Qual o preparo para ultrassom da tireoide? Saiba quais são as exigências para o exame
Se chegou aqui porque deseja saber em detalhes qual o preparo para ultrassom da tireoide, então está no lugar certo. Acompanhe o artigo e saiba tudo o que você precisa fazer!
Quando vai a uma consulta de rotina, provavelmente entra no consultório despreocupado, afinal, anda tudo bem com você. Aí então, depois de uma conversa com seu médico e algumas perguntas, ele resolve pedir uma bateria de exames que você nem imaginava precisar.
Essa é uma situação comum, mas que sempre vem com aquele frio na barriga, principalmente quando você não conhece algum dos procedimentos solicitados, não é mesmo?
Mas saiba que esse receio não deve ser um impedimento para realizar o seu exame. Muitas vezes os médicos pedem esses testes apenas para ter certeza que está tudo certo com sua saúde.
E, caso ele suspeite de algo, saiba que enfrentar o seu medo e realizar o procedimento o quanto antes vai fazer toda a diferença para que você tenha o melhor tratamento possível.
Saiba que a melhor maneira de enfrentar essa situação é se informando. Então continue lendo, descubra o que você precisa fazer para realizar o seu exame e coloque sua saúde em dia!
Qual o preparo para ultrassom da tireoide?
Use roupas confortáveis e folgadas e que deixem exposta a área a ser examinada (região do pescoço). Antes do procedimento você ainda deve remover suas jóias, se estiver usando alguma.
Não é exigido nenhum outro preparo para ultrassom da tireoide.
Pode ser que seu médico sugira o uso de contraste na corrente sanguínea para melhorar a qualidade das imagens da ultrassonografia.
Se for o caso, isso será feito com uma injeção rápida, aplicada pela equipe de enfermagem da clínica onde vai realizar o exame, alguns minutos antes do procedimento.
Como é um ultrassom da tireoide?
O técnico de ultrassom coloca um travesseiro ou uma almofada na parte de trás do seu pescoço para inclinar sua cabeça e expor sua garganta.
Você pode se sentir desconfortável nessa posição, mas geralmente não é doloroso. Em alguns casos, você pode se sentar na posição vertical durante o ultrassom.
O técnico passa um gel na sua garganta, o que ajuda a sonda de ultrassom, ou transdutor, a deslizar sobre a pele. O gel pode parecer um pouco frio quando aplicado, mas o contato com a pele o aquece.
O transdutor é então movido para frente e para trás sobre a área onde sua tireoide está localizada. O processo não é doloroso, mas comunique ao técnico se sentir algum desconforto.
As imagens ficam visíveis em uma tela e são usadas para garantir que o radiologista tenha uma visão clara da tireoide para avaliação.
Os técnicos não têm permissão para diagnosticar ou explicar os resultados do ultrassom, portanto, não peça para que façam isso. Você vai ter acesso ao laudo alguns dias após o exame e deve compartilhá-lo com seu médico.
Um ultrassom da tireoide não está associado a nenhum risco e você pode retomar suas atividades normais assim que o procedimento terminar.
Entendendo os resultados do ultrassom da tireoide
O seu médico geralmente analisa os resultados antes de consultar você sobre possíveis testes de acompanhamento ou condições que podem ser indicadas pelo ultrassom.
Em alguns casos, seu ultrassom pode mostrar imagens de nódulos que podem ou não ser cancerígenos ou conter microcalcificações, que geralmente estão associadas ao câncer.
Mas, de acordo com um estudo da Trusted Source, o câncer é encontrado em apenas 1 de cada 111 exames de ultrassom, e mais da metade das pessoas cujos resultados mostraram nódulos da tireoide não tinham câncer.
Nódulos pequenos provavelmente não são cancerígenos.
Acompanhamento após o ultrassom da tireoide
O acompanhamento depende dos resultados do ultrassom.
O seu médico pode solicitar uma biópsia se houver um nódulo suspeito. Durante esse procedimento, uma agulha longa e fina é inserida em um dos cistos encontrados na tireoide e seu líquido é extraído para ser testado em laboratório.
Você pode não precisar de cuidados adicionais se o ultrassom não mostrou anormalidades.
Entretanto, se você tem um histórico familiar de problemas da tireoide, o seu médico pode solicitar que faça ultrassonografias com mais frequência, a fim de detectar quaisquer sintomas de condições relacionadas à essa glândula desde o início.
Se o seu ultrassom revelar anormalidades, seu médico ainda pode solicitar outros exames para confirmar as condições que podem estar causando o problema.
Se você tem um cisto, nódulo ou tumor, o especialista pode recomendar uma cirurgia para removê-lo ou outro tratamento para qualquer condição ou câncer presente.
Os ultrassons são procedimentos rápidos, indolores e ajudam a detectar condições anormais ou estágios iniciais do câncer, otimizando as chances de cura.
Agora que já sei qual o preparo para ultrassom da tireoide, o que devo fazer?
Converse com seu médico se você acredita ter um histórico familiar de problemas da tireoide ou se está preocupado com algum sintoma que esteja sentindo, para iniciar um tratamento preventivo por ultrassom.
Lembre-se sempre de que os exames periódicos são uma ótima maneira de se manter em dia com a saúde, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações.
Agora que você já sabe qual o preparo para ultrassom da tireoide, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.