Como é o exame para sinusite? 5 importantes testes para diagnosticar
Um exame para sinusite pode ser solicitado pelo médico a fim de descobrir a causa do problema e tratá-lo de forma efetiva, principalmente quando essa inflamação dos seios da face acontece de forma recorrente em um paciente.
Esta avaliação é feita geralmente quando o médico desconfia de causas como alterações estruturais nos ossos dos seios da face, alergias e infecções por bactérias ou fungos.
Continue lendo para conhecer os exames para diagnosticar sinusite e saber quando eles realmente são necessários!
Como detectar sinusite?
A primeira coisa que você deve entender, se deseja saber como detectar sinusite, é que essa condição não se trata simplesmente de uma alergia, como é o caso da rinite, por exemplo.
A sinusite é a inflamação do tecido que reveste a região dos seios da face, cavidades localizadas entre a pele e os ossos do rosto.
Quando esses seios ficam bloqueados e cheios de secreção, os germes podem proliferar e causar infecção.
As causas da sinusite podem incluir crises alérgicas sim, principalmente após uma rinite, mas não se trata somente de uma alergia.
Outras fatores que causam a sinusite são:
- O clima frio;
- Pequenos crescimentos no revestimento do nariz chamados pólipos nasais;
- Um desvio de septo, que é uma mudança na cavidade nasal.
Para detectar o problema, você pode observar os sintomas, que podem começar parecidos com um simples resfriado, como coriza e nariz entupido.
Mas se a inflamação se agrava, outros sintomas mais específicos aparecem, tais como:
- dor facial;
- secreção nasal espessa, verde ou amarela, que dificulta a respiração;
- perda de olfato;
- tosse ou congestão;
- febre;
- mau hálito;
- fadiga;
- dor de dente;
- dor muscular;
- perda de apetite.
Se você tiver um desses sintomas mais específicos, principalmente febre, deve procurar um médico para investigar a causa da sinusite e tratá-la adequadamente.
O médico vai realizar um exame físico para visualizar a cavidade nasal e perguntar sobre o que está sentindo e sobre seu histórico de saúde, isso geralmente é suficiente para fazer um diagnóstico.
Porém, se os sintomas persistirem, ele pode encaminhá-lo a um especialista em otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta) para realizar exames para sinusite mais específicos.
Exame para sinusite: 5 principais testes
Como dissemos no tópico anterior, se a sinusite se tornar recorrente, pode ser necessária uma avaliação mais minuciosa para entender e tratar a causa do problema.
Veja abaixo qual exame detecta sinusite:
1) Rinoscopia
No exame tradicional de rinoscopia, a cavidade nasal é avaliada com a ajuda de um espéculo.
Já na rinoscopia por vídeo, um instrumento óptico de alta resolução é utilizado para avaliar a mucosa da cavidade nasal, como em uma endoscopia.
Este exame ainda possibilita a retirada de pequenas lesões ou pólipos e de fragmentos para biópsias.
2) Culturas de sinusite
Este exame para sinusite utiliza uma amostra de muco coletada de dentro dos seios nasais, para realizar uma análise laboratorial.
Quando a sinusite não responde aos tratamentos convencionais, este teste é solicitado para ajudar a identificar a causa, que pode ter como responsáveis bactérias ou fungos.
3) Teste cutâneo para alergias
Quando o médico desconfia de alergias como causa da sinusite, ele solicita este exame. Para realizá-lo, uma pequena quantidade de alérgenos suspeitos são aplicados na pele e aguarda-se alguns minutos para verificar se o paciente tem alguma reação.
4) Raio X do seio
Este exame para sinusite é indicado principalmente quando o médico desconfia de problemas com os ossos ao redor dos seios da face.
As imagens obtidas ajudam a identificar problemas anatômicos que estejam causando a obstrução e inflamação dos seios nasais.
5) Tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética
A tomografia e a ressonância são exames que permitem criar imagens ainda mais detalhadas dos seios da face, de vários ângulos e cortes diferentes de suas estruturas, permitindo um estudo mais minucioso.
Como tratar sinusite?
Na maioria das vezes, quando é um quadro mais brando de inflamação, a sinusite pode ser tratada até mesmo antes de procurar um médico, apenas com alguns cuidados como:
- Descanso;
- Bebendo bastante água;
- Quando existe dor, usar analgésicos para aliviar;
- Evitar coisas que causem alergia, como poeira e pelos de animais;
- Lavar o nariz com solução fisiológica.
Esta técnica de automassagem também pode ajudar a aliviar alguns sintomas da sinusite:
Em outros casos, é preciso utilizar medicamento como antibióticos e anti-histamínicos para tratar a sinusite.
Como último recurso, pode ser necessário realizar uma cirurgia para corrigir problemas que causem o bloqueio dos seios nasais, como um desvio de septo por exemplo.
3 dicas simples e eficazes para prevenir a sinusite
1) Fuja dos alérgenos
Se você já tem uma certa propensão a crises frequentes de sinusite, principalmente se ela for causada por alergias, evite coisas que irritam o nariz, como poeira, pelos de animais, mofo etc.
2) Crie bons hábitos de higiene
No nosso dia a dia, tocamos em uma infinidade de objetos que são compartilhados com outras pessoas e que podem estar contaminados por microrganismo.
Com isso, quando levamos as mãos sujas ao rosto, facilitamos o acesso de microrganismo ao nosso organismo.
Portanto, lavar as mãos com frequência, ou usar álcool, quando água e sabão não estiverem disponíveis, ajuda a evitar que seus seios da face sejam infectados por vírus ou bactérias.
3) Pare de fumar
Se você fuma, pare, pois o cigarro danifica as proteções naturais do trato respiratório, incluindo nariz, boca e garganta e o torna mais propenso à sinusite.
O tabaco contém substâncias inflamatórias, que enfraquecem as defesas do organismo e aumenta os riscos de problemas mais graves, como câncer de pulmão.
Se você sofre com inflamações frequentes dos seios da face, procure um especialista para realizar um exame para sinusite e descobrir o que está causando o problema.
Dessa maneira, você terá mais chances de receber um tratamento eficiente e que realmente melhore sua qualidade de vida.
A Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Acesse o site e pré-agende seus exames necessários, com conforto e segurança.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.