O que posso comer antes de fazer exame de sangue? Veja as orientações corretas

Os exames de sangue são uma maneira comum do seu médico monitorar a sua saúde e seu estado nutricional. Mas, na hora de realizá-lo muitas pessoas têm a seguinte dúvida: “O que posso comer antes de fazer exame de sangue”?

Embora o nível da maioria dos componentes do sangue não mude rapidamente após o consumo de nutrientes, algumas das substâncias serão afetadas por comer ou beber nas horas anteriores ao teste. 

Antes de realizar seu exame de sangue, portanto, você sempre deve consultar o seu médico para saber se pode comer ou se vai precisar jejuar. O resultado de alguns testes vão depender de jejum e outros não, como veremos ao longo do artigo. Acompanhe! 

O que posso comer antes de fazer exame de sangue?

A alimentação ou o jejum necessário vai depender do tipo de exame de sangue. O profissional de saúde que solicitar o teste vai dizer se você vai precisar de algum tipo de preparação especial.

Em alguns exames de sangue será permitido que você coma normalmente, já em outros, nos quais o jejum é necessário, você será avisado de antemão para não comer ou beber nada, além de água.

Um painel lipídico, por exemplo, para verificar a “gordura” no sangue (LDL e HDL), deve ser um teste de sangue em jejum. De preferência, você deve estar sem comer nada por pelo menos 12 horas.

Se eles estiverem checando sua hemoglobina, ingerir muitos alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas ou espinafre, alguns dias antes, pode elevar as suas taxas. Além disso, outras substâncias, como o chá preto por exemplo, pode fazer com que sua hemoglobina seja considerada mais baixa.

A verdade é que qualquer alimento, se consumido em excesso nos dias que antecedem o exame, fará com que você tenha um nível mais alto de certas substância no organismo, o que pode interferir nos resultados. 

Por exemplo, se comer muitos alimentos ricos em potássio, como banana ou batata doce, o exame vai indicar uma maior quantidade de potássio em seu sangue.

Mas a questão aqui não deveria ser “O que posso comer antes de fazer exame de sangue?” e sim “Por que estou fazendo o exame de sangue?” 

Se, por exemplo, o objetivo é diagnosticar algum problema médico ou medir a eficácia de um medicamento que você está tomando, não é recomendado alterar a sua dieta antes do exame. 

Você deve comer como de costume para que seu médico possa observar qualquer problema associado à sua dieta ou outras doenças. Desta forma, ele pode recomendar mudanças em sua alimentação, por exemplo, caso seja necessário.

A ideia do teste é ver como você está se cuidando agora e obter informações precisas sobre o que precisa ser mudado para uma vida mais saudável. Lembre-se de que não é uma escola onde você está tentando enganar um teste. 

A melhor maneira de um médico gerenciar seus cuidados é saber a verdade sobre o que está acontecendo com sua saúde e como você se cuida. 

Exames de sangue que exigem jejum

Tendo em conta que a glicose e as gorduras do sangue podem ficar elevadas por várias horas após a ingestão, glicemia, triglicérides ou colesterol são os testes mais comuns que exigem jejum. 

Também a análise das taxas de ferro no sangue, utilizada para diagnosticar condições como anemia, necessita de um jejum de 12 horas para ser realizada.

Seu médico pode pedir até mesmo para evitar álcool, certos suplementos nutricionais ou medicamentos antes do exame. Mas, como regra, você pode tomá-los normalmente. Vamos abordar melhor essa questão em um próximo tópico.

Exames de sangue que não exigem jejum

Muito exame de sangue não requer preparação especial. Por exemplo, você não precisa jejuar antes de um teste de gravidez. 

O jejum também não é necessário para muitos testes de rotina de química do sangue. Por exemplo, testes que medem a função renal, hepática e tireoidiana podem ser realizados a qualquer hora do dia. 

Como jejuar

Se você é obrigado a jejuar antes do seu exame de sangue, você deve receber instruções específicas. A maioria dos testes de colesterol e triglicerídeos requer jejum de 12 horas antes da coleta de sangue, enquanto a glicemia normalmente requer pelo menos 8 horas. 

A maioria das pessoas realizam esses testes no início da manhã, portanto, se precisarem jejuar por 12 horas, vão estar dormindo durante a maior parte do tempo, o que facilita ficar sem comer. 

Jejuar significa que não há ingestão de comida ou bebida, além da água, pelo período especificado. Essas restrições incluem líquidos como café e chá e até mesmo chiclete. 

Você pode comer logo depois de completar seu teste de jejum, então leve um lanche se estiver com muita fome.

Posso tomar medicação antes de fazer um exame de sangue?

Se você tiver alguma dúvida sobre seu exame, peça orientação ao seu profissional de saúde. Nunca deixe de tomar a medicação prescrita, a menos que seja aconselhado a fazê-lo.

Alguns medicamentos podem sim afetar os resultados de um exame de sangue, mas isso não significa necessariamente que você precise parar de tomá-lo.

Por exemplo, os corticosteróides orais podem aumentar seus níveis de colesterol em um teste no sangue. No entanto, o seu médico pode levar isso em consideração ao interpretar os resultados, para que você não precise parar de tomar a medicação.

Você também deve avisar sobre o uso de qualquer medicamento para a pessoa responsável pelo exame de sangue. 

Até mesmo remédios naturais, à base de ervas, vitaminas ou suplementos podem afetar os resultados, por isso, seja bem claro sobre todos eles antes de realizar o seu teste.

Lembre-se de que os exames periódicos são uma ótima maneira de manter a saúde em dia, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações. 

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Comentários: