos conhecidos dos procedimentos podem superar o benefício potencial.
Um neurologista, em colaboração com um neurocirurgião, vão ponderar os prós e contras de acordo com o quadro do paciente e determinar se o tratamento é apropriado para você.
Os fatores a serem considerados ao fazer recomendações de tratamento para aneurisma cerebral incluem:
- O tamanho, localização e aparência geral do aneurisma;
- Sua idade e saúde geral;
- Histórico familiar de aneurisma rompido;
- Condições congênitas que aumentam o risco de um aneurisma se romper.
Pacientes que têm pressão alta devem conversar com o médico sobre medicamentos para controlar a doença. Nesses casos, ao diagnosticar um aneurisma cerebral, o controle adequado da pressão arterial pode diminuir o risco de ruptura.
Além disso, os pacientes tabagistas também devem informar ao médico sobre estratégias para parar de fumar, já que o tabaco é um fator de risco para formação, crescimento e ruptura do aneurisma.
Mudanças no estilo de vida para diminuir o risco
Se você tem um aneurisma cerebral não rompido, pode reduzir o risco dele se romper, fazendo as seguintes mudanças no estilo de vida:
– Não fume ou use drogas recreativas. Converse com seu médico sobre estratégias ou um programa de tratamento apropriado para ajudá-lo largas estes vícios.
– Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios. Alterações na dieta e exercícios podem ajudar a baixar a pressão arterial. Converse com seu médico sobre as mudanças apropriadas para você.
Um diagnóstico certo facilita a escolha do tratamento para aneurisma cerebral
Para qualquer um dos tratamentos para aneurisma cerebral é necessário o diagnóstico preciso para usar a abordagem correta.
Procure um local confiável, com um equipe preparada para realizar um diagnóstico confiável para o seu tratamento.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética;
- Densitometria óssea;
- Mamografia digital;
- Raio-X digital;
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Medicina fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.