O que é e como é feito exame ergométrico?

Você sabe o que é e como é feito exame ergométrico? O teste de esteira, como é mais conhecido, é utilizado para diagnosticar muitas condições cardíacas antes que consequências mais graves, como um infarto, possam ocorrer. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, que incluem males do coração, são o principal motivo de mortes no mundo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2018, cerca de 169.557 brasileiros morreram por doenças cardiovasculares e 83.909 cirurgias cardíacas foram realizadas.

O diagnóstico precoce e o gerenciamento correto de qualquer problema no coração é fundamental para evitar complicações e ocorrências graves como um ataque cardíaco, por exemplo.

Continue lendo para saber como é feito exame ergométrico e como ele pode ajudar a avaliar sua saúde cardíaca!

O que é um teste ergométrico?

Um teste ergométrico é usado para determinar quão bem seu coração responde durante os momentos em que você está se esforçando mais.

Durante o teste, você será solicitado a se exercitar, normalmente em uma esteira, enquanto estiver conectado a uma máquina de eletrocardiograma (ECG), a fim de monitorar sua frequência cardíaca.

Teste ergométrico, para que serve?

Um teste ergométrico é usado para ajudar o médico a determinar se seu coração recebe oxigênio e fluxo sanguíneo adequado, principalmente quando mais precisa, que é quando você se exercita.

Ele pode ser solicitado para avaliar pessoas que tenham sofrido dores no peito ou que tenham outros sintomas de doença arterial coronariana.

Um teste de esforço também pode ser usado para ajudar a determinar seu nível de saúde, especialmente se você estiver iniciando alguma atividade física. Isso permite que seu médico avalie com qual nível de exercício você pode lidar com segurança.

Se você é fumante, tem mais de 40 anos ou tem outros fatores de risco para doenças cardíacas, converse com seu médico para ver se um teste ergométrico é uma boa ideia para você.

Quais são os riscos de um teste ergométrico?

Os testes de estresse são geralmente considerados seguros, principalmente porque são realizados em um ambiente controlado, sob a supervisão de um profissional médico treinado.

No entanto, existem alguns riscos raros, como:

  • dor no peito
  • desmaio
  • ataque cardíaco
  • arritmia cardíaca

No entanto, seu risco de sofrer essas reações durante o teste é baixo, pois seu médico vai examiná-lo com antecedência e avaliar se deve fazer o exame. 

As pessoas que correm o risco dessas complicações, como aquelas com doença cardíaca coronária avançada, raramente são solicitadas a fazer o teste.

Como se preparar para um teste ergométrico?

Além de saber como é feito o exame da esteira, também é preciso entender como se preparar para esse teste.

Antes do exame, seu médico vai realizar um exame físico em você e perguntar sobre seu histórico completo de saúde. 

Nesse momento, informe ao médico sobre: 

  • Seus sintomas, especialmente dores no peito ou falta de ar.
  • Condições que possam dificultar o exercício, como articulações rígidas devido à artrite.
  • Se você tem diabetes, porque o exercício afeta o açúcar no sangue, então pode ser necessário monitorar seus níveis de glicose durante o teste.

No dia do teste, certifique-se de usar roupas e sapatos confortáveis, apropriados para atividade física.

O seu médico dará instruções completas sobre como se preparar, podendo incluir:

  • Evitar comer, fumar e ingerir bebidas com cafeína por três horas antes do teste.
  • Parar de tomar certos medicamentos (só faça isso sob orientação médica).
  • Relatar quaisquer dores no peito ou outras complicações que notar no dia do teste.

Como é feito exame ergométrico?

Antes de começar a se exercitar, você será conectado à máquina de eletrocardiograma. Vérios eletrodos serão colados em sua pele, na região torácica. 

O seu médico ou enfermeiro verificará sua frequência cardíaca e sua respiração antes de começar o exercício. 

O seu médico também pode fazer com que você respire em um tubo para testar a força dos seus pulmões.

Vai começar o teste andando devagar em uma esteira, a velocidade e o grau de dificuldade aumenta à medida que o teste continua.

Se você tiver alguma dificuldade, especialmente dores no peito, fraqueza ou fadiga, pode pedir para interromper o teste.

Quando seu médico estiver satisfeito com seus resultados, você poderá parar de se exercitar. Seu batimento cardíaco e sua respiração continuarão sendo monitorados por um curto período de tempo.

Veja mais detalhes sobre como é feito exame ergométrico:

Acompanhamento pós teste ergométrico

Após o teste da esteira, você receberá água e será solicitado a descansar. Se sua pressão arterial aumentar durante o exame, um enfermeiro assistente vai monitorá-lo até que ela se normalize.

Já com o exame em mãos, seu médico vai analisar os resultados com você. O teste pode revelar ritmos cardíacos irregulares ou outros sintomas que indicam doença arterial coronariana, como artérias bloqueadas.

Se o seu médico determinar que você tem problemas cardíacos, ele pode iniciar seu tratamento ou então solicitar mais testes para reforçar o diagnóstico.

As doenças cardíacas são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente.

Agora que você já sabe como é feito exame ergométrico, se acha que pode estar em risco, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos. 

Acessado o site da Eigier Diagnósticos, você pré-agenda seus exames online, com conforto e segurança. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: