Como saber se tenho problema no coração? Principais sintomas e exames para descobrir

O estresse pode ocasionar uma crise de ansiedade e, com ela, surgem sintomas como palpitação e falta de ar. Porém, esses sinais também podem indicar um problema cardíaco. Então, como saber a diferença? Como saber se tenho problema no coração ou se é apenas  ansiedade? 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, sendo responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados. 

Entretanto, quando as doenças cardíacas são diagnosticadas precocemente, é possível evitar complicações mais graves como o infarto e outras condições que podem ser fatais.

Continue lendo para entender como você descobre se tem problemas no coração, através dos sintomas e exames!

Como saber se tenho problema no coração | 10 Sintomas

1) Desconforto no peito

É o sinal mais comum de perigo no coração. Se você tem uma artéria bloqueada ou está sofrendo um ataque cardíaco, pode sentir dor, aperto ou pressão no peito.

A sensação geralmente dura mais do que alguns minutos e pode acontecer quando você está em repouso ou quando está fazendo algum esforço físico.

Se é apenas uma dor muito breve, ou se é um ponto que dói mais quando você o toca ou pressiona, provavelmente não é o seu coração. 

2) Náusea, Indigestão, Azia ou Dor de Estômago

Algumas pessoas têm esses sintomas durante um ataque cardíaco e podem até vomitar. As mulheres são mais propensas a relatar esse tipo de sintoma do que os homens.

Obviamente, uma dor de estômago pode acontecer por outros motivos que não têm nada a ver com o seu coração. Afinal, pode ser algo que você comeu ou até mesmo ansiedade. 

Portanto, se você tem fatores de risco para problemas cardíacos ou tem outros sintomas de problema no coração, aí sim você deve se preocupar e procurar um médico.

3) Dor que se espalha no braço

Outro sintoma clássico de ataque cardíaco é a dor que irradia para o lado esquerdo do corpo.

Quase sempre começa no peito e se move para as outras partes, mas alguns pacientes têm principalmente dores no braço.

4) Tontura

Muitas coisas podem fazer você perder o equilíbrio ou desmaiar por um momento. Alimentação insuficiente, se levantar rápido demais etc.

Porém, se você se sentir tonto e também sentir desconforto no peito ou falta de ar, chame um médico imediatamente.

Isso pode significar que sua pressão arterial caiu porque seu coração não é capaz de bombear do jeito que deveria.

5) Dor de garganta ou mandíbula

Por si só, a dor na garganta ou na mandíbula provavelmente não está relacionada ao coração. Provavelmente, é causada por um problema muscular, um resfriado ou um problema de sinusite.

Mas, se você sentir dor ou pressão no centro do peito que se espalha na garganta ou na mandíbula, isso pode ser um sinal de um ataque cardíaco. 

6) Cansaço sem motivo

Se de repente você se sentir cansado ou sem fôlego depois de fazer algo que não tinha problemas em fazer, como tomar banho ou carregar suas compras até o carro, marque uma consulta imediatamente.

Esses tipos de mudanças significativas são mais importantes do que qualquer pequena dor que você possa estar sentindo.

Exaustão extrema ou fraqueza inexplicável, às vezes por dias seguidos, pode ser um sintoma de doença cardíaca, especialmente para as mulheres.

7) Sudorese

Suar frio sem motivo óbvio pode sinalizar um ataque cardíaco. Se isso acontecer junto com algum desses outros sintomas, ligue para a emergência para chegar ao hospital imediatamente. Não tente dirigir sozinho.

8) Uma tosse que não para

Na maioria dos casos, isso não é um sinal de problemas cardíacos. Entretanto, se você tem uma doença cardíaca ou corre risco de ter, preste atenção a esse sintoma.

Se você tiver uma tosse prolongada que produz muco branco ou rosa, pode ser um sinal de insuficiência cardíaca. 

Isso acontece quando o coração não consegue acompanhar as demandas do corpo, fazendo com que o sangue vaze de volta para os pulmões.

9) Pernas, pés e tornozelos inchados

Isso pode ser um sinal de que seu coração não bombeia sangue da maneira como deveria. Quando o coração não consegue bombear rápido o suficiente, o sangue recua nas veias e causa inchaço.

A insuficiência cardíaca também pode dificultar a remoção de água e sódio do corpo pelos rins, o que pode levar ao inchaço.

10) batimento cardíaco irregular

É normal o seu coração disparar quando você está nervoso ou animado com alguma coisa. Mas, se sentir que ele está batendo forte por muito tempo, ou se isso acontecer com frequência, informe o seu médico.

