Como saber se estou ovulando? Veja 4 dicas poderosas para descobrir

Uma pergunta frequente entre as mulheres, tanto por parte daquelas que querem engravidar, quanto das que querem evitar a gravidez é: “Como saber se estou ovulando?”

Preocupação natural, já que o primeiro passo para conceber é garantir que o óvulo e o esperma possam se encontrar ou, no caso de quem não deseja que isso aconteça, que eles não se encontrem.  

O corpo geralmente libera um ovo por mês em um processo chamado ovulação e ele precisa ser fertilizado logo depois. 

O período com maior probabilidade de gravidez é na própria data da ovulação e nos cinco dias que a antecedem, já que o esperma pode sobreviver por alguns dias dentro do corpo e fica “esperando” pelo óvulo. 

Por isso, entender o ciclo menstrual, observando os diferentes sinais do corpo para saber o momento da ovulação, é fundamental para saber quando o sexo pode culminar em uma gestação.

Há algumas maneiras de você saber se está ovulando, como vai descobrir no artigo. Continue acompanhando!

1) Como saber se estou ovulando? Antes de tudo, entenda o seu ciclo!

Algumas pessoas pensam que ciclo menstrual e período menstrual são a mesma coisa, mas não são. Um período é quando você sangra (ou menstrua) e o ciclo é todo o processo até isso acontecer.

Um ciclo menstrual começa no dia em que um período começa (dia 1 da menstruação) e termina no dia anterior ao próximo período. 

A duração de um ciclo é considerada normal se tiver entre 21 e 35 dias, mas ele pode variar entre as mulheres e de um ciclo para o outro. 

Como esse número pode ser diferente de mês para mês, pode ser útil calcular uma duração média, com base em três ciclos menstruais consecutivos, para estimar quando você tem mais probabilidade de ovular.

Você deve realizar esse cálculo da seguinte maneira:

O ciclo 1 foi de 28 dias; O ciclo 2 foi de 32 dias; O ciclo 3 foi de 27 dias

28 + 32 + 27 = 87

87 dividido por 3 = 29

Portanto, nesse caso, a duração média do ciclo menstrual é de 29 dias.

A ovulação acontece cerca de 14 dias antes do início do período. Por exemplo:

  • Se o seu ciclo menstrual médio é de 28 dias, você ovula por volta do 14º e seus dias mais férteis são o 12º, 13º e 14º.
  • Se o seu ciclo menstrual médio é de 35 dias, a ovulação ocorre por volta do 21º e os dias mais férteis são o 19º,20º e 21º.
  • Se você tem ciclos mais curtos, digamos 21 dias, a ovulação ocorre por volta do 7º e seus dias mais férteis são o 5º, 6º e 7º.

Veja um esquema de um ciclo menstrual de 28 dias no gráfico abaixo:

Fonte: https://calendarzone.in

Os dias no ciclo menstrual de uma mulher em que a gravidez é possível é conhecido como ‘janela fértil’. 

A ‘janela fértil’ depende da duração do ciclo, mas ela acontece no dia em que um óvulo é liberado do ovário (ovulação) e os cinco dias anteriores.

A ovulação ocorre quando um óvulo maduro é liberado do ovário e se move para baixo da Trompa de Falópio, onde pode ser fertilizado. 

Se o esperma estiver na Trompa de Falópio quando o óvulo for liberado, há uma boa chance de que a fertilização aconteça, criando um embrião, que pode se transformar em um bebê.

Tecnicamente, a gravidez só é possível se você fizer sexo durante esse período, principalmente nos três dias que antecedem e incluem a ovulação, que são os mais férteis. 

Entre 12 e 24 horas após o óvulo ser liberado, as chances da mulher engravidar são bem menores ou nulas, porque o ovo já não está mais na trompa de Falópio.

Isso acontece porque os óvulos e espermatozoides vivem apenas por um curto período de tempo:

  • Espermatozoides vivem por cerca de 5 dias.
  • Os óvulos só podem ser fertilizados por cerca 1 dia após serem liberados.

Eles precisam se reunir no momento certo para que a fertilização crie um embrião e, portanto, quase não há chance de uma gravidez acontecer se você tem relações íntimas antes ou depois de uma janela fértil. 

Entretanto, se você não quer ficar grávida de maneira nenhuma, é melhor contar com outros métodos contraceptivos, como a camisinha por exemplo.

Para facilitar o acompanhamento de seus ciclos menstruais, você pode utilizar gráficos, um diário ou algum aplicativo gratuito de monitoramento de período em seu smartphone, como por exemplo:

2) Passe a observar as mudanças em seu corpo!

Se, após entender como funciona o seu ciclo, você ainda se pergunta: “como saber se estou ovulando?” Então mostraremos a você alguns sintomas que podem ajudar a perceber quando está em seu período fértil e o momento da ovulação. Confira!

Monitore sua temperatura basal

Seus níveis hormonais mudam ao longo do seu ciclo menstrual.

Durante a primeira metade, os ovários produzem estrogênio e, quando os níveis desse hormônio ficam altos o suficiente, o óvulo é liberado. 

Depois disso, seu corpo começa a produzir progesterona, fazendo sua temperatura subir levemente.

Antes da ovulação, sua temperatura basal, que é a temperatura mais baixa de seu corpo em um período de 24 horas (assim que você acorda) fica entre 36,2 e 36,5 graus Celsius, podendo variar de pessoa para pessoa. 

Dois ou três dias depois de ovular, as mudanças hormonais provocam um aumento de 0,2 a 0,5 grau. 

Entretanto, se a temperatura subir um dia ou outro, mas não se mantiver mais elevada durante alguns dias, provavelmente você ainda não ovulou.

Normalmente, no dia em que a menstruação desce, a temperatura cai. E, na gravidez, ela se mantém mais alta até o fim da gestação.

Se você mantiver a medição por alguns meses, poderá observar um padrão que é exibido quando você ovula. Isso irá ajudá-la a reconhecer sua janela fértil. 

Para auxiliar a leitura desses dados, você pode preencher um gráfico com as temperaturas do mês todo para usar em uma análise posterior.

Observe sua secreção (muco) vaginal

Seus hormônios também alteram a textura do muco cervical, o líquido pegajoso que sai do colo do útero. 

À medida que seu corpo se prepara para ovular, você libera mais secreção e ela fica mais elástica e escorregadia, como claras de ovos cruas. 

A textura ajuda o esperma a nadar dentro do seu corpo. Quando seu muco estiver assim, você deverá estar na sua janela fértil.

Observe o seu colo uterino

O colo do útero é a ligação entre o interior do útero e a vagina e sua textura muda de acordo com o período do seu ciclo menstrual.

Para sentí-lo, é preciso introduzir um dedo na vagina, até encontrar o “fundo” dela. 

Pouco antes da ovulação, o colo do útero tem a mesma textura de seus lábios e, depois disso, ele parece mais duro, como a ponta do nariz. Outra mudança que acontece é em sua posição. 

Com o tempo, você vai conseguir notar que quando está perto de ovular seu colo uterino fica mole, mais alto, aberto e úmido, sendo mais difícil alcançá-lo com o dedo.

Após a ovulação, ele se torna firme, mais baixo, fechado e seco e, com isso, fica mais fácil atingir o “fundo” da vagina.

Outros sintomas

Sabia que é possível sentir-se ovular? Algumas mulheres sentem uma leve pontada no momento da liberação do óvulo, conhecida como “dor do meio”, já que costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual. 

As alterações hormonais da ovulação também podem gerar um pequeno sangramento, semelhante à menstruação, mas de volume bem menor, como uma pequena mancha na calcinha.

Seu desejo sexual também pode ficar maior quando está ovulando. Além disso, repare em:

  • mudanças no apetite, 
  • mudanças nos hábitos intestinais, 
  • alterações de humor,
  • aumento da autoconfiança. 

Essas características podem indicar que você está ovulando. Porém, você só vai conseguir estabelecer um padrão se começar a observar (e anotar) essas mudanças por alguns ciclos consecutivos.

Veja mais detalhes sobre período fértil e sintomas da ovulação neste vídeo da Dra Letícia Piccolo:

3) Você também pode usar kits de previsão de ovulação 

Esses testes, que você pode comprar em farmácias, dão uma ideia mais precisa de quando esperar sua janela fértil. 

Eles testam sua urina para medir seus níveis de hormônio luteinizante (LH), que aumentam nas 24 a 36 horas antes da ovulação.

Os kits têm tiras de teste suficientes para permitir que você verifique seus níveis de LH várias vezes durante o ciclo menstrual. 

Comece a testar alguns dias antes de pensar em ovular e repita algumas vezes nos próximos dias para identificar o dia exato. Quando seus níveis de LH estiverem mais altos, você está na sua janela fértil.

No entanto, existem algumas ressalvas quanto aos testes de ovulação: Embora eles detectem um aumento no hormônio LH, em alguns casos, eles não podem confirmar se a ovulação realmente ocorre um ou dois dias depois. 

Isso acontece porque algumas mulheres podem elevar a taxa desse hormônio, mas não liberar um óvulo, configurando algo conhecido como Síndrome do Folículo Luteinizado Não Roto (LUF).

Em outros casos, a mulher pode experimentam falsos surtos de LH durante os quais o hormônio luteinizante apresenta pequenos picos antes de atingir o pico máximo. Isso é muito comum em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

4) Ultrassons também podem lhe dizer quando está ovulando

Muitas mulheres com ciclos irregulares ainda podem estar se perguntando: “Afinal, como saber se estou ovulando?”

Se desejam aumentar suas chances de engravidar, o ultrassom é uma ótima opção para monitorar sua janela fértil e descobrir a data certa da ovulação.

Com o exame, o médico observa as alterações nos ovários, que ficam mais volumosos à medida que os folículos se preparam para liberar o óvulo, e nas paredes do útero, que se tornam mais espessas para receber o embrião.

Os ultrassons (transvaginais) devem ser realizados algumas vezes a partir do início do ciclo menstrual, com um intervalo de alguns dias entre um e outro, em datas especificadas pelo médico que a acompanha. 

Quando o ovário estiver prestes a liberar o óvulo, o especialista vai orientar o casal a ter relações com mais frequência para aumentar as chances da gravidez acontecer.

Conheça outros tipos de exames para detectar a ovulação neste artigo.

Agora que você já aprendeu como saber se está ovulando e que o ultrassom e outros testes podem ajudá-la com isso, aproveite e acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online seus exames, com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: