Biópsia da próstata com sedação: como é feito e porque NÃO ter medo do exame
A biópsia da próstata com sedação é uma das formas de fazer o exame. Apesar de simples, a biópsia desperta a apreensão de muitos homens que temem o desconforto na hora do teste.
A biópsia da próstata é um procedimento no qual pequenas amostras de tecido são retiradas da próstata e examinadas ao microscópio para detectar a presença de câncer.
A biópsia da próstata é altamente recomendada em pacientes se o exame de toque retal (DRE) for anormal, independentemente do status de PSA (antígeno prostático específico).
Mesmo que os achados ao exame de toque retal sejam normais, um nível elevado de PSA também pode levar à necessidade de uma biópsia da próstata com sedação ou sem. O paciente pode conversar e fazer a escolha.
Biópsia da próstata com sedação
A anestesia reduz qualquer desconforto durante o procedimento, que é uma queixa comum entre pacientes submetidos a uma biópsia de próstata.
A anestesia local é segura e eficaz. Pode ser feito com gel de lidocaína tópica ou bloqueio do nervo periprostático com injeção de lidocaína ou bupivacaína.
A lidocaína tópica é eficaz na redução do desconforto durante a inserção da sonda, enquanto a injeção periprostática ou bloqueio do nervo é mais eficaz na minimização da dor durante a própria biópsia.
A anestesia geral é necessária em pacientes submetidos a biópsia por saturação transperineal.
Sedação intravenosa ou anestesia geral pode ser necessária em certos pacientes com biópsia transretal ou transuretral que não são anestesiados adequadamente com bloqueio de nervo ou se os pacientes apresentam estenose anal ou uretral.
Preparação para uma biópsia
O paciente pode receber antibióticos antes do procedimento para prevenir qualquer infecção (especialmente para o procedimento transretal) após a biópsia.
Um enema será feito antes da biópsia para esvaziar as fezes e gases intestinais, o que pode complicar o procedimento.
O paciente também é obrigado a interromper drogas como a aspirina, uma semana antes do procedimento para reduzir as chances de sangramento.
Pacientes que são submetidos à biópsia da próstata com sedação (anestesia geral) são obrigados a não comer nada por via oral pelo menos 6 horas antes do procedimento e a não beber nada pelo menos 4 horas antes do procedimento.
Tipos de biópsia de próstata
As biópsias prostáticas tradicionais podem ser classificadas com base nas abordagens adotadas no procedimento. Existem três tipos, a saber:
- Transretal – biópsia realizada com sonda que passa pelo ânus para o reto;
- Transuretral – biópsia realizada com sonda através da uretra;
- Transperineal – biópsia feita através da pele na frente do ânus.
A biópsia de saturação (mapeamento da próstata) é um tipo modificado de biópsia de próstata transperineal que tem maior grau de precisão.
A biópsia da próstata com sedação é geralmente realizada durante uma ultrassonografia transretal (biópsia TRUS). As imagens tiradas com o ultrassom ajudam a guiar uma agulha fina para as áreas selecionadas para amostragem.
A agulha de mola é anexada à sonda de ultrassom e entra na próstata através do reto. O paciente sente uma pressão quando a sonda é inserida, mas geralmente não é dolorosa.
Entre 6-12 (às vezes mais) amostras de tecido prostático são obtidas e todo o procedimento dura cerca de 10 minutos.
Vantagens e limitações da biópsia da próstata com sedação
Vantagens
- A biópsia da próstata com sedação é o método mais eficiente para determinar se você tem câncer e quão agressivo é, ou seja, qual a probabilidade de se espalhar;
- Uma biópsia pode ajudá-lo a escolher o tratamento adequado;
- Uma biópsia pode detectar o câncer em um estágio inicial de seu crescimento, o que aumenta as chances de que o tratamento adequado evite que o câncer se espalhe para outras partes do corpo.
Limitações
- Uma biópsia só pode detectar câncer se for encontrado nas amostras coletadas. É possível que, durante a coleta da amostra, a agulha de biópsia possa perder as áreas cancerosas. Um resultado normal de biópsia não exclui completamente o câncer de próstata.
- Uma biópsia pode detectar um câncer não agressivo e de crescimento lento que pode não ter causado nenhum problema durante sua vida. Nesse caso, você precisará decidir entre passar por um tratamento, apesar dos riscos, ou apenas observá-lo de perto.
- Uma biópsia pode ter efeitos colaterais.
Demora cerca de duas semanas para obter os resultados da biópsia, porque o patologista precisa examinar atentamente as amostras sob um microscópio antes de dar o seu relatório.
Para fazer um diagnóstico preciso e analisando por uma equipe altamente qualificada, acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.