O que é teleconsulta? Como funciona? Quando optar por uma?

Teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância, com ajuda de tecnologia, como quando médico e paciente interagem por videoconferências. 

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que é teleconsulta, como essa forma de atendimento funciona, as tecnologias utilizadas e quando você deve optar por ela. Confira!

O que é teleconsulta?

A teleconsulta nada mais é do que uma consulta médica realizada à distância, com a ajuda de alguma tecnologia de comunicação.  

Na teleconsulta, médico e consulente interagem normalmente. O paciente descreve seus sintomas, e pode até mesmo enviar resultados de exames para o médico avaliar. 

Se for necessário, o médico ainda pode  interagir com outros especialistas, para discutir o caso do paciente e estabelecer um diagnóstico. 

Medicamentos ou tratamentos também podem ser prescritos após a teleconsulta.

Porém, a limitação desta modalidade está no fato de não ser possível examinar o paciente, como acontece na consulta presencial.

Saiba mais sobre o que é teleconsulta, no vídeo abaixo:

Para que serve a teleconsulta?

A teleconsulta serve para:

  • Triagem de pacientes, dessa forma as visitas a departamentos de emergência são reduzidas; 
  • Avaliação, monitoramento e acompanhamento de pacientes que não necessitem de atendimento presencial;
  • Reuniões e discussões técnicas entre médicos em diferentes localidades.

Como funciona a teleconsulta?

Como explicamos, a teleconsulta permite atender um paciente sem que ele esteja fisicamente no mesmo local que a equipe médica, com ajuda de suporte tecnológico. 

Essa interação entre médico e paciente é definida como síncrona, quando um atendimento acontece em tempo real.

É o caso das consultas realizadas por meio de chamadas de vídeo, áudio ou a troca de mensagens instantâneas.

Quando o atendimento se dá por meio de interação em horários diferentes, como quando você troca e-mails com seu médico e ele demora a responder, trata-se da forma assíncrona da teleconsulta.

O que preciso saber para realizar uma teleconsulta?

Agora que já sabe o que é teleconsulta e como ela funciona, deve estar ciente de que para realizá-la você deve:

  • Ter conhecimentos básicos no uso de tecnologias. Isso é importante tanto para os profissionais que vão oferecer as teleconsultas, quanto para os pacientes; 
  • Pesquisar instituições que estão oferecendo esse tipo de serviço; 
  • Compreender as limitações da teleconsulta e ter certeza de que uma consulta presencial não é preferível no seu caso. 

Quais são os requisitos para executar uma teleconsulta?

Se você é profissional de saúde e deseja executar uma teleconsulta, os seguintes pré requisitos são necessários:

  • Conexão com a internet e um provedor que ofereça um serviço com o qualidade mínima exigida; 
  • Computador adequado, com recursos de áudio e vídeo e dispositivos de transmissão. 
  • Entender de softwares específicos que permitem a teleconsulta (por exemplo: ferramentas de conferência como Skype, Zoom, FaceTime, entre outros). 

Também é recomendado:

  • Ter um telefone, caso a comunicação da videoconferência seja interrompida;
  • Não ter outros aplicativos abertos que interferem na velocidade da conexão ou comunicação com a Internet.

Teleconsultas e pandemias

As teleconsultas são essenciais em cenários de pandemia, nos quais as autoridades podem impor isolamento comunitário, limitar meios de transporte etc., para evitar a transmissão da doença. 

Além disso, neste cenário, as unidades de saúde podem ficar sobrecarregadas e ter capacidade insuficiente para fornecer tratamento adequado para aqueles que mais precisam de cuidados. 

As teleconsultas são uma forma segura e eficaz de avaliar os casos suspeitos e orientar o diagnóstico e tratamento do paciente, de forma remota, minimizando o risco de transmissão de doenças e a sobrecarga de hospitais e outros centros de atendimento.

Teleconsulta no Brasil

A primeira tentativa de regulamentação da Telemedicina no Brasil foi a Resolução CFM nº 1.643/2002, que exigia estrutura e qualificação para oferecer esse tipo de atendimento.

Logo depois, a Resolução CFM nº 1.821/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM), previa normas para telessaúde, mas com restrições à prática da teleconsulta. 

Em 2018, o CFM publicou a Resolução 2.227/18 , que aprovava a realização de teleconsultas. Entretanto, a norma acabou sendo revogada após alguns dias.

No início de 2020, com a eclosão da pandemia de Covid-19, o CFM e o Ministério da Saúde, por meio da portaria 467, autorizaram ações de Telemedicina, em caráter provisório, a fim de criar medidas de combate à disseminação do vírus.

Pouco depois, em abril, foi promulgada a primeira lei no Brasil que regulamenta o uso da Telemedicina, incluindo a teleconsulta, a Lei Federal número 13989/20.

De acordo com essa lei, as teleconsultas devem seguir os mesmos padrões normativos e éticos do atendimento presencial, inclusive em relação a valores cobrados.

Quando optar pela teleconsulta?

Em casos nos casos nos quais não há emergência médica, a teleconsulta se adequa perfeitamente.

Porém, caso tenha sintomas mais graves, não deixe de procurar o serviço presencial de saúde, pois isso pode colocar sua vida em risco. 

Isso vale até mesmo em cenários de pandemia, como o que vivemos atualmente. 

Mesmo que você precise se expor ao vírus ao se dirigir a um hospital, não deixe de fazê-lo se sentir algo que não consiga gerenciar sozinho, em casa.

Caso o médico solicite algum exame, saiba que há recursos que permitem que esse laudo chegue até ele, sem você precisar se deslocar até seu consultório.

A Eigier, por exemplo, conta com o suporte de uma Central de Laudos 24/7, onde atuam somente radiologistas com título de especialista.

Esses laudos e respectivas imagens são disponibilizados no nosso site, com fácil acesso para o médico e o paciente.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

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