Entenda como é feita a cirurgia de próstata e conheça os diferentes tipos de procedimento

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e o tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico, o que gera insegurança em muitos pacientes. Mas, você sabe como é feita a cirurgia de próstata?

Quando alguém ouve a palavra cirurgia passa uma série de coisas na cabeça e, na maioria das vezes, nem um pouco agradáveis, não é mesmo? Surge dúvida, medo, insegurança. Mas saiba que esse tipo de procedimento pode não ser um bicho de sete cabeças.

Ao longo desse artigo você vai ver, por exemplo, que alguns tipos de cirurgia de próstata não precisam nem mesmo de cortes para acontecer. O seu tratamento pode ser mais simples do que você imagina. Continue lendo e descubra!

O que é cirurgia de próstata?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e desempenha um papel importante no sistema reprodutor masculino, produzindo os fluidos que transportam os espermatozóides. 

Alguns problemas, mais comumente o câncer ou o aumento da próstata, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), podem levar à necessidade de uma cirurgia para a sua remoção parcial ou completa, chamada de prostatectomia. 

Como é feita a cirurgia de próstata?

O objetivo da cirurgia de próstata depende da condição de cada paciente. Por exemplo, no caso do câncer de próstata, o objetivo é remover o tecido canceroso. Já na HBP, é remover o tecido prostático e restaurar o fluxo normal de urina.

Por isso, há vários tipos de cirurgia de próstata, que serão indicadas pelo especialista, conforme a necessidade do paciente, como veremos a seguir.

Prostatectomia aberta

A prostatectomia aberta também é conhecida como cirurgia aberta tradicional. Nela, o cirurgião faz uma incisão através da pele para remover a próstata e tecidos próximos.

Existem duas abordagens principais, como explicamos aqui:

Radical retropúbica: O cirurgião faz um corte do seu umbigo para o seu osso púbico e, na maioria dos casos, remove apenas a próstata. Mas, se suspeitar que o câncer possa ter se espalhado, alguns linfonodos serão removidos para testes.

Abordagem perineal radical: O cirurgião faz um corte no espaço entre o reto e o testículo. Isso geralmente é feito quando você tem outras condições médicas que complicam a cirurgia retropúbica. 

Nesta posição, não é possível remover os gânglios linfáticos. Esta cirurgia leva menos tempo do que a cirurgia retropúbica, mas há um risco maior de disfunção erétil.

Para ambas as abordagens, você vai estar sob anestesia geral, espinhal ou epidural.

Abordagem laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é uma abordagem minimamente invasiva para a cirurgia de próstata. Existem duas abordagens principais para este tipo de procedimento:

Prostatectomia radical laparoscópica: requer vários pequenos cortes para que o médico possa inserir pequenos instrumentos cirúrgicos. O cirurgião usa um tubo fino com uma câmera para ver a área.

Prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô: o médico se senta em uma sala e dirige um braço robótico, enquanto visualiza um monitor de computador. Isso pode fornecer mais manobrabilidade e precisão do que os outros procedimentos.

Cirurgia de próstata a laser

Trata principalmente a Hiperplasia Benigna da Próstata, sem fazer quaisquer cortes fora do seu corpo. Seu médico insere um escopo de fibra óptica em sua uretra e remove o tecido da próstata que está bloqueando o fluxo de urina. 

Mas a cirurgia a laser pode não ser tão eficaz.

Cirurgia endoscópica

Semelhante à cirurgia a laser, a cirurgia endoscópica não faz incisões. Seu médico usa um tubo longo e flexível com uma luz e uma lente para remover partes da próstata. Este tubo atravessa a ponta do pênis e é considerado menos invasivo.

Alargando a uretra

Ressecção transuretral da próstata: é o procedimento padrão para HBP. Um urologista corta pedaços do tecido prostático aumentado com um laço de arame. Os pedaços de tecido vão para a bexiga e são expelidos no final do procedimento.

Incisão transuretral da próstata: consiste em alguns pequenos cortes na próstata e no colo da bexiga para alargar a uretra. Alguns urologistas acreditam que esse tipo procedimento tem um risco menor de efeitos colaterais.

O que acontece depois da cirurgia de próstata?

Você pode precisar ficar no hospital por alguns dias, mas geralmente pode ir para casa depois de 24 horas.

Antes de você acordar da cirurgia, o médico vai colocar um cateter no seu pênis para ajudar a drenar a bexiga. Ele deve permanecer por uma ou duas semanas e um profissional preparado vai removê-lo quando for a hora correta.

Você vai receber instruções sobre como manusear o seu cateter e cuidar da região operada.

Qualquer que seja o tipo de cirurgia que você tenha feito, o local da incisão provavelmente vai ficar dolorido por alguns dias. Você também pode apresentar:

  • sangue na sua urina;
  • irritação urinária;
  • dificuldade em urinar;
  • infecções do trato urinário;
  • inflamação da próstata.

Esses sintomas são normais por alguns dias a algumas semanas após a operação. 

Seu tempo de recuperação dependerá do tipo e duração da cirurgia, de sua saúde geral e se você segue as instruções do seu médico. 

Você pode ser aconselhado a diminuir os níveis de atividade enquanto se recupera, incluindo sexo.

Efeitos colaterais gerais da cirurgia de próstata

Todos os procedimentos cirúrgicos vêm com algum risco, incluindo:

  • reação à anestesia;
  • sangramento;
  • infecção do local operado;
  • dano aos órgãos;
  • coágulos de sangue.

Os sinais de infecção podem incluir febre, calafrios, inchaço ou drenagem da incisão. Ligue para o seu médico se a sua urina estiver bloqueada ou se o sangue da sua urina estiver espesso ou piorando.

Outros efeitos colaterais mais específicos em relação à cirurgia de próstata podem incluir:

Problemas urinários 

Isso inclui dor ou dificuldade para urinar e incontinência urinária. Esses problemas geralmente desaparecem vários meses após a cirurgia. É raro experimentar incontinência contínua ou perda de capacidade de controlar sua urina.

Disfunção erétil

É normal não ter ereção de 8 a 12 semanas após a cirurgia. As chances de disfunção erétil a longo prazo aumentam se os nervos forem feridos. 

Disfunção sexual

Você pode ter alterações no orgasmo e perda de fertilidade. Isto acontece porque as glândulas seminais são removidas durante o procedimento. Converse com seu médico se isso for uma preocupação para você.

Outros efeitos colaterais

Há chances de acumulação de líquido nos gânglios linfáticos (linfedema), na área genital ou nas pernas, ou de desenvolvimento de uma hérnia na virilha. Isso pode causar dor e inchaço, mas ambos podem ser melhorados com o tratamento.

O que fazer depois da sua cirurgia de próstata?

Dê-se tempo para descansar, pois você pode se sentir mais cansado após a cirurgia. Seu tempo de recuperação dependerá do tipo e duração do procedimento, de sua saúde geral e se você segue as instruções do seu médico.

As instruções podem incluir:

  • Higienização da área operada;
  • Repouso total por uma semana.
  • Nenhuma atividade de alta energia durante seis semanas;
  • Não subir escadas mais do que o necessário;
  • Não tomar banho submerso, seja em piscinas ou banheiras de hidromassagem;
  • Evitar uma posição sentada por mais de 45 minutos;
  • Tomar os medicamentos prescritos corretamente;
  • Embora você possa fazer tudo por conta própria, pode ser uma boa ideia ter alguém por perto para ajudá-lo no período em que você tem o cateter.

Nesse artigo, abordamos as principais informações sobre como é feita a cirurgia de próstata e esperamos ter esclarecido algumas das suas dúvidas. Mas, não se esqueça de que o seu médico é a pessoa mais indicada para orientá-lo e escolher o melhor tratamento para você. 

Converse com ele, faça perguntas, questione as respostas, peça explicação sobre cada detalhe do procedimento a ser realizado, isso lhe dará confiança. 

E lembre-se sempre que, ao notar qualquer sintoma diferente, procurar um especialista e realizar os  exames indicados para um diagnóstico e tratamento corretos é a maneira mais prudente de cuidar de sua saúde. 

Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Acesse o site e pré-agende seus exames necessários, com conforto e segurança.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

 

Comentários: