Ultrassom transvaginal doí? Entenda como é realizado o procedimento
Você está apenas visitando seu médico regular quando ele diz que você vai fazer um ultrassom vaginal. OK? Ultrassom transvaginal doí? O que você deve saber sobre esse procedimento antes de realizá-lo? Essas duas palavras juntas definitivamente soam intimidantes, para dizer o mínimo.
Embora não seja a atividade mais divertida do mundo, realizar um ultrassom vaginal geralmente não é doloroso.
Em geral, os relatos de mulheres que realizaram o procedimento, estão relacionados ao desconforto de realizar o exame, não à dor. Toda a situação é um pouco estranha e desajeitada, mas se ultrassom transvaginal doí? Não doí.
A seguir, vamos entender melhor a resposta para “ultrassom transvaginal doí”, compreendendo como funciona o procedimento.
O que exatamente faz um ultrassom vaginal?
Um tipo de ultrassonografia pélvica, a ultrassonografia transvaginal (ou endovaginal) pode criar uma imagem dos órgãos reprodutivos femininos usando ondas sonoras de alta frequência. Mas, para obter uma boa imagem, o equipamento de ultrassom é inserida alguns centímetros no canal vaginal.
Embora possa envolver alguns minutos desconfortáveis de sua parte, esse tipo de ultrassom pode fornecer aos médicos informações sobre tudo, desde a colocação do DIU até a confirmação de uma gravidez precoce. É uma ferramenta tremendamente útil do ponto de vista médico.
Ultrassom transvaginal doí?
Se você está prestes a se submeter a esse procedimento, é útil saber como é feito o exame transvaginal. Felizmente, é uma coisa bem rotineira. É provável que você comece com os pés no estribo, como qualquer visita ao consultório do ginecologista, e provavelmente estará vestida com um roupão. Então o procedimento começa.
Para realizar a ultrassonografia transvaginal, o transdutor é revestido com uma quantidade generosa de gel ou cobertura e inserido alguns centímetros no canal vaginal. E é sobre isso. Seu médico lhe dirá qualquer outra coisa que você precise fazer, mas na maioria das vezes você só precisará relaxar.
Esse método faz algumas mulheres acreditarem que o ultrassom transvaginal doí, entretanto, a sonda de ultrassonografia transvaginal tem apenas cerca de 2 cm de diâmetro. É mais ou menos o tamanho de um absorvente interno.
Como dissemos, o procedimento pode causar algum desconforto leve. Como a varinha pode ser pressionada contra as paredes do canal vaginal para obter uma imagem clara, você pode sentir algum desconforto com a pressão. Respirar fundo e tentar relaxar os músculos pode ajudar a tornar toda a experiência um pouco mais confortável.
Em geral, o exame levará cerca de 15 a 20 minutos. Mas assim que acabar, você está livre para continuar o resto do seu dia.
Apesar do potencial constrangimento deste exame em particular, o ultrassom transvaginal é usado no processo de diagnóstico de todos os aspectos da ginecologia, incluindo o diagnóstico de câncer de ovário.
Quer você esteja fazendo uma avaliação de infertilidade feminina, verificando miomas ou procurando a causa da dor pélvica, esses exames são indispensáveis. Passar por alguns minutos de desconforto vale a riqueza da informação médica fornecida por um ultrassom transvaginal.
Agora que você sabe a resposta para ultrassom transvaginal doí, é hora de agendar o procedimento. Se você já estiver com o pedido de exame do seu médico em mãos, acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassonografia
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.