O que causa infertilidade na mulher: 6 razões mais comuns e como resolver

A infertilidade começa a ser pesquisada se a mulher não conseguiu engravidar depois de um ano de tentativas (ou seis meses, se uma mulher tiver 35 anos ou mais). A infertilidade por ser por alterações no corpo da mulher ou do homem, mas, neste artigo, vamos tentar explicar o que causa infertilidade na mulher.

Se você deseja fazer uma pesquisa completa sobre a dificuldade de engravidar, indicamos que também leia o artigo; “Sintomas de infertilidade masculina: como identificar e tratar”.

Engravidar é mais difícil do que você pensa. Para muitos casais que tentam conceber, a realidade da infertilidade é assustadora e estressante.

A gravidez é o resultado de um processo que tem muitos passos:

  • O corpo de uma mulher deve liberar um óvulo de um de seus ovários (ovulação).
  • O óvulo deve passar por uma trompa de falópio em direção ao útero.
  • O espermatozóide de um homem deve juntar-se (fertilizar) ao ovo ao longo do caminho.
  • O óvulo fertilizado deve se fixar no interior do útero (implantação).

A infertilidade pode acontecer se houver problemas com qualquer uma dessas etapas.

A infertilidade nem sempre é um problema da mulher. Tanto mulheres como homens podem ter problemas que causam infertilidade. Apenas cerca de um terço dos casos de infertilidade são causados por problemas femininos. Outro terço dos problemas de fertilidade é devido ao homem. Os outros casos são causados por uma mistura de problemas masculinos e femininos ou por problemas desconhecidos.

Leia mais em: Entenda o que causa infertilidade no homem e como prevenir

O que causa infertilidade na mulher?

A maioria dos casos de infertilidade feminina é causada por problemas com a ovulação. Sem ovulação, não há ovos para serem fertilizados.

Alguns sinais de que uma mulher não está ovulando normalmente incluem períodos menstruais irregulares ou ausentes.

Outras questões também podem ser as causas mais comuns de infertilidade na mulher, como:

  • idade;
  • fumar;
  • o uso em excesso de álcool;
  • estresse;
  • dieta pobre;
  • estar acima ou abaixo do peso;
  • infecções sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • problemas de saúde que causam alterações hormonais, como síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana primária

A seguir, vamos entender mais profundamente o que causa infertilidade na mulher.

1. Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

SOP é a causa mais comum de infertilidade em mulheres. A condição é causada por um desequilíbrio hormonal que resulta em uma série de pequenos cistos nos ovários.

Isso também faz com que o seu ciclo fique fora de controle, causando períodos irregulares, ou mesmo nenhum período por alguns meses.

2. Outros fatores hormonais que afetam a ovulação

A ovulação irregular é a causa principal em cerca de 25% dos casos de infertilidade. Os desequilíbrios hormonais podem afetar ou interromper a ovulação de outras maneiras, o que causa infertilidade na mulher e diminui sua chance de engravidar.

Na maioria desses cenários, o principal culpado é a disfunção do hipotálamo no cérebro e sua glândula pituitária, responsável pela secreção de hormônios reprodutivos.

Alterações nos níveis do hormônio folículo-estimulante, do hormônio luteinizante e do hormônio prolactina, podem afetar a ovulação.

Um desses distúrbios é chamado de insuficiência ovariana primária, que é quando os ovários de uma mulher deixam de funcionar normalmente ou se esgotam antes de atingir os 40 anos de idade.

3. Endometriose

A endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o útero começa a crescer em outros locais, como nos ovários, atrás do útero ou nas tubas uterinas, causando irritação e desenvolvimento de tecido cicatricial (aderências).

Além de ser extremamente doloroso (embora algumas mulheres possam não sentir dor), pode tornar muito difícil engravidar:

  • bloqueando as tubas uterinas;
  • interrompendo o implante;
  • causando inflamação na pelve;
  • até mesmo alterando a qualidade dos ovos, o que causa infertilidade na mulher.

As aderências também podem se formar após cirurgias pélvicas ou trauma nos órgãos reprodutivos, como dilatação e curetagem durante o término da gravidez ou aborto, ou uma cesariana anterior.

Engravidar mais jovem pode ajudar nas chances de engravidar apesar da endometriose, isso porque geralmente os ovos são de melhor qualidade e em maior quantidade.

Embora o tratamento varie de pessoa para pessoa, a remoção cirúrgica do tecido cicatricial pode melhorar suas chances de engravidar, especialmente quando associado a tratamentos de fertilidade como a fertilização in vitro.

4. DSTs e infecções

A endometriose é a alteração física mais comum no sistema reprodutivo que causa infertilidade na mulher, entretanto, outras alterações anatômicas no útero, nos ovários e nas trompas de falópio, podem afetar sua capacidade de engravidar.

O mais provável deles é um bloqueio nas trompas de falópio. A infecção tubária é provavelmente causada por um organismo que começa no colo do útero e depois sobe para as tubas uterinas. O mais comum: gonorréia e clamídia. Se a infecção não for tratada pode causar cicatrizes nas trompas de falópio.

Às vezes, esse bloqueio pode ser corrigido cirurgicamente, mas muitas vezes, quando o dano é extenso, os médicos de fertilidade vão direto para a fertilização in vitro, uma vez que essa solução apenas “retira” os tubos de todo o processo. Outras coisas que podem diminuir suas chances de conceber são:

  • miomas uterinos;
  • pólipos;
  • cistos.

5. Engravidar tardiamente

Para muitas mulheres, simplesmente esperar para engravidar é um grande contribuinte para a infertilidade. No mundo atual, muitas mulheres esperam ter seu primeiro filho depois dos 35 anos, tornando a idade uma causa crescente de problemas de fertilidade.

De fato, cerca de um terço dos casais que tentam conceber quando a mulher tem mais de 35 anos tem dificuldades para engravidar.

Quanto mais você esperar para engravidar, maior será sua chance de ter ovos anormais ou muito poucos para conceber, uma vez que a mulher já nasce com a quantidade de ovos exata e, ao longo dos meses, vai sendo eliminado um.

Felizmente, vivemos em um tempo em que as mulheres são capazes de controlar melhor quando querem ter filhos. Há mais mulheres congelando seus ovos, há mais consciência do envelhecimento reprodutivo.

6. Peso corporal

Ter um índice de massa corporal (IMC) muito alto ou baixo tem um impacto comprovado na capacidade de engravidar.

Estar extremamente acima ou abaixo do peso pode causar impacto na glândula pituitária, causando mau funcionamento e provocando problemas na ovulação.

Felizmente, é uma causa de infertilidade que normalmente pode ser revertida. Se não houver outro fator que impeça a fertilidade, mais de 70% das mulheres que são inférteis por esse motivo serão capazes de conceber sem intervenção, uma vez que estejam com um peso corporal saudável.

Agora que você já sabe o que causa infertilidade na mulher, converse com seu médico antes de tentar engravidar.

Os médicos podem ajudá-la a preparar seu corpo para um bebê saudável, começando com uma lista de exames antes de engravidar. Eles também podem responder perguntas sobre fertilidade e dar dicas sobre como conceber, inclusive solicitar alguns exames que podem detectar algum problema. Para saber mais sobre isso, acesse o artigo; “Qual exame detecta infertilidade feminina? Conheça 4 testes”.

Encontrar o que causa infertilidade na mulher pode ser um processo longo e difícil emocionalmente. Pode levar algum tempo para concluir todos os testes necessários. Então não se preocupe se o problema não for encontrado imediatamente.

Para fazer todos os seus exames de infertilidade conte com a Eigier. Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Exames para estudo de infertilidade (endometriose, doppler de bolsa escrotal, doppler peniano com fármaco-indução)
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: