Qual o preparo para ultrassom da próstata? Saiba o que fazer antes, durante e depois do exame
Se você é homem, em algum momento vai precisar passar pelo exame de toque retal, para verificar a saúde de sua próstata. Mas, em alguns casos, também pode ser necessária uma ultrassonografia. Se for o seu caso, você sabe qual o preparo para ultrassom da próstata? O que você precisa fazer antes, durante e depois desse exame é o que vai descobrir neste artigo. Confira!
O que é ultrassom da próstata?
Um ultrassom da próstata é um exame que produz imagens dos tecidos desse órgão e adjacências, a fim de detectar a presença de qualquer anormalidade.
É um procedimento seguro, feito em menos de uma hora e que auxilia o seu médico a identificar possíveis doenças antes que elas se tornem mais sérias ou incontroláveis.
O método mais recomendado é a ultrassonografia transretal (TRUS), já que a ultrassom via abdominal é ideal para avaliar o volume da próstata e a presença de lesões difusas (processo inflamatório), mas não para detectar tumores.
Continue lendo para saber mais sobre quando você vai precisar desse exame, como o teste funciona e qual o preparo para ultrassom da próstata.
Quando o ultrassom de próstata é solicitado?
Seu médico pode solicitar uma ultrassonografia da próstata se:
- você tem mais de 40 anos,
- você percebe algum sintoma incomum,
- você corre risco de câncer de próstata.
Ele também pode pedir o teste se encontrar alguma anormalidade durante um exame retal.
Alguns sintomas que podem levar o seu médico a recomendar o ultrassom da próstata incluem:
- dificuldade para urinar,
- sangue na sua urina,
- caroços ou nódulos (excesso de tecido) ao redor do reto,
- resultados anormais de um exame de sangue ou urina,
- baixa contagem de espermatozóides (determinada usando testes de fertilidade).
Esse procedimento ainda pode ser usado para ajudar seu médico a tirar uma amostra de tecido para realizar uma biópsia de sua próstata.
Qual o preparo para ultrassom da próstata?
O preparo para ultrassom da próstata via abdominal é simples, basta tomar 4 copos de água, 2 horas antes do exame e manter a bexiga cheia.
Já para o ultrassom transretal, algumas instruções possíveis que seu médico pode lhe dar incluem:
- Não comer por algumas horas antes do teste;
- Tomar um laxante ou enema para ajudar a limpar o intestino algumas horas antes do teste;
- Parar de tomar qualquer medicamento que possa diluir o sangue, como antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) ou aspirina, cerca de uma semana antes do procedimento. Isso geralmente é recomendado se o seu médico planeja fazer uma biópsia de sua próstata;
- Não usar jóias ou roupas apertadas na clínica no dia do procedimento;
- Tomar todos os medicamentos recomendados para ajudá-lo a relaxar durante o procedimento. Seu médico pode recomendar um sedativo, como o lorazepam (Ativan);
- Certificar-se de que alguém esteja disponível para levar você para casa, caso seu médico lhe dê um sedativo.
Como é feito o ultrassom da próstata?
Método abdominal
Um gel será aplicado na região a ser examinada (região pélvica) e um aparelho será deslizado sobre ela, permitindo a transmissão das ondas sonoras.
O profissional que realiza o exame pode solicitar que o paciente fique deitado de costas, deitado de lado, ou mesmo que fique em pé durante o procedimento.
Ele ainda pode realizar algumas perguntas sobre doenças prévias, medicações em uso, sintomas, exames já realizados, etc.
O teste leva menos de 20 minutos para ser concluído.
Método transretal
O profissional responsável pelo seu teste vai pedir que você se deite de costas ou de lado em uma mesa de exame e dobre os joelhos.
Para realizar uma ultrassonografia transretal (TRUS), o técnico cobre uma pequena ferramenta (transdutor) com gel. Em seguida, ele a insere lentamente em seu reto e a move suavemente para obter imagens de sua próstata de vários ângulos.
Para uma biópsia, o técnico insere uma agulha ao lado do transdutor em sua próstata para remover o tecido.
Seu reto pode parecer que está inchando enquanto o transdutor está dentro, e o gel pode ficar úmido e frio. Avise ao técnico se você estiver desconfortável durante o procedimento.
Seu técnico pode usar anestesia local ou um sedativo para ajudá-lo a se sentir mais confortável.
O que acontece depois do ultrassom da próstata?
Seu reto pode ficar sensível por alguns dias, mas você não precisa seguir instruções específicas de cuidados posteriores. Pode ser que seu médico prescreva um antibiótico para prevenir uma possível infecção.
Em alguns casos, o técnico pode pedir que você espere na instalação até que seus resultados estejam disponíveis. Mas, em geral, vai precisar aguardar alguns dias para que um radiologista analise as imagens e forneça um laudo.
Se você tiver quaisquer anormalidades ou condições visíveis nas imagens, seu médico vai analisar essas áreas.
Excesso de tecido, aumento da próstata ou tumores cancerígenos vão aparecer na ultrassonografia como áreas brancas brilhantes que representam o tecido denso.
Com esse resultado em mãos, ele vai poder chegar a um diagnóstico preciso ou vai solicitar mais alguns testes para verificar o problema.
O importante é que você siga as orientações corretas e faça todos os testes solicitados pelo especialista, para que ele possa lhe oferecer o tratamento mais adequado.
Os exames periódicos são uma ótima maneira de se manter em dia com a saúde, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações.
Agora que você já sabe qual o preparo para ultrassom da próstata, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.