Como é feito o ultrassom da tireoide? Confira como acontece o procedimento
Você sabe como é feito o ultrassom da tireoide? O exame utiliza ondas sonoras para produzir imagens desta glândula localizada no pescoço, auxiliando os médicos no diagnóstico e tratamento de possíveis anomalias. Continue lendo e descubra tudo sobre o procedimento!
O que é um ultrassom da tireoide?
O ultrassom produz imagens do interior do corpo utilizando ondas sonoras e é um exame indolor e seguro, pois não faz uso de radiação.
Como as imagens são capturadas em tempo real, elas podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos e, ainda, o sangue fluindo através dos vasos sanguíneos.
Um ultrassom da tireoide, portanto, produz imagens desta glândula e das estruturas adjacentes a ela.
A tireoide está localizada na frente do pescoço, logo acima das clavículas e tem a forma de uma borboleta, com um lobo de cada lado conectados por uma faixa estreita de tecido.

Fonte: https://www.msdmanuals.com
Esta é uma das nove glândulas endócrinas localizadas em todo o corpo, responsáveis por produzir e enviar hormônios para a corrente sanguínea que regulam uma variedade de funções do organismo, incluindo a rapidez com que o coração bate.
É muito comum que áreas desiguais ou nódulos se desenvolvam na tireoide, podendo ou não ser sentidos na superfície da pele.
Quando ficam visíveis, são chamados nódulos palpáveis e são de fácil percepção, até pelo próprio paciente. A ultrassonografia, então, vai ser utilizada para verificar as condições desse nódulo.
Mas, quando não são facilmente percebidos, o ultrassom vai auxiliar a descobrir e visualizar quaisquer anormalidades que a glândula possa conter.
Quando o ultrassom da tireoide é solicitado?
Um ultrassom da tireoide é normalmente usado para:
- determinar se um nódulo no pescoço está surgindo da tireoide ou de uma estrutura adjacente;
- analisar a aparência dos nódulos tireoidianos e determinar se eles são benignos ou se requerem biópsia. Se a biópsia for necessária, a punção com agulha fina guiada por ultrassom pode ajudar a melhorar a precisão do procedimento;
- procurar nódulos adicionais em pacientes com um ou mais nódulos sentidos no exame físico;
- verificar se um nódulo tireoidiano cresceu substancialmente ao longo do tempo.
Como é feito o ultrassom da tireoide?
Para a maioria dos exames de ultrassonografia, você vai se deitar com a face voltada para cima em uma cama. Durante o procedimento, os pacientes podem ser virados para ambos os lados a fim de melhorar a qualidade das imagens.
No ultrassom da tireoide, um travesseiro pode ser colocado atrás dos ombros para estender a área a ser digitalizada. Isto é especialmente importante para uma criança pequena com muito pouco espaço entre o queixo e o peito.
Depois que você estiver devidamente posicionado, o radiologista vai aplicar um gel quente à base de água na área a ser analisada.
Esse gel vai ajudar o transdutor a fazer um contato seguro com o corpo e a eliminar bolsas de ar entre ele e a pele, que podem impedir as ondas sonoras de entrarem em seu corpo.
O transdutor é colocado então no pescoço e movido para frente e para trás sobre a área de interesse até que as imagens desejadas sejam capturadas.
A ultrassonografia é indolor, rápida e facilmente tolerável. No entanto, se sentir alguma dor, informe ao técnico para que ele possa ajudar a situá-lo em uma posição mais confortável.
Quando o exame for concluído, o gel de ultrassom vai ser removido da sua pele. Se ainda ficar algum resquício não há problema, pois ele não costuma manchar ou descolorir a roupa.
O ultrassom da tireoide é feito em menos de 30 minutos e você pode retomar suas atividades normais imediatamente após o exame.
E os resultados do ultrassom da tireoide?
Um médico treinado para supervisionar e interpretar exames de radiologia vai analisar as imagens e produzir um laudo com os resultados, que serão posteriormente verificados pelo especialista que solicitou o ultrassom.
Geralmente, você pode obter o resultado em 2 ou 3 dias.
Dependendo do que for encontrado no teste, exames adicionais podem ser necessários, como uma ressonância ou tomografia.
Exames de acompanhamento também podem ser solicitados para verificar se houve alguma alteração em uma anormalidade ao longo do tempo ou se o tratamento está funcionando.
Quais são as limitações de um ultrassom da tireoide?
Se um ou mais nódulos forem detectados na glândula tireoide, o radiologista vai examinar as características dos mesmos. Algumas são fortemente sugestivas de que um nódulo é de natureza benigna, e outras levantam a preocupação de que ele possa ser um tumor verdadeiro.
Entretanto, por vezes, o radiologista não consegue distinguir entre caroços benignos e malignos apenas com o ultrassom e uma biópsia pode ser recomendada para uma avaliação mais aprofundada.
Em outros casos, a vigilância e a repetição do ultrassom após alguns meses, em busca de alterações nos nódulos encontrados, podem ser suficientes.
Também não é possível determinar a função da tireoide, isto é, se a glândula é pouco ativa, hiperativa ou normal, com o ultrassom. Para essa determinação, o especialista que o acompanha pode pedir um exame de sangue ou um teste de captação de iodo radioativo.
Seja qual for a orientação do seu médico, lembre-se sempre de que os exames periódicos são uma ótima maneira de se manter em dia com a saúde, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações.
Agora que você já sabe como é feito o ultrassom da tireoide, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.