Sintomas de infertilidade feminina: 6 sinais que você deve observar
Os sintomas de infertilidade feminina, na verdade, estão relacionados a algumas condições de saúde que causam o quadro. A infertilidade em si não gera nenhum sintoma específico.
Segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, existem cerca de 8 milhões de pessoas que podem ser inférteis. No mundo, são 50 milhões de pessoas.
O levantamento ainda apontou de 15% da população mundial tem dificuldades para engravidar e precisa recorrer a orientação e tratamento médico especializado.
Alguns sintomas de infertilidade feminina podem dar o alerta aos casais e ajudar a procurar tratamento o mais rápido possível.
Mesmo com dificuldades comprovadas, muitos dos tratamentos que existem hoje podem ajudar a reverter esse quadro.
Confira a seguir seis sintomas de infertilidade feminina e quais são os fatores que geram as dificuldades da reprodução.
6 sintomas de infertilidade feminina
1. Dificuldade para engravidar
A mulher que possui uma vida sexual ativa, não faz uso de métodos contraceptivos e não consegue engravidar dentro de um ano tem um dos sintomas de infertilidade feminina.
Esse é um dos sinais que mais chama a atenção e leva a busca de tratamento com um médico especialista em reprodução.
De acordo com as estatísticas, as causas de infertilidade são igualmente distribuídas entre homens e mulheres com 35% de chances para cada lado. Há também 20% de chance de o problema estar em ambos e 10% está ligado a causas desconhecidas.
Para as mulheres com mais de 35 anos, esse tempo de tentativas diminui para seis meses sem sucesso.
Cada mulher terá um fator de influência, por isso o tratamento é personalizado e segue protocolos diferentes em cada caso.
2. Ciclos menstruais irregulares
Outros dos sintomas de infertilidade feminina é a irregularidade do ciclo menstrual que pode se associar também ao sangramento excessivo.
É normal o ciclo variar ao longo da vida, porém a maioria das mulheres tem uma quantidade de dias regular entre uma menstruação e outra, que tem cerca de 28 dias.
As mulheres com ciclos irregulares que, inclusive, deixam de menstruar alguns meses, podem ter problemas de fertilidade, pois o quadro indica que a ovulação acontece de forma não regular.
Sem a produção de óvulos ou se ela acontecer de forma irregular, a dificuldade para engravidar aumenta.
A irregularidade do ciclo menstrual pode ser causada por problemas de saúde como problemas na tireoide, obesidade ou peso muito baixo e síndrome do ovário policístico.
Como muitas mulheres fazem uso de métodos contraceptivos ao longo da vida, a irregularidade do ciclo só é percebida quando interrompem o uso.
Por isso, a orientação do ginecologista ou de um especialista em reprodução é fundamental para seguir um tratamento eficaz.
3. Endometriose
A endometriose é uma doença que também pode ser considerada um dos sintomas de infertilidade feminina. Sua incidência vem aumentando muito nas últimas décadas.
A doença acontece quando o endométrio se espalha para fora do útero, provocando aderências em outras áreas como ovários e tubas uterinas. Também pode atingir outros órgãos em estágios avançados como intestino e bexiga.
O endométrio é o revestimento do útero que fica mais espesso durante o ciclo menstrual, preparando o corpo para receber o embrião. Quando não acontece a fecundação, o endométrio descama e acontece a menstruação.
A endometriose causa bastante dor tanto nas relações sexuais quanto nos períodos menstruais com cólicas fortes.
O quadro, por sua vez, também leva a infertilidade, pois as inflamações prejudicam a formação dos folículos nos ovários, afeta a capacidade das trompas e do sistema reprodutivo como um todo.
Leia também o post ‘Endometriose causa infertilidade? +5 mitos derrubados’ e saiba mais sobre a influência da doença no organismo da mulher.
4. Excesso de peso
O excesso de peso, principalmente quando se chega ao quadro de obesidade, prejudica a capacidade reprodutiva e pode ser considerado um dos sintomas de infertilidade feminina.
A obesidade afeta os sistemas hormonais, responsáveis pelo equilíbrio de muitas funções orgânicas essenciais.
O impacto na saúde reprodutiva também é significativo. O peso influencia tanto na infertilidade quanto na manutenção de uma gravidez saudável.
Estudos comprovaram que as mulheres com excesso de peso (IMC maior que 25 kg/m2) têm dificuldades para engravidar e tem mais problemas de saúde durante a gravidez.
Manter um boa fertilidade está diretamente relacionado a um estilo de vida e uma alimentação saudável ao longo da vida.
5. Alterações hormonais
As alterações hormonais podem gerar diversos sinais visíveis relacionados a doenças que podem ser consideradas sintomas de infertilidade feminina.
É necessário fazer uma acompanhamento médico para identificar a causas das flutuações hormonais que podem gerar:
- aumento repentino de peso;
- excesso de pelos no rosto;
- acne grave;
- secreção nos mamilos durante a relação sexual;
- perda ou redução da libido.
Hipotireoidismo, ovário policístico, endometriose, entre outras doenças podem causar esses sintomas e afetar a fertilidade. Esses quadros precisam de tratamento para que sejam avaliadas as chances de revertê-lo.
6. Menopausa precoce
A capacidade reprodutiva da mulher diminui ao longo da vida. Entre os 20 e 30 anos a taxa de fecundidade mensal é de 25%. Após os 35 anos, a taxa diminui para 10%. Depois dos 40 anos, a capacidade reprodutiva da mulher é ainda mais reduzida.
A entrada na menopausa, marcada pela último ciclo menstrual, leva ao fim do período de ovulação e, consequentemente, a mulher não consegue mais engravidar.
A menopausa é considerada precoce quando acontece antes dos 40 anos de idade, podendo levar a mulher a infertilidade.
Como alternativa, a mulher pode fazer a reposição hormonal ou recorrer aos métodos de fertilização para conseguir engravidar.
Complete sua leitura com o post: O que causa infertilidade na mulher: 6 principais razões.
Trate os sintomas da infertilidade
Os sintomas de infertilidade feminina permitem direcionar o tratamento e buscar alternativas que possibilitam alcançar o sonho de ser mãe.
Para isso, os exames que detectam a infertilidade são essenciais para o diagnóstico e auxiliam muitas mulheres.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem.
Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.