Tipos de exame para saber se a mulher está ovulando
Quando um casal não consegue engravidar após um ano, em média, ambos os parceiros precisam passar por uma avaliação física e médica abrangente. Existem diversos tipos de exame para saber se a mulher está ovulando, assim como testes de análise de sêmen para os homens.
Como os fatores masculinos representam aproximadamente 50% de todos os casos de infertilidade, é importante examinar os dois parceiros quanto a possíveis problemas em suas funções reprodutivas.
Se você quiser saber mais sobre a infertilidade masculina leia também nosso post sobre: Sintomas de infertilidade masculina: como identificar e tratar.
Neste post vamos detalhar mais sobre os exames para saber se a mulher está ovulando. Esse tipo de teste é feito durante a etapa de análise para diagnosticar uma suspeita de infertilidade feminina ou quando existe alguma dificuldade para engravidar.
Exame para saber se a mulher está ovulando: 6 formas de análise
#1. Teste de ovulação
Este não é exatamente um exame para saber se a mulher está ovulando, mas é um método comum e menos invasivo de avaliar uma suspeita de problemas na ovulação.
O teste é feito usando um kit de ovulação que pode ser comprado em farmácias ou na internet.
O teste de ovulação é seguro de ser feito em casa e fornece um bom nível de precisão, mas consultar o médico para realizar outros exames continua sendo necessário.
O teste mede a quantidade de hormônio luteinizante através da urina. Esse hormônio geralmente tem sua sua concentração elevada de 24 a 36 horas antes da ovulação.
Existem tipos de teste de ovulação que também detectam a mudança nos níveis de estrogênio que varia durante a ovulação.
#2. Exame de sangue hormonal
Vários fatores podem afetar a fertilidade de uma mulher. Com um exame de sangue específico que testa cada fator, é possível chegar a um diagnóstico preciso.
Quando a mulher tem suspeita de baixa fertilidade, o exame de sangue para progesterona é o mais indicado. Ele avalia os níveis de progesterona circulante e se estão dentro do padrão. Alterações podem indicar problemas na ovulação.
Outro fator hormonal avaliado com um exame de sangue é em relação aos níveis de hormônio folículo-estimulante (FSH). Esse hormônio é importante, pois é ele que estimula a liberação dos óvulos do ovário. Quando os níveis de FSH são altos há problemas de fertilidade.
A prolactina, hormônio produzido pela hipófise, quando está em níveis altos no corpo pode impedir a ovulação. Essa condição caracteriza uma doença chamada de hiperprolactinemia.
Por esses motivos, avaliar o sangue é um exame para saber se a mulher está ovulando importante. Ele pode ser feito em conjunto com outros tipos dessa lista.
#3. Ultrassom transvaginal pélvico
O médico pode recomendar um ultrassom transvaginal pélvico para verificar a condição do útero e dos ovários.
Muitas vezes, o médico consegue determinar se os folículos ovarianos estão funcionando normalmente através do exame.
Assim, o ultrassom é realizado geralmente 15 dias antes do próximo período menstrual esperado da mulher.
#4. Histerossalpingografia
A histerossalpingografia, também conhecido como HSG, é outro exame para saber se a mulher está ovulando.
Neste procedimento, é feito uma série de raios-X nas trompas de falópio após a injeção de um corante líquido no útero através da vagina pelo colo do útero.
O HSG pode ajudar a diagnosticar bloqueios das trompas de falópio e defeitos do útero. Se um dos tubos estiver bloqueado, a obstrução deve ser aparente no raio X, pois o corante líquido não passará por ele.
Um HSG geralmente é agendado entre o sexto e 13º dia do ciclo menstrual.
#5. Histeroscopia
Se um problema for encontrado no HSG, o médico poderá solicitar outra das opções de exame para saber se a mulher está ovulando: uma histeroscopia.
Neste procedimento, um instrumento fino tipo um telescópio é inserido através do colo do útero no útero para permitir que o médico veja e fotografe a área em busca de problemas.
#6. Laparoscopia
Após a realização dos exames para saber se a mulher está ovulando que falamos acima acima, a laparoscopia pode ser outra opção complementar.
Nesse exame, um laparoscópio é inserido no abdômen através de uma pequena incisão para procurar endometriose, cicatrizes e outras condições.
Este procedimento é um pouco mais invasivo que um HSG e requer que a mulher seja submetida a anestesia geral.
Outros tipos de testes
Além dos exames para saber se a mulher está ovulando citados acima, outros testes podem indicar por que uma mulher pode estar tendo problemas para ovular e, consequentemente, ficar grávida:
- O monitoramento da temperatura corporal é uma maneira direta de verificar se a ovulação está acontecendo. Logo após a ovulação, o aumento da progesterona no corpo fará com que a temperatura aumente. Ao fazer a medição da temperatura ao acordar, pode-se ter um indicativo de que é o momento da ovulação.
- Alterações na glândula tireoide podem gerar uma ovulação irregular ou mesmo o bloqueio total. Se houver essa suspeita, o médico vai pedir exames adicionais para confirmar algum distúrbio que esteja afetando a capacidade de ter filhos.
Como escolher o exame mais adequado para você
Como você pode ver, há uma ampla gama de exames para saber se a mulher está ovulando. Você não precisa se submeter a todos esses testes, claramente.
O seu médico irá aconselhá-la sobre quais testes serão mais úteis em suas circunstâncias específicas.
Os testes de fertilidade podem ser estressantes para muitos casais, mas uma investigação completa geralmente consegue determinar a causa de qualquer dificuldade para engravidar e fazer o tratamento necessário.
Escolha um local confiável para fazer seu exame de ovulação
O exame para saber se a mulher está ovulando precisa contar com a expertise de técnicos capacitados para preparar e realizar o exame com precisão.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética;
- Densitometria óssea;
- Mamografia digital;
- Raio-X digital;
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Medicina fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.