Na maioria dos casos, isso é causado por algo fácil de corrigir, como muita cafeína ou pouco sono. Mas, ocasionalmente, pode sinalizar uma condição chamada fibrilação atrial que precisa de tratamento. 

Conheça mais detalhes, no vídeo abaixo, sobre como saber se tem problema no coração pelos sintomas:

Como saber se tenho problema no coração | 7 Exames

A primeira coisa que você deve fazer para saber se tem problemas no coração é procurar um médico.

Se acha que tem sintomas que podem ser sinal de alguma doença cardíaca, marque uma consulta o mais breve possível.

No consultório, o médico vai conversar com você, perguntar sobre o que está sentindo, vai querer saber sobre seu histórico de saúde, se tem alguma doença, se toma medicações etc.

Além disso, ele vai realizar um exame físico, aferindo a pressão, auscultando seu coração, pulmões, dentre outras avaliações.

A partir disso, se ele considerar que você possa ter um problema cardíaco, vai solicitar uma série de exames para avaliar seu coração.

Além de exames de sangue e radiografia de tórax, os testes para diagnosticar doenças cardíacas podem incluir:

1) Eletrocardiografia (ECG)

O eletrocardiograma é um exame que registra os sinais elétricos do coração, através de eletrodos colocados na região do tórax.

É um teste simples, indolor e sem contraindicação, que auxilia o médico a detectar irregularidades no ritmo cardíaco e outros problemas no coração. 

O ECG pode ser feito em repouso ou enquanto a pessoa se exercita (eletrocardiograma de estresse).

Veja mais detalhes do exame no vídeo abaixo:

2) Holter cardíaco

O Holter é um tipo de eletrocardiograma feito com um dispositivo portátil, que a pessoa carrega junto ao corpo, geralmente por 24h, para monitorar sua frequência cardíaca.

Ele é importante para avaliar como seu coração trabalha enquanto você realiza suas atividades normais. 

Dessa forma, o exame é capaz de detectar irregularidades no ritmo cardíaco que não apareceriam durante um exame de ECG realizado no hospital.

Conheça mais detalhes sobre o exame:

3) Ecocardiografia

Este é um exame bem simples, que se resume basicamente a uma ultrassonografia do coração, e é um dos mais utilizados para avaliação cardíaca.

O Ecocardiograma mostra imagens detalhadas da anatomia do coração, permitindo detectar alterações em sua estrutura e em seu funcionamento.

Leia também: O que é ecocardiograma? [tudo sobre o exame: definição, tipos, preparo e riscos]

Veja mais detalhes sobre o exame:

4) Teste ergométrico (teste da esteira)

Esse exame é feito enquanto o paciente se exercita, geralmente em uma esteira, para avaliar como o coração responde ao exercício. 

A avaliação é feita através do monitoramento da frequência cardíaca, utilizando eletrodos posicionados no peito.

Conheça os detalhes do exame:

5) Cateterismo cardíaco

Este é um exame mais delicado e invasivo, no qual é preciso inserir um cateter em uma artéria do paciente.

O objetivo do teste é obter imagens detalhadas do coração, medir as pressões nas câmaras cardíacas e visualizar o fluxo sanguíneo através do coração, vasos sanguíneos e válvulas. 

Saiba mais sobre o exame assistindo ao vídeo:

6) Tomografia

A tomografia é um exame muito utilizado para avaliação cardíaca, pois permite detectar a placas calcificadas nas artérias coronárias, o que é indicativo de aterosclerose ou doença arterial coronária.

Veja como funciona o exame:

7) Ressonância magnética (RM)

Um dos mais completos exames de avaliação cardiológica, a ressonância magnética é um teste seguro, não invasivo e indolor, com tecnologia capaz de criar registros tridimensionais do coração.

A partir das imagens produzidas, são coletadas informações sobre o volume, câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), válvulas cardíacas e superfície do órgão.

Leia também: Ressonância magnética do coração: como é feita e como se preparar

Veja como o exame funciona:

E então, as informações do artigo te ajudaram a responder à pergunta “Como saber se tenho problema no coração”? 

Se depois de tudo o que leu aqui, você acha que realmente pode ter alguma doença cardíaca, então procure um médico e converse sobre suas preocupações.

O quanto antes a doença coronariana for detectada, menores as chances de surgirem complicações mais graves. 

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online os exames para saber como anda a saúde do seu coração. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: