Exames de rotina para mulheres cuidarem da saúde
Toda mulher deve ter tempo para hábitos saudáveis – exercícios regulares, controle do estresse e escolha dos alimentos certos. Agendar exames de rotina para mulheres que podem detectar problemas em potencial precocemente, é um desses hábitos.
As visitas regulares ao médico podem até salvar uma vida. Quando você detecta uma doença cedo, pode prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.
São inúmeras as histórias de mulheres que diagnosticaram um câncer de mama no estágio inicial durante os exames de rotina e puderam se tratar sem precisar de soluções invasivas como uma mastectomia, por exemplo.
Então, quais são os exames de rotina para mulheres que você deve manter em dia? A seguir falamos de cada um dos testes essenciais.
10 exames de rotina para mulheres
1. Controle da pressão arterial
Os órgãos de saúde consideram a aferição de 12 por 8 a pressão arterial ideal. As mulheres que possuem tanto uma leitura muito abaixo quanto muito acima devem fazer o controle da pressão arterial pelo menos uma vez a cada dois anos, a partir dos 20 anos.
Mulheres adultas com 40 anos ou mais ou com condições como a obesidade, as coloca em maior risco de hipertensão e é recomendado uma triagem anual.
Entre os exames de rotina para mulheres, esse é o mais básico e deve ser feito sempre nas suas visitas ao ginecologista.
2. Verificação de colesterol
Esse é um dos exames de rotina para mulheres usado para avaliar o risco de desenvolver doença cardíaca ou derrame.
As mulheres com 20 anos ou mais, devem medir seu colesterol pelo menos uma vez a cada cinco anos. Idealmente, os níveis de colesterol total devem ser inferiores a 200 miligramas por decilitro (mg/dl). Uma leitura limite para ser considerada alta está entre 200 e 239 mg/dl.
As mulheres com histórico familiar ou risco de sofrer uma doença cardíaca ou derrame, devem planejar com seu médico quantas vezes devem fazer esse exame de sangue.
3. Papanicolau
A partir dos 21 anos até os 65 anos, o Papanicolau é um dos exames de rotina para mulheres que devem ser feitos anualmente.
No exame de Papanicolaou, o médico usa um espéculo para ampliar o canal vaginal, pega as células do colo do útero com uma pequena escova e as envia para exame em busca de mudanças que possam levar sinais de câncer do colo do útero e outras alterações.
As mulheres com vida sexual ativa, principalmente se tiverem mais de um parceiro, podem incluir na análise anual a checagem para HPV, que é uma DST que pode levar ao câncer do colo do útero.
4. Mamografia
Uma mamografia é um dos exames de rotina para mulheres que rastreia o câncer de mama. O exame envolve a compressão da mama entre as placas para que as imagens de raios-X possam ser capturadas.
Há muito tempo se discute sobre quando e com que frequência uma mulher deve fazer a mamografia. Isso porque o risco de câncer de mama aumenta com a idade e os falsos positivos na triagem podem causar mais mal do que bem.
As diretrizes mais recentes recomendam que a partir dos 50 anos as mulheres façam uma mamografia a cada dois anos.
As mulheres que tem um histórico familiar da doença ou outras preocupações devem conversar com o seu médico sobre quando começar a triagem anual.
5. Densitometria óssea
As mulheres devem começar a serem monitoradas quanto à osteoporose com um teste de densidade óssea – chamado também de densitometria óssea – aos 65 anos.
Aquelas com fatores de risco para osteoporose, como fraturas ou baixo peso corporal, devem ser monitoradas mais cedo.
Para este teste, a paciente fica deitada em uma mesa enquanto um aparelho de raios X de baixa dose captura imagens dos ossos.
A frequência desse exames de rotina para mulheres varia dependendo da densidade óssea e de outros fatores de risco que cada paciente possui.
6. Testes de glicose no sangue
A partir dos 45 anos, as mulheres devem fazer um exame de glicemia a cada três anos para verificar se tem diabetes ou pré-diabetes.
O intervalo desse exame de rotina para mulheres que tem resultado normal pode variar.
Uma leitura de glicose no plasma em jejum de 100 mg/dl ou superior, indica que você pode ser pré-diabética, enquanto uma leitura maior que 126 mg/dl indica diabetes.
Se a mulher é obesa, tem um histórico familiar de diabetes ou tem uma raça ou etnia em risco particular, convém começar mais cedo e fazer o acompanhamento com mais frequência. O médico vai ajudar a criar a estratégia.
7. Rastreamento de câncer
O rastreamento do câncer de cólon é um dos exames de rotina para mulheres que pode ser feito no consultório médico ou hospital e deve começar aos 50 anos.
A paciente pode se submeter a uma sigmoidoscopia, na qual um tubo e uma câmera com luz são inseridos no ânus para examinar o cólon inferior, ou uma colonoscopia, na qual um tubo mais longo examina todo o cólon.
A menos que seja encontrado um problema ou a paciente tenha um risco maior de câncer de cólon, uma sigmoidoscopia é repetida a cada 5 anos e uma colonoscopia a cada 10 anos.
8. Índice de Massa Corporal
A partir dos 18 anos, os adultos devem ser rastreados quanto à obesidade, o que geralmente exige que o índice de massa corporal (IMC) seja calculado.
Embora não hajam diretrizes rígidas e rápidas sobre a frequência com que o médico deve fazer essa medição, é um número importante.
O IMC indica se um paciente é obeso ou não, uma condição que aumenta o risco de problemas graves de saúde como diabetes e doenças cardíacas.
9. Exame de pele
A análise da pele é um dos exames de rotina para mulheres que pode ser feito em casa.
As mulheres devem inspecionar cuidadosamente a pele de todo o corpo, procurando novas manchas ou alterações nas existentes, que podem ser sinais precoces de câncer de pele.
As mulheres que têm um risco aumentado de câncer de pele ou tem um histórico familiar, é imprescindível conversar com o médico ou dermatologista sobre quantas vezes você deve fazer um exame de rotina em consultório.
10. Exame dentário
A boa saúde dental é importante a partir do momento em que o primeiro dente de leite nasce e todas as mulheres adultas precisam de exames dentários semestrais.
Através de exames dentários regulares, que envolvem a limpeza e o exame dos dentes, juntamente com raios-X, você pode detectar sinais precoces de cárie e outros problemas.
Como esses exames de rotina para mulheres são considerados preventivos, muitos planos de saúde os cobrem.
Mas, embora sejam vitais para a sua saúde, também podem ser caros — verifique com seu plano antes de marcar consultas e verifique se na cidade onde mora tem algum desses testes gratuitos.
Mantenha os exames de rotina para mulheres em dia!
Todos os exames de rotina para mulheres que citamos acima são importantes para manter a saúde sob controle e poder fazer as mudanças necessárias.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética;
- Densitometria óssea;
- Mamografia digital;
- Raio-X digital;
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Medicina fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.