Tudo sobre exame prova de função pulmonar: o que é, para que serve e como é feito
Um exame de prova de função pulmonar tem como finalidade avaliar o desempenho respiratório de uma pessoa. É um teste não invasivo, que auxilia principalmente no diagnóstico e acompanhamento de doenças como asma, bronquite e DPOC.
Neste artigo vamos mostrar para que serve, como é feito, quais as contraindicações e como interpretar os resultados de um exame de função respiratória. Acompanhe!
O que é um exame de prova de função pulmonar?
Um exame de prova de função pulmonar é um teste não invasivo que mostra como os pulmões estão funcionando, ou seja, avalia a capacidade respiratória de uma pessoa.
A espirometria, teste padrão usado pelos médicos para medir o desempenho respiratório, funciona medindo o fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões.
Para fazer o exame, você se senta e respira em uma pequena máquina chamada espirômetro, que registra a quantidade de ar que você inspira e expira e a velocidade da sua respiração.
Essas informações podem ajudar seu médico a diagnosticar e decidir o tratamento de certos distúrbios pulmonares, que causam problemas com a entrada e saída de ar dos pulmões.
Para que serve um exame de prova de função pulmonar?
Existem muitas razões diferentes pelas quais um exame de prova de função pulmonar pode ser realizado.
Às vezes, é feito em pessoas saudáveis como parte de uma rotina física, como é o caso de atletas profissionais, que o fazem para garantir que estão aptos ao esforço físico exigido em suas atividades.
Uma prova de função respiratória também costuma ser realizada rotineiramente em certos tipos de ambientes de trabalho, como fábricas de grafite e minas de carvão, para garantir a saúde dos funcionários.
Porém, mais comumente, o teste de espirometria é usado para diagnosticar e avaliar o tratamento e a progressão de distúrbios que afetam a função pulmonar, tais como:
- Asma;
- Bronquite;
- Enfisema;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Fibrose.
Um exame de prova de função pulmonar ainda pode ser usado para verificar a função respiratória antes de uma cirurgia, em pacientes com problemas pulmonares ou cardíacos, fumantes ou com outras condições de saúde.
Saiba mais informações sobre doenças que comprometem o pulmão, no vídeo abaixo:
Exame prova de função respiratória tem contraindicação?
Na maioria dos casos não há riscos associados ao exame de prova de função respiratória, porém, existem algumas situações em que o teste é contraindicado. Veja abaixo:
- Quando alguém tem, ou teve recentemente, infecções respiratórias como pneumonia, resfriado ou gripe;
- Em casos de dor torácica que interfira na respiração;
- Pacientes que passaram por episódios de Infarto do miocárdio ou angina recente;
- Pessoas com aneurisma de aorta;
- No caso de descolamento de retina ou cirurgia ocular recente;
- Quando a pessoa apresenta tosse com sangue;
- Em pessoas com respiração por traqueostomia.
Como é feito um exame de prova de função pulmonar?
Um exame de prova de função pulmonar geralmente leva cerca de 15 minutos e acontece no consultório médico.
A espirometria é feita da seguinte forma:
- Você se senta em uma cadeira;
- O médico ou enfermeiro coloca um clipes em seu nariz, para manter as duas narinas fechadas;
- Eles também colocam um tipo de máscara respiratória em sua boca;
- Você é instruído a respirar fundo, prender a respiração por alguns segundos e depois expirar o mais forte possível na máscara respiratória.
Você vai repetir esse procedimento pelo menos três vezes, para garantir que seus resultados sejam consistentes.
Se houver muita variação, você deve repetir o teste ainda mais vezes e o valor mais alto de três leituras é usado como resultado final.
Caso haja evidências de um distúrbio respiratório, o médico pode partir para uma segunda etapa do exame, na qual administra um broncodilatador, para abrir seus pulmões.
Você espera cerca de 15 minutos, antes de repetir todo o procedimento. Em seguida, seu médico compara os resultados das duas medições, para verificar se o broncodilatador ajudou a aumentar o fluxo de ar.
Como ler os resultados prova de função respiratória?
Os resultados normais para um teste de espirometria variam de pessoa para pessoa. Eles são baseados na sua idade, altura e sexo. O seu médico calcula o valor normal previsto para você antes de fazer o exame.
Depois de concluir o teste, eles analisam sua pontuação e comparam esse valor ao valor previsto. Seu resultado é considerado normal se sua pontuação for 80% ou mais do valor previsto.
A espirometria mede dois fatores principais:
- Capacidade vital forçada expiratória (CVF);
- Volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1).
O seu médico também considera esses números como um número combinado conhecido como relação VEF1 / CVF.
Se você obstruiu as vias aéreas, a quantidade de ar que você pode soprar rapidamente dos pulmões será reduzida. Isso se traduz em uma menor relação VEF1 e VEF1 / CVF.
Existem dois principais tipos de distúrbios que causam problemas com a entrada e saída de ar dos pulmões e que o médico pode detectar com esse exame:
- Distúrbio ventilatório obstrutivo: quando o ar tem problemas para sair dos pulmões devido à resistência das vias aéreas, causando uma diminuição do fluxo de ar;
- Distúrbio ventilatório restritivo: quando o tecido pulmonar e / ou os músculos do peito não conseguem expandir o suficiente, criando problemas com o fluxo de ar, principalmente devido a menores volumes pulmonares.
Veja mais sobre como doenças pulmonares obstrutivas e restritivas são diagnosticadas, com base na avaliação dos resultados de um exame de prova de função pulmonar:
Se o seu médico suspeita de algum problema pulmonar, não deixe de realizar seu exame de prova de função respiratória e garantir um diagnóstico correto, que possibilite o melhor tratamento para você.
Lembre-se também de que a prevenção é sempre a maneira mais responsável de se cuidar. Adote hábitos saudáveis para sua vida: tenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos.
Além disso, realize um check-up, regularmente, para garantir que tudo vai bem com a sua saúde.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online, com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas, que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.