O que é medicina preventiva e os cuidados para evitar doenças
Como o próprio nome diz, o objetivo principal da medicina preventiva é prevenir, ou evitar, a doença no indivíduo, antes que ela realmente aconteça. Saber o que é medicina preventiva vai fazer uma grande diferença em seus conceitos e hábitos cotidianos.
Não seria maravilhoso se pudéssemos evitar de ficar doentes? É exatamente disso que a medicina preventiva trata. Ela visa prevenir a doença, incapacidades e mortes, antes que ocorram, concentrando-se na saúde e no bem-estar de indivíduos, comunidades e populações definidas.
Especialidades da medicina preventiva
Na realidade, todos os médicos adotam a medicina preventiva para manter seus pacientes saudáveis, sendo que alguns optam em se especializar nessa área.
Saúde Pública e Medicina Preventiva Geral
Promovem a saúde e o bem-estar baseado em prevenção de doenças e análise de dados sobre problemas de saúde pública, gerenciamento da saúde das comunidades, desenvolvendo estratégias para minimizar esses problemas e impedindo que as doenças se propaguem.
Medicina do Trabalho ou ocupacional
Se concentra na saúde dos trabalhadores, sendo que o objetivo é prevenir lesões, invalidez e morte.
São examinados também os resultados das exposições ambientais, de que forma isso causa impacto nos funcionários, prevenindo e gerenciando lesões ocupacionais e ambientais, doenças e incapacidades.
Medicina Aeroespacial
Visam promover a saúde, a segurança e o bem-estar de pessoas que trabalham ou viajam em ambientes aéreos e espaciais.
Componentes da medicina preventiva
Dentro do que é medicina preventiva, podemos citar alguns componente presentes em nas especialidades acima apresentadas:
- Controle de fatores ambientais que podem afetar negativamente a saúde;
- Controle e prevenção de fatores ocupacionais que podem afetar adversamente a segurança da saúde;
- Medidas para promover a saúde e prevenir a ocorrência, progressão e efeitos incapacitantes de doenças e lesões;
- Avaliação de influências sociais, culturais e comportamentais na saúde;
- Epidemiologia e sua aplicação à medicina e pesquisa de base populacional;
- Gerenciamento e administração de serviços de saúde.
O que é medicina preventiva?
Ficar doente, definitivamente, não é agradável pois nos debilita tanto fisicamente como mentalmente, prejudicando nossa qualidade de vida. Mas, em muitos casos, isso é perfeitamente administrável. Então, o que é medicina preventiva?
A medicina preventiva surgiu com o objetivo de tratar o corpo antes que ele padeça de algum mal, garantindo que a saúde esteja sempre em dia.
Ou seja, a medicina preventiva surgiu como um movimento pró-saúde, voltada para a prevenção de doenças e possíveis lesões, ao invés de apenas tratar as doenças já existentes. Isso é a definição mais apropriada sobre o que é medicina preventiva.
Por meio de ações antecipadas, podemos cuidar da manutenção da saúde para que as enfermidades não se instalem e não se desenvolvam.
Medicina preventiva como promoção da saúde
Entre os grandes vilões, que resultam em doenças estão:
- sedentarismo;
- má alimentação;
- trabalho excessivo;
- estresse.
A prática da medicina preventiva ajuda a atenuar esses fatores:
- melhorando a qualidade de vida;
- visando a promoção da saúde.
Outra importante intervenção é a realização de rastreios por meio de exames preventivos, que tem em vista a detecção precoce e prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis.
Ou seja, visa a identificação de doenças nos seus estados iniciais, de forma a permitir um tratamento mais eficaz.
Como se sabe, a grande maioria destas doenças possui um melhor prognóstico quando detectadas precocemente.
Assim sendo, as vantagens da medicina preventiva são óbvias, entre elas:
- melhorar as condições de saúde das pessoas;
- reduzir os custos com tratamentos e medicamentos;
- aumentar a produtividade;
- reduzir o absentismo nas empresas, entre outras.
O problema é que nós, cidadãos comuns, ainda não temos a total consciência da importância que esses cuidados fazem em nossa vida. Por isso a importância de sabermos o que é a medicina preventiva.
Apesar de já estar mais amplamente divulgada, muitos ainda não incluíram as práticas de uma rotina saudável em seu dia a dia.
Nos dias de hoje, ainda continuamos a procurar médicos somente quando já nos encontramos doentes ou em casos de acidente. Por isso, a importância de sabermos o que é medicina preventiva e como podemos aplicá-la em nosso dia-a-dia.
Medicina preventiva também é sinônimo de qualidade de vida
Prevenção é a palavra chave. A principal importância da medicina preventiva está na manutenção constante da saúde e da qualidade de vida.
Cuidar da saúde é fator preponderante para que você não precise cuidar de doenças, interrompendo planos e objetivos de vida. É cuidar de seu corpo com atenção e cuidado, como hábito de vida.
Fazer exames regulares e adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, fazem parte do que é medicina preventiva.
Leia também: 9 tipos de exame de sangue: principais testes para check-up
O constante acompanhamento feito por profissionais irão garantir que sua saúde se mantenha em dia.
Sabemos agora o que é medicina preventiva e a sua importância para ajudar pacientes e a população em geral a prevenir e combater doenças, fazendo com que o paciente se restabeleça mais rapidamente e fazendo com que os custos e gastos com medicamentos sejam menores. E, principalmente, ajudando os pacientes a permanecerem saudáveis.
Para realmente aproveitar todas as vantagens que o que é medicina preventiva oferece, esteja sempre em contato com seu médico e acompanhe sua saúde periodicamente.
A Eigier Diagnósticos é especializada em exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais, como a lista apresentada acima. Você pode acessar nosso site e pré-agendar seus exames online com conforto e segurança.
Com experiência de mais de 37 anos no mercado, atendemos a uma extensa lista de convênios. Então, não perca mais tempo e agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.