Como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral
O diagnóstico de um aneurisma cerebral é um momento delicado para o paciente que está recebendo a notícia. Hoje, os tratamentos possuem técnicas modernas, minimamente invasivas que impedem que o quadro evolua para um derrame, por exemplo. Mas como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral?
O procedimento é simples, mas requer bastante habilidade do médico, pois é um problema que acontece em uma área delicada.
O cérebro possui muitas interligações e qualquer intervenção cirúrgica na área deve ser feita com atenção.
Cada paciente com diagnóstico de aneurisma passa por um tratamento e intervenções diferentes. São analisadas as características do aneurisma, sua posição, dentre outros fatores para determinar sua intervenção.
Neste post vamos explicar como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral quando há a possibilidade de intervenção para evitar o rompimento. Confira!
GUIA de tratamento: como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral
O tratamento para o aneurisma cerebral é definido pelo neurologista. Quando é fechada que a abordagem será cirúrgica, existem duas possibilidades:
- a cirurgia convencional e;
- a cirurgia endovascular.
Vamos explicar como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral em cada um desses casos.
Cirurgia convencional
Esse tipo de cirurgia de aneurisma cerebral é a mais invasiva, exige anestesia geral e o paciente leva mais tempo para se recuperar.
Esse procedimento é feito através de uma craniotomia que consiste em abrir o crânio para realizar a clipagem do aneurisma com técnicas de microcirurgia precisas.
O clip é uma peça de metal pequena que é colocada no colo ou na base do aneurisma para impedir que o fluxo de sangue se acumule em seu interior.
A segunda abordagem cirúrgica que vamos explicar a seguir é a mais realizada hoje, porém existem casos em que a cirurgia convencional se faz necessária.
Dessa forma, o paciente fica internado no hospital por mais tempo para garantir uma recuperação adequada da cirurgia até ser liberado pelo médico para ir para casa.
Cirurgia endovascular
A cirurgia endovascular é uma técnica de cirurgia de aneurisma cerebral feita de maneira minimamente invasiva.
Em alguns casos, o procedimento é feito apenas com sedação e dura cerca de duas horas.
O neurocirurgião faz uma incisão na virilha por onde são conduzidos os cateteres que vão até o cérebro para colocar as peças que fazem o fechamento do aneurisma.
De acordo com a técnica seguida na cirurgia, algumas das peças utilizadas são stents ou espirais destacáveis (coils).
O nome dessa cirurgia de aneurisma cerebral por via endovascular é chamada de embolização.
O tempo de recuperação e internação é bem menor comparado ao convencional e pode ser realizado na maioria dos casos de aneurisma.
Recuperação pós-cirurgia
Quando acontece o rompimento e o sangramento é feita a cirurgia de aneurisma cerebral de emergência e isso prolonga o tempo do paciente no hospital e sua recuperação.
Já quando a cirurgia acontece de forma programada para evitar o rompimento e uma complicação do quadro, o paciente dica internado entre 48h e 72h. Dentro de uma semana, ele pode voltar para sua rotina normal, se todo procedimento correr bem.
A intervenção precoce com a cirurgia de aneurisma cerebral nos casos que permitem a abordagem diminuem as chances de sequelas neurológicas devido a derrames ou de hemorragias cerebrais.
Sintomas do aneurisma cerebral
Os aneurismas cerebrais menores não causam sintomas e são descobertos por acaso em exames de diagnóstico de imagem por outros motivos — enxaquecas, sinusites, etc.
Já os aneurismas maiores causam alguns sintomas neurológicos, pois a medida que crescem comprimem os nervos. Alguns sintomas são:
- dor de cabeça forte do tipo “a pior da sua vida”;
- fotofobia (sensibilidade à luz);
- tontura e dificuldade para andar súbitas;
- pescoço rígido;
- dor acima e atrás dos olhos;
- vista dupla ou borrada de repente.
Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure uma emergência médica imediatamente.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou angiografia do cérebro.
Após o exame, o neurologista vai definir como será o tratamento e assim é feita a cirurgia de aneurisma cerebral que melhor se encaixa ao caso.
É possível prevenir um aneurisma cerebral?
O surgimento do aneurisma cerebral não é associado a doenças ou fatores genéticos. Geralmente, sua causa é congênita, ou seja, se manifesta espontaneamente desde ou antes do nascimento. Alguns episódios traumáticos também podem gerar um aneurisma.
Com os avanços das pesquisas e estudos médicos, relaciona-se o surgimento do aneurisma a alguns hábitos e fatores como:
- Fumar;
- Usar de cocaína (principalmente) e outras drogas;
- Ter quadro de hipertensão arterial;
- Idade acima dos 40 anos;
- Tumores;
- Quadro de infecções, dentre outros.
Fazer os exames de check up anual é uma maneira de manter a saúde em dia, principalmente as mulheres que possuem uma tendência maior de desenvolver aneurismas.
Agende seus exames online
Agora que você já sabe como é feita a cirurgia de aneurisma cerebral, vai aprender como manter seus exames em dia e agendar facilmente de casa, usando a internet.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.