Qual ultrassom detecta a gravidez? Saiba quando acontece o primeiro exame
A gravidez traz muitas dúvidas para as mulheres, especialmente para as mamães de primeira viagem. Quando a menstruação atrasa ou os enjoos começam a aparecer, a primeira medida é fazer um teste de farmácia. Mas qual ultrassom detecta a gravidez? Com quantas semanas o exame pode ser feito?
É natural, após as suspeitas de uma gestação, querer um diagnóstico mais preciso para que os cuidados pré-natais possam começar.
Confirmar a gravidez é fundamental para que mãe e bebê tenham os cuidados necessários e existem uma série de ultrassons, além do que detecta a gravidez, para acompanhar o desenvolvimento do feto.
Mas qual ultrassom detecta a gravidez? Com quantas semanas é possível confirmar que a mulher está grávida? Continue lendo e tire todas essas dúvidas.
Dúvidas frequentes: qual ultrassom detecta a gravidez?
O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação.
Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.
Entre a sexta e oitava semana — um mês e duas semana a dois meses — o embrião já tem aproximadamente entre 5 e 6mm, permitindo que seja visualizado no exame e que seja ouvido o seus batimentos cardíacos.
Outras informações identificadas no ultrassom
O ultrassom transvaginal também confirma o tempo real de gestação, ou seja, a quanto tempo a mulher está grávida.
Também é possível identificar onde o feto está localizado — normalmente no útero — ou se é uma gravidez ectópica, quando o embrião está nas trompas.
Além disso, nesse primeiro ultrassom é confirmado a quantidade de embriões, ou seja, se são gêmeos, trigêmeos, etc e se eles estão na mesma placenta (idênticos) ou separados.
E o sexo? É possível saber qual será o sexo do bebê neste ultrassom que detecta a gravidez?
Bom, neste primeiro momento, não é possível identificar o sexo. Essa informação poderá ser checada em um ultrassom posterior na 13ª semana de gestação em diante. Geralmente, os médicos recomendam que se espere até a 15ª semana.
A observação, claro, dependerá da posição do feto na hora do exame, permitindo ou não confirmar se será um menino ou menina.
O tipo transvaginal é o ultrassom que detecta a gravidez nesse primeiro momento, pois fornece uma boa visualização do útero e das estruturas intrauterinas e, consequentemente, do feto.
Porém, a checagem pode ser complementada com um ultrassom abdominal que pode complementar a visualização do útero e do bebê.
Como é feito o ultrassom transgavinal
O ultrassom que detecta a gravidez é feito com um equipamento chamado de sonda transvaginal.
Essa sonda é parte de um aparelho de ultrassom que é inserida dentro do canal vaginal para visualizar toda a estrutura reprodutiva feminina.
Antes do exame, a mulher se veste com uma camisola de hospital e deixa em uma maca de costa com os joelhos apoiados e flexionadas.
A sonda é protegida com um preservativo e um gel lubrificante é aplicado para facilitar a inserção no canal vaginal.
É importante avisar o médico e o técnico responsável pelo exame de alergias ao látex ou outra substância para que seja feita a troca.
Nesse ultrassom que detecta a gravidez, o procedimento é rápido e o técnico gira a sonda dentro do canal vaginal para obter as imagens necessárias.
O exame é indolor e não causa qualquer risco para o embrião. Como este é um procedimento familiar para as mulheres, a maioria se mantém tranquila durante todo o processo.
Estou grávida, e agora?
Depois de passar pelo ultrassom que detecta a gravidez e confirmar que está esperando um bebê, começa a fase de acompanhamento — o pré-natal.
No primeiro trimestre, o ginecologista pede uma série de exame para checar a saúde da mãe como:
- tipagem sanguínea;
- fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo);
- exames de sorologia para rubéola, HIV, toxoplasmose, hepatites B e C e citomegalovírus;
- exame de urina e de fezes.
Esses exames ajudam as futuras mamães a se prepararem e cuidarem da sua saúde física e emocional, na primeira fase da gravidez.
O acompanhamento pré-natal deve seguir ao longo dos nove meses. A recomendação é que haja no mínimo seis consultas para que cada fase da gravidez seja acompanhada com atenção, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No primeiro trimestre da gravidez — entre a 11ª semana a 13ª semana — também é feita o ultrassom morfológico que detecta possíveis síndromes cromossômicas no desenvolvimento do feto.
Quer saber mais sobre a ultrassonografia morfológica? Confira neste outro post do nosso blog tudo que é possível detectar com este exame.
Faça seus exames na gravidez com segurança
Seja mamãe de primeira viagem ou com experiência em gestação, o que toda mulheres deseja nessa fase é segurança.
Desde o momento do ultrassom que detecta a gravidez até os exames clínicos e morfológicos, é importante contar com profissionais capacitados.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.