GUIA de Sintomas de intolerância à lactose em bebês e exames
Conhecer os sintomas de intolerância à lactose em bebês é importante para diagnosticar distúrbios que podem estar causando dores e desconfortos agudos no dia a dia da criança.
A intolerância à lactose não é uma alergia alimentar. Essa diferenciação torna-se importante uma vez que a orientação nutricional também é bem distinta.
No caso da intolerância à lactose há a possibilidade da ingestão, mesmo que em pequenas quantidades, de leite e seus derivados. No caso da alergia às proteínas do leite, torna-se necessária a retirada total de todo alimento que contenha leite ou seus derivados.
Veremos alguns sintomas de intolerância à lactose em bebês mais à frente.
O leite é um alimento importantíssimo na infância. O leite materno supre todas as necessidades nutricionais, desde o nascimento até os 06 primeiros meses de vida da criança.
Entretanto, alguns bebês podem apresentar alguma intolerância ao leite. E a responsável por esse desconforto chama-se lactose.
Sintomas de intolerância à lactose em bebês
A intolerância a lactose faz com que a lactose chegue ao intestino grosso (cólon) sem estar fragmentada. Isso ocorre porque o organismo não produz a lactase.
Nesse caso a lactose sofrerá a ação das bactérias intestinais que irão metabolizar a lactose absorvida em gases, podendo então causar o desconforto abdominal, normalmente entre 30 minutos a 02 horas após a ingestão.
A esse processo, damos o nome de intolerância à lactose.
Por esse processo, entre os principais sintomas de intolerância à lactose em bebês, estão:
- dor abdominal;
- distensão abdominal;
- excesso de gases;
- cólica
- vômito
- diarréia aguda (com fezes líquidas e ácidas, provocando assaduras).
Esses sintomas começam cerca de 30 minutos após cada mamada.
O primeiro passo, no caso de suspeita de sintomas de intolerância à lactose em bebês, é avisar o médico pediatra e informar o que a levou a desconfiar dessa possibilidade, relatando os sintomas de intolerância à lactose que o bebê apresenta e quando eles surgem.
A diferença entre as cólicas normais dos recém-nascidos para os sintomas de intolerância à lactose nos bebês é a intensidade dos sintomas e a frequência com que aparecem.
É preciso estar atento a quaisquer sinais e investigar se realmente os desconfortos estão relacionados à intolerância ou se é apenas um processo natural.
Falando sobre lactose
Agora que você conhece alguns sintomas de intolerância à lactose em bebês é hora de entender o que é lactose.
Produzido apenas pelos mamíferos, a lactose é a responsável pelo sabor adocicado do leite, por isso é conhecida como “o açúcar do leite”. Ela não é encontrada em nenhum outro alimento.
Em um processo normal, ou seja, em organismos que não apresentam intolerância, quando ingerimos a lactose contida no leite (ou seus derivados) nosso organismo produz uma enzima chamada lactase que tem por função “quebrar” e decompor as moléculas de lactose, transformando-as em glicose e galactose, que serão absorvidas no intestino delgado.
A glicose e galactose caem na corrente sanguínea, onde terão como função se transformarem em fonte de energia e de importantes constituintes das membranas celulares.
O bebê, que se alimenta exclusivamente do leite, produz uma quantidade generosa dessa enzima (lactase). Conforme a criança cresce e outros alimentos entram no cardápio, sua produção vai diminuindo.
O problema ocorre quando esse processo não funciona corretamente. Ou seja, quando o organismo não produz a lactase, ou produz em quantidade insuficiente para digerir toda a lactose ingerida.
Confirmando o diagnóstico intolerância à lactose em bebês
Para saber se tem intolerância a lactose não basta apenas a análise dos sintomas de intolerância à lactose em bebês.
É preciso realizar alguns testes e exames laboratoriais para garantir o tratamento ideal para o problema que está aparecendo.
Teste clínico
O pediatra deverá solicitar que se faça uma dieta restritiva, ou seja, um teste de exclusão alimentar, que consiste em não comer nenhum alimento com lactose no período de uma semana.
Caso a criança melhore, provavelmente ela apresenta intolerância.
Caso o bebê mame somente no peito, o pediatra irá recomendar que a mãe faça uma dieta restritiva de lactose também, uma vez que podem passar para o leite materno, provocando sintomas de intolerância à lactose em bebês, como barriga inchada, gases e diarréia aguda.
Se o bebê faz uso de mamadeira, é importante usar um leite especial, sem lactose.
Existem hoje nos mercados várias opções disponíveis de leites e alimentos neste segmento.
Teste de acidez nas fezes
Um dos mais utilizados para detectar intolerância à lactose em bebês. Ele mede a presença de ácido láctico e ácidos graxos nas amostras.
O teste consiste na coleta de uma amostra de fezes onde será verificado a acidez ,ou pH.
Quando a acidez é elevada, há grande chance de ser devido à intolerância à lactose.
Leia também: [Tira dúvidas] Como coletar fezes para exame corretamente
Teste Genético
Quando se suspeita de intolerância primária ou congênita à lactose é possível avaliação genética para detectar a presença, ou não, de mutações que proporcionam a característica de persistência da produção de lactase e tolerância à lactose.
Esses exames podem ser solicitados após a avaliação clínica do gastroenterologista, clínico geral ou pediatra.
Leia também: Como é feito o exame de sangue para lactose? Diagnóstico
Procure um pediatra e faça os exames
A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos.
Os sintomas desaparecem com uma dieta sem lactose e o recém-nascido tem crescimento normal.
Pediatras podem indicar alimentos para suprir a necessidade das vitaminas do leite, além de fórmulas sem lactose.
Ainda que com restrições, a intolerância à lactose em bebês não traz grandes prejuízos.
O importante é detectar o problema, fazer o diagnóstico o mais rápido possível e adaptar a alimentação do bebê.
Agora que você já sabe sobre os sintomas de intolerância à lactose em bebês, preste atenção nos sinais do bebê todas as vezes que ele for consumir produtos com lactose. Se os sintomas aparecerem com frequência, procure o pediatra de confiança.
Só o especialista consegue verificar e confirmar o diagnóstico da intolerância à lactose. O médico considera o histórico do paciente, o tempo que ele apresenta os sintomas e a intensidade das dores e náuseas.
Para confirmar as suspeitas o médico deverá pedir exames para saber se você tem intolerância à lactose ou confirmar outros distúrbios. É importante buscar um lugar confiável para a execução desses exames.
Com o pedido do médico em mãos, acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.