Tudo sobre ultrassonografia morfológica

Se você tem dúvidas, este post vai ajudá-lo a entender tudo sobre ultrassonografia morfológica. 

Este exame ultrassonográfico de 18 a 20 semanas também é conhecido como exame de morfologia ou anomalia fetal. Ele procura anormalidades no desenvolvimento estrutural e no crescimento do seu bebê. Também verifica a posição da placenta. 

Não é um teste de triagem para anomalias cromossômicas. A ultrassonografia obstétrica também oferece a oportunidade de ver seu bebê, muitas vezes pela primeira vez. 

Embora isso possa ser um momento muito emocionante e emocional, é importante lembrar que este é um exame médico e o principal objetivo do exame é detectar anormalidades estruturais. Continue lendo e saiba tudo sobre ultrassonografia morfológica.

GUIA: Tudo sobre ultrassonografia morfológica

areas-ultrassonografia-morfologica-gravidez

1. A ultrassonografia morfológica

A ultrassonografia morfológica é realizada por um profissional especialmente treinado para avaliar seu bebê. Ele colocará um gel de ultrassom em seu abdômen antes de usar o transdutor contra a pele para criar imagens do feto.

O ultrassom funciona através de pulsos de ondas sonoras que passam do transdutor para o útero, que então saltam inofensivamente do bebê, criando ecos. Seu bebê não consegue ouvir o som, pois o poder do som é muito baixo. 

O computador altera esses ecos em imagens que aparecem na tela e podem ser difíceis de interpretar. Os ossos aparecem brancos, pretos e fluídos e apresentam uma cor cinza salpicada.

Não se assuste se um sonografista reexaminar uma parte do seu bebê ou pedir a um colega para estar presente durante o seu ultrassom

Muitas vezes, um dos médicos especialistas do departamento pode entrar para analisar seu bebê. Isso pode ser necessário para obter o máximo de informações com o exame de morfologia do seu bebê.

2. As imagens

Se você quiser uma foto digitalizada, informe ao médico no início do exame. O uso de câmeras ou equipamentos de vídeo não é permitido.

3. Áreas examinadas durante a ultrassonografia

A cabeça e suas estruturas internas são examinadas de perto. Medidas incluindo a circunferência da cabeça (CQ) e diâmetro biparietal (DBP) são registradas e a face do bebê é examinada para ver se há alguma fissura labial. Fissuras do palato são muito difíceis de examinar e muitas vezes não detectadas por ultrassom.

A coluna é verificada para certificar de que está totalmente coberta pela pele e que a vértebra está se formando e alinhada.

A parede abdominal é verificada para garantir que ela envolve todos os órgãos internos e a circunferência abdominal é medida para auxiliar no cálculo do tamanho do bebê.

O coração é examinado para ver se as quatro câmaras são do tamanho apropriado e conectadas por válvulas que podem ser vistas abrindo e fechando a cada batida do coração. 

Os vasos principais que conectam o coração também são examinados. Se houver preocupações sobre o coração do seu bebê, ele geralmente será reexaminado por volta da 24ª semana, quando os vasos de conexão podem ser visualizados com maior clareza.

O estômago deve estar localizado logo abaixo do coração e ser preenchido com algum líquido amniótico que seu bebê esteja constantemente engolindo.

Os rins e bexiga serão verificados para ver se eles estão formados e funcionando corretamente.

Os braços, pernas, mãos e pés são verificados para ver se estão presentes. Os ossos do fêmur (perna) e úmero (braço) são medidos para verificar se estão crescendo adequadamente.

A posição da placenta no útero é registrada. Se estiver próxima ao colo do útero, a distância será medida e uma repetição da varredura pode ser recomendada entre 32 e 34 semanas para verificar se a placenta se afastou do colo do útero. A maioria das placentas já se afastou do colo do útero até esse momento.

O cordão umbilical será examinado. O número de vasos dentro do cordão é contado. Normalmente, existem duas artérias e uma veia.

O líquido amniótico é avaliado para verificar se a quantidade está dentro da faixa normal.

3. Posso descobrir se meu bebê é menino ou menina?

Se houver uma boa visualização do seu bebê e se você quiser saber, o ultrassonografista pode notificá-lo sobre o provável sexo de seu bebê.

4. Limitações da ultrassonografia morfológica

Embora um número de defeitos congênitos possa ser identificado por ultrassom, há muitos que não serão detectados. 

Entre 18 e 20 semanas, as taxas de detecção de anomalias estruturais são de 40 a 70%. É importante lembrar que um ultrassom normal nem sempre significa que seu bebê nascerá sem nenhuma anormalidade.

Geralmente, o primeiro momento para procurar defeitos congênitos é entre 18 e 20 semanas de gravidez, no entanto, alguns não serão evidentes até o final da gravidez. 

Áreas anatômicas como o coração, a face e as mãos são difíceis de avaliar e nem todos os defeitos são detectáveis.

Outros fatores, como sua constituição, cicatrizes de uma operação anterior e a maneira como seu bebê está posicionado, podem limitar a capacidade de diagnóstico desse teste.

5. Preparação para a ultrassonografia morfológica

Você pode comer e beber normalmente, pois estar com a bexiga cheia não é necessário para fazer o exame. 

No entanto, será pedido que você não faça xixi 30 minutos do seu exame, a menos que você esteja desconfortável, pois algum fluido na bexiga melhora a visualização da ultrassonografia morfológica.

5. Resultados

Você receberá os resultados no dia do exame e os resultados serão explicados a você no próprio local ou posteriormente pelo seu médico. As clínicas, geralmente, enviam uma cópia do relatório ao seu médico de referência. 

Se uma anormalidade for detectada, um especialista em medicina fetal materna irá aconselhá-lo sobre o que pode significar, se são necessários mais testes para confirmar o diagnóstico e quais opções de tratamento estão disponíveis.

6. Custos

Os custos de uma ultrassonografia morfológica variam de acordo com o local onde será realizado o exame.

Caso você tenha plano de saúde, pode encontrar clínicas conveniadas para realizar o exame, sem custo adicional.

É importante checar todas as informações para fazer um preparo correto e entender o que vai acontecer. Esperamos que nosso guia te ajude a entender tudo sobre ultrassonografia morfológica, um exame indispensável na gravidez.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Densitometria Óssea;
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Raio-X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: