Mitos e verdades sobre câncer de próstata que você deve saber

Em 2019, estima-se que 165.000 homens serão diagnosticados com câncer de próstata, e a doença levará a mais de 29.000 mortes. Apesar da prevalência de câncer de próstata, há considerável confusão e desinformação em torno da doença. Por isso, vamos abordar neste post os mitos e verdades sobre câncer de próstata.

Mitos e verdades sobre câncer de próstata

mitos-e-verdades-cancer-prostata

Mito #1: A cirurgia de câncer de próstata terminará sua vida sexual e causará vazamento de urina

Verdade: seu cirurgião pode poupar os nervos que ajudam a ativar as ereções. Isso significa que você deve ser capaz de ter uma ereção forte o suficiente para o sexo novamente. Mas pode demorar um pouco. 

A recuperação pode levar de 4 a 24 meses, talvez mais. Homens mais jovens geralmente se recuperam mais cedo.

Se você ainda tiver problemas, pergunte ao seu médico sobre os tratamentos para a disfunção erétil. Existem medicamentos e dispositivos que podem ajudar. Ele dirá se é certo para você.

Outros tratamentos para o câncer de próstata, como a radioterapia e a terapia hormonal, também podem afetar sua vida sexual. Converse com seu médico sobre suas escolhas.

Você pode vazar urina após a cirurgia, mas geralmente é a curto prazo. Dentro de um ano, cerca de 95% dos homens têm tanto controle da bexiga quanto antes da operação.

Mito #2: Apenas homens idosos têm câncer de próstata

Verdade: Embora possa ser verdade que quanto mais velho você é, maior a probabilidade de ser diagnosticado com câncer de próstata (65% dos casos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais), o fato é que 35% daqueles diagnosticados, ou mais mais de 76.000 por ano, são diagnosticados em uma idade mais precoce. 

Embora apenas 1 em 10 mil homens com menos de 40 anos seja diagnosticado, a taxa aumenta para 1 em 38 para 40 a 59 anos, e 1 em 15 para 60 a 69 anos.

Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico se você deve fazer um exame antes. A idade não é o único fator. Outros causas incluem:

  • Histórico familiar: Se o seu pai ou irmão teve, você pode ter duas ou três vezes mais chances de ter câncer de próstata. Quanto mais parentes você tiver com a doença, maiores serão suas chances de desenvolvê-la.
  • Raça: os homens afro-americanos são mais propensos a ter câncer de próstata do que qualquer outro. Os cientistas não sabem porquê.

Discuta seus riscos com seu médico para poder decidir em conjunto quando você deve fazer o teste.

Mito 3: Você tem que começar o tratamento imediatamente

Verdade: Você e seu médico podem decidir não tratar o câncer de próstata. Razões para essa decisão incluem:

  • Está em um estágio inicial e crescendo muito lentamente.
  • Você é idoso ou tem outras doenças. O tratamento do câncer de próstata pode não prolongar sua vida e pode dificultar o atendimento de seus outros problemas de saúde.

Nesses casos, seu médico provavelmente vai sugerir “vigilância ativa“. Isso significa que ele verificará você com frequência e solicitará exames para verificar se o câncer está piorando. Se a sua situação mudar, você pode decidir iniciar o tratamento.

Uma vez que a biópsia confirma a presença de câncer na próstata, o médico usa os dados contidos no relatório do patologista para caracterizar a potencial agressividade do câncer e fazer recomendações para o tratamento com base em muitos fatores, incluindo a idade e o estado de saúde de um paciente. 

Existem muitos tratamentos disponíveis para pacientes e uma abordagem não se encaixa em todos os casos. Os pacientes precisam entender a complexidade dessa doença e tomar as decisões de tratamento certas para eles em consulta com um profissional médico de confiança.

A boa notícia é que com o ritmo acelerado da descoberta científica, em breve poderemos identificar o câncer específico que um paciente tem no momento de seu diagnóstico e combinar os tratamentos mais eficazes para o câncer de próstata e sua composição biológica. Isso permitirá curar mais e tratar menos.

Mito #4: Um alto nível de PSA significa que você tem câncer de próstata

Verdade: não necessariamente. Uma próstata inflamada pode aumentar seus números. A pontuação ajuda seu médico a decidir se você precisa de mais exames para verificar se há câncer de próstata. 

Além disso, ele vai monitorar o nível do PSA ao longo do tempo. Se estiver em ascensão, isso pode ser um sinal de um problema. Se cair depois do tratamento do câncer, isso é ótimo.

Sobre o teste PSA

Os testes de PSA medem os níveis de antígeno específico da próstata na próstata, não o câncer. O PSA é produzido pela próstata em resposta a uma série de problemas que podem estar presentes, incluindo uma inflamação ou infecção (prostatite), aumento da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou, possivelmente, câncer. 

Pense nisso como um primeiro alerta, em vez de um alarme de incêndio. O teste de PSA é o primeiro passo no processo de diagnóstico do câncer. Ele permite a detecção de câncer em seus estágios iniciais, quando é melhor tratado. 

Especialistas acreditam que o teste de PSA economiza a vida de aproximadamente 1 em 39 homens que são testados. 

Mito #5: Se você tiver câncer de próstata, você morrerá da doença

Verdade: Muitos homens com câncer de próstata tendem a viver até a velhice ou morrer de alguma outra causa.

Mito #6: Se você não tiver sintomas, você não tem câncer de próstata

Verdade: O câncer de próstata é um dos cânceres mais assintomáticos da oncologia, o que significa que nem todos os homens apresentam sintomas. Muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outra coisa. 

Os sinais de câncer de próstata são frequentemente detectados pela primeira vez por um médico durante um check-up de rotina. Os sintomas mais comuns incluem:

  • necessidade de urinar com frequência;
  • dificuldade em iniciar ou interromper a micção;
  •  fluxo fraco ou interrompido de micção; 
  • micção dolorosa ou ardente;
  • dificuldade de ter uma ereção; 
  • ejaculação dolorosa;
  • sangue na urina ou sêmen;
  • dor e rigidez frequentes nos membros inferiores, costas, quadris ou coxas. 

Se sentir algum destes sintomas, informe o seu médico.

Esclarecidos os mitos e verdades sobre câncer de próstata, mantenha seus exames em dia e não deixe de buscar tratamento por vergonha.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar todos os exames online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografias;
  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia Digital;
  • Raio X Digital;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: