Hipertensão e Saúde Cardíaca | Como é feito o exame Mapa do coração?

O monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um exame que afere e grava a pressão sanguínea de alguém, enquanto suas atividades cotidianas são realizadas. Mas, afinal, porque este teste é necessário? Como é feito o exame MAPA do coração?

Quando você vai ao médico para uma consulta, ele geralmente mede sua pressão arterial, não é mesmo? 

Acontece que muitas pessoas sentem-se nervosas nesse tipo de situação e, esse estresse, pode elevar a pressão arterial e gerar um diagnóstico incorreto de hipertensão.

Para que esse tipo de erro não aconteça, a maneira mais segura de diagnosticar uma pessoa hipertensa é avaliar como sua pressão oscila durante o dia, enquanto realiza suas atividades normais e durante o sono. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão arterial atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

No Brasil, apenas em 2017, foram registradas mais de 383 mil mortes por doenças cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso,  monitorar corretamente sua pressão e chegar a um diagnóstico correto, é fundamental para evitar complicações mais graves como as mencionadas acima.

Continue lendo para saber em detalhes o que é e como é feito o exame MAPA 24h!

O que é o exame Mapa do coração?

O monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) permite avaliar a pressão de uma pessoa enquanto ela realiza suas atividades rotineiras.

Para que isso aconteça, uma pequena máquina digital de pressão arterial é presa a um cinto ao redor do corpo e conectada a uma braçadeira ao redor do braço, como você pode observar na figura abaixo:

O aparelho é pequeno o suficiente para que você continue sua vida diária normal e até durma com ele. Esse monitoramento dura geralmente cerca de 24 horas.

O MAPA é muito útil para decidir se uma pessoa realmente tem hipertensão, principalmente quando as leituras de pressão arterial realizadas no consultório médico são altamente variáveis. 

Em particular, o exame tem sido usado para avaliar pessoas com “hipertensão do avental branco”, desencadeada pelo estresse de uma consulta médica.

Por que preciso do exame MAPA 24h?

Medindo sua pressão arterial em intervalos regulares, durante 24 horas, seu médico pode obter imagens claras de como sua pressão arterial muda ao longo do dia. 

Existem várias razões pelas quais o seu médico pode sugerir este teste:

  • Descobrir se as leituras de pressão alta na clínica são muito mais altas do que estão fora da clínica (chamado de “efeito do avental branco”).
  • Avaliar até que ponto seus medicamentos estão funcionando, para garantir que estejam controlando sua pressão sanguínea ao longo do dia.
  • Verificar se sua pressão arterial permanece alta durante o sono. Se for esse o caso, eles podem precisar alterar ou ajustar seus medicamentos.

Também pode ajudar no diagnóstico e tratamento de algumas formas de disautonomia, principalmente quando há suspeita de episódios intermitentes e imprevisíveis de pressão arterial muito baixa.

Como é feito o exame Mapa do coração?

Normalmente, o equipamento é instalado no consultório, de maneira rápida e simples. O médico vai fornecer todas as instruções para que o exame seja feito corretamente. 

A aferição da pressão arterial no MAPA 24h acontece da mesma forma que seria feita no consultório: a braçadeira ao redor do braço infla e, em seguida, libera lentamente a pressão realizando a medição. 

A diferença é que, com esse equipamento, essa medição é programada para ser realizada, automaticamente, em intervalos regulares.

Geralmente, as aferições acontecem a cada 15 a 30 minutos durante o dia e 30 a 60 minutos à noite, inclusive durante o sono. 

No final das 24 horas, você pode remover a máquina e o manguito e devolvê-lo ao hospital ou clínica onde ele tenha sido instalado. 

A máquina terá armazenado todas as suas leituras e estas serão analisadas pelo médico responsável.

Saiba mais sobre o mapeamento da pressão arterial, como é feito, no vídeo abaixo:

O que devo fazer durante o MAPA 24h?

Como o teste é feito para descobrir qual é a média da sua pressão arterial diária, é importante continuar com sua rotina normal. Você só não pode tomar banho durante as 24h de monitoramento.

Para permitir que a máquina funcione corretamente, é importante garantir que o tubo conector não esteja torcido ou dobrado. 

Além disso, pouco antes de a máquina fazer uma leitura, ela vai emitir um bipe. Quando isso acontece, você deve:

  • sentar-se, se possível
  • manter a braçadeira no mesmo nível do coração
  • manter o braço relaxado.

Você também será solicitado a manter um diário do que estava fazendo pouco antes da leitura, a que horas foi para a cama e se levantou e se e quando tomou os medicamentos. 

Algumas pessoas acham que esse mapeamento da pressão arterial, como é feito, pode ser desconfortável e até perturbador. 

Caso você se sinta incomodado quando as leituras estiverem sendo realizadas, fale com seu médico, pois isso pode afetar sua leitura.

Agora que você já sabe como é feito o exame Mapa do coração, se acha que pode estar em risco, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos. 

As doenças cardíacas são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente.

Acessado o site da Eigier Diagnósticos, você pré-agenda seus exames online, com conforto e segurança. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: