Tipos de Exames para tireoide: benefícios de detectar alterações precocemente?

A tireoide é uma pequena glândula que está localizada na parte inferior do pescoço, logo acima da clavícula e abaixo do pomo-de-adão. Envolve a traqueia e é formada por duas asas (lóbulos) unidas no meio pelo istmo. Assemelha-se a uma borboleta. É a responsável por ajudar a controlar o metabolismo, o humor, afetando então quase todos os órgãos do corpo, inclusive a velocidade com que o coração bate. Então, quais são os exames para tireóide que podemos fazer para detectar problemas da tireoide?

EXAMES PARA TIREOIDE

Conheça mais sobre a tireoide

A glândula tireoide é regulada por outra glândula localizada na parte inferior do cérebro, chamada hipófise, que produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH).

O TSH aciona a tireoide para produzir mais hormônio tireoidiano. A glândula pituitária e a tireoide trocam mensagens entre si sobre o quanto de hormônio é necessário para manter os níveis normais.

Os dois hormônios mais importantes produzidos pela glândula tireoide são a tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que é o hormônio com maior atividade biológica e que afeta o metabolismo das células. O T4 é produzido em maior quantidade e, a partir da liberação no sangue, é transformado em T3.

Quando há um distúrbio na tireoide não há um bom funcionamento desses hormônios produzidos por ela, poderá acarretar doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

Hipotireoidismo

Se apresenta quando a tireoide produz pouco hormônio. Isso faz com que o corpo gaste energia mais lentamente, consequentemente, o metabolismo diminui.

Entre as consequências do hipotireoidismo estão:

  • a sensação de cansaço e fadiga aumentam;
  • aumenta também a sensação de frio;
  • mal estar intestinal;
  • ganho de peso;
  • a pele fica mais seca, podendo afetar também o crescimento das crianças.

Todos esses sintomas poderão gerar um sentimento de depressão no paciente.

Hipertireoidismo

Ocorre quando há uma excessiva liberação de hormônios, fazendo com que o metabolismo acelere. O corpo passa a consumir mais energia do que deveria.

Como sintomas desse consumo descontrolado podemos relacionar:

  • a transpiração excessiva;
  • perda de peso;
  • tremores;
  • um aumento no nível da ansiedade e taquicardia.

Outras doenças também podem ser detectadas nos exames para tireoide, como:

  • Doença de Graves, a causa mais comum de hipertireoidismo
  • Doença de Hashimoto, a causa mais comum de hipotireoidismo
  • Nódulos da tireoide
  • Câncer de tireoide

Exames para tireóide

Os exames para tireoide são considerados de rotina, ou seja, fazem parte dos tipos de exames laboratoriais de check up quando você vai ao médico.

Mesmo em casa, você pode fazer uma auto exame para detectar algum caroço ou inchaço anormal do pescoço. Num caso mais específico, além dos tipos de exame de sangue, pode-se incluir exames de imagem.

Auto exame

Em frente a um espelho, observe seu pescoço, logo abaixo ao pomo-de-Adão (conhecido como gogó), que é onde se localiza sua tireoide. Beba um pouco de água, incline a cabeça para trás.

Ao engolir, a tireoide sobe e desce. Sempre observando no espelho, verifique se há algum nódulo ou protuberância. Faça esse procedimento algumas vezes.

Caso note qualquer alteração, procure seu médico ou endocrinologista (especialista em glândulas). Ele irá indicar alguns exames para tireoide que você deverá fazer.

Exames de sangue

É o primeiro dos exames para tireoide que o médico irá solicitar. Num exame de sangue é possível verificar a dosagem de hormônios da tireoide e da hipófise e ver se a pessoa possui alguma alteração. Os mais comumente solicitados são:

  • T4 – mede o nível sanguíneo do hormônio T4 (tiroxina). Os resultados podem ajudar a diagnosticar hipertireoidismo ou hipotireoidismo e orientar no tratamento.
  • T4 Total: mede a quantidade de tiroxina no sangue incluindo as ligadas às proteínas, que ajudam a transportar o hormônio pela corrente sanguínea.
  • T4 Livre: Mede o nível de tiroxina que não está ligada às proteínas.
  • T3 – verifica os níveis do hormônio triiodotironina. É solicitado se os testes T4 e TSH sugerem hipertireoidismo. Níveis anormalmente altos geralmente indicam uma condição chamada doença de Grave, que é um distúrbio auto imune associado ao hipertireoidismo.
  • TSH (hormônio estimulador da tireoide) – É a medida mais precisa da atividade da tireoide. Ajuda a constatar o bom funcionamento da tireoide, verificando se ela está liberando os hormônios normalmente, regulando a produção para mais ou menos, de acordo com a necessidade do organismo.
  • Testes de dosagem de anticorpos – Quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide. É feito para dosar anticorpos contra a tireoide, que podem ser produzidos pelo organismo em algumas doenças auto-imunes, como por exemplo, tireoidite de Hashimoto ou doença de Graves. Normalmente, dois tipos de anticorpos da tireoide são medidos: anticorpos de tireoglobulina e anticorpos de tireoide peroxidase.
  • Tiroglobulina (tg) – proteína produzida pelas células tireoidianas normais como também pelas células cancerígenas da tireoide. Normalmente, é usada em pacientes submetidos a cirurgia de câncer de tireoide para monitorá-los após o tratamento.

Exames de imagem

No caso de dar alguma alteração no exame de sangue, outros exames para tireoide serão solicitados, tais como:

  • Ultrassonografia da tireoide – é o método mais sensível para a detecção de nódulos na glândula, possibilitando a avaliação do número e das características dos nódulos, serve para guiar procedimentos diagnósticos e para monitorar o crescimento da lesão. Serve para detectar, além do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, doença de Graves, Bócio, nódulos, cistos e tumores.

Leia também: Como é feito o ultrassom da tireoide? Entenda o procedimento

  • Cintilografia da tireoide – é um exame em que se ingere uma pequena quantidade de iodo radioativo como o Iodo 131, Iodo 123 ou Tecnécio 99m, e uma câmera especial para obter uma imagem da tireóide, e identificar qual o nível de atividade de um nódulo. Usada para identificar nódulos suspeitos de câncer. Mesmo que o teste use uma pequena quantidade de radiação e seja considerado seguro, você não deve fazer esse teste se estiver grávida ou amamentando.

Biópsia ou punção da tireoide

É a introdução de uma agulha fina para a retirada de uma pequena amostra de tecido ou líquido que formam o nódulo. Esse material será encaminhado para o laboratório onde será analisado para verificar se o nódulo é canceroso ou não canceroso.

Cuide-se

Manter a saúde em dia é fundamental. Lembre-se que tudo que é detectado precocemente é mais facilmente resolvido.

Por isso, faça o auto exame e procure seu endocrinologista caso note qualquer alteração.

Agora que você já sabe quais são os exames para tireoide, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Comentários: