O que é caxumba? Qual é o exame para detectar caxumba?

A caxumba, doença que havia sido esquecida, voltou a assustar os brasileiros em 2019, com surtos registrados em várias partes do país. Tendo em vista esse aumento de casos, é fundamental se informar sobre a doença e saber qual é o exame para detectar caxumba. 

Só nos primeiros 8 meses de 2019, o estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 130%, em relação ao mesmo período de 2018, nas notificações de casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, esse aumento está relacionado à queda da vacinação. A imunização contra a doença tem atingido níveis abaixo de 95%, índice recomendado pelas autoridades internacionais de saúde.

Em alguns estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e São Paulo, o percentual de crianças vacinadas não chega a 75%.

Continue lendo para saber tudo sobre a caxumba: como a doença é causada e transmitida, seus sintomas, complicações, prevenção e quais os exames utilizados no seu diagnóstico.

O que é caxumba?

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivares (parótidas). A principal característica da doença é o inchaço destas glândulas.

Ela é causada por um vírus que se espalha facilmente de pessoa para pessoa, através de saliva infectada. 

Os sintomas aparecem dentro de duas a três semanas depois da contaminação e incluem:

  • fadiga
  • dores no corpo
  • dor de cabeça
  • dor ao mastigar ou engolir
  • perda de apetite
  • febre baixa

Uma febre alta de 39°C e o inchaço e dor nas glândulas salivares ocorrem um pouco depois.

Geralmente, o quadro viral desaparece dentro de algumas semanas e o tratamento se resume ao gerenciamento dos sintomas e o repouso.

Entretanto, a caxumba pode causar algumas complicações graves, resultando na inflamação de outras áreas do corpo,como o cérebro e os órgãos reprodutivos.

A vacinação com a tríplice viral (vacina contra sarampo, caxumba e rubéola) imuniza contra a doença.

O primeira dose é administrada entre as idades de 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos. 

Mas as pessoas que não se vacinaram quando criança podem receber a vacina em qualquer momento da vida. 

Entretanto, a vacina não é indicada para pessoas alérgicas ao seus componentes, pessoas com imunodeficiência e para gestantes. 

Conheça mais detalhes sobre a caxumba no vídeo abaixo:

Qual é o exame para detectar caxumba?

Se você tiver sinais ou sintomas de caxumba, é provável que o médico:

  • Pergunte se foi vacinado contra caxumba ou se já foi exposto ao vírus.
  • Recomende um exame de sangue para verificar evidências do vírus.

A caxumba é diagnosticada com base em sintomas clínicos, particularmente o inchaço do pescoço e região inferior da face. Além disso, existem alguns testes que podem ajudar a confirmar o diagnóstico. 

Análises do sangue e amostras de saliva obtidas de dentro da boca são os mais úteis. Os exames de imagem podem ser úteis na avaliação de algumas das complicações da caxumba.

Continue lendo para conhecer os exames para detectar caxumba!

Exames de sangue e testes laboratoriais de caxumba

Testes de anticorpos

Você pode ter anticorpos para o vírus da caxumba se: 

  • tiver sido imunizado, 
  • se já teve a infecção e a combateu com sucesso 
  • ou se estiver infectado e o corpo está tentando combater a doença.

Um simples exame de sangue pode detectar esses anticorpos e também diferenciar se você é imune ao vírus ou se possui uma infecção ativa. 

Caso anticorpos IgG séricos estejam presentes no sangue, isso indica que você já teve uma infecção anterior ou foi vacinado contra a caxumba. Mas, se você tem uma infecção ativa, seus testes mostram anticorpos IgM.

Cultura Salivar

Uma cultura salivar é um teste no qual o fluido coletado da saliva é levado para um laboratório para avaliar o crescimento do vírus. 

Pode levar de duas a três semanas para que os resultados confirmem a doença.

Amostra e cultura de fluido espinhal

Se o médico suspeitar de meningite ou encefalite causadas pela caxumba, pode realizar uma punção lombar para coletar uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Nesse teste, uma agulha é inserida entre as vértebras para coletar uma amostra do líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal. 

Esse líquido pode mostrar um aumento de glóbulos brancos e proteínas e, às vezes, diminuição da glicose, o que é indicativo de uma infecção. 

Se o vírus da caxumba também for detectado, é provável que a pessoa tenha desenvolvido meningite ou encefalite devido à complicações da doença.

Ensaios de enzimas pancreáticas

Se você tiver pancreatite como uma complicação da caxumba, seus exames de sangue podem mostrar algumas anormalidades específicas que indicam envolvimento pancreático. 

As enzimas pancreáticas – amilase e lipase – podem estar elevadas se você tiver pancreatite devido a infecção por caxumba.

Exames de imagem para detectar caxumba

Em geral, os estudos de imagem não fazem parte do diagnóstico de rotina da caxumba. No entanto, para algumas das complicações da doença, alguns exames podem ser úteis.

Tomografia

Se a causa do inchaço do pescoço não for clara, você pode precisar de uma tomografia computadorizada do pescoço para identificar outras possíveis causas, como trauma, abscessos ou, em casos raros, câncer.

Tomografia ou Ressonância do cérebro

Se você tiver encefalite devido a caxumba, pode apresentar sintomas graves, como convulsões, que requerem avaliação adicional com imagens do cérebro. 

Se você tiver sintomas neurológicos, seu médico pode precisar fazer uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro antes de fazer uma punção lombar.

Tomografia ou ultrassom abdominal

Se você tiver sinais de pancreatite, seu médico pode precisar solicitar uma tomografia computadorizada ou ultrassom abdominal para avaliar melhor sua condição e verificar se há evidências de outras inflamações ou doenças abdominais.

Ultrassom testicular

Se você tiver inchaço testicular, uma das complicações da infecção por caxumba, seu médico pode solicitar um exame de imagem para determinar se há outro problema que causa o inchaço e se você precisa de alguma intervenção médica ou cirúrgica.

Agora que você sabe qual é o exame para detectar caxumba, se acha que pode ter a doença, procure um médico para avaliação.

Um diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações mais graves e garantir o sucesso de qualquer tratamento.

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online seus exames, com conforto e segurança. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: