Como ter mais leite materno: 7 dicas para estimular a produção
Na fase pós-parto, o aleitamento materno é uma das etapas mais delicadas e importantes para mulher. E muitas se preocupam desde a gestação em como ter mais leite materno para alimentar seu bebê.
Antes de tudo, não encare a amamentação como uma preocupação — pois isto gera ansiedade e estresse que são prejudiciais nessa fase.
Ter muito leite ou não depende de uma série de fatores e há muitas maneiras naturais de estimular a produção.
Neste post, você vai conferir algumas dicas de como ter mais leite materno se estiver com problemas de lactação. Continue lendo!
7 dicas de como ter mais leite materno
A produção de leite é um processo de livre demanda que quanto mais o bebê mamar, mais estímulo o corpo tem para continuar produzindo.
Para aprender como ter mais leite materno é fundamental entender como funciona o processo de lactação.
Um dos pontos principais para acelerar a produção é evitar o acúmulo de leite no peito, ou seja, dar de mamar diretamente ou retirar o leite com bombinhas de sucção elétricas ou manuais.
Entendida essa dinâmica principal, aqui estão outras dicas de como ter mais leite materno para alimentar seu bebê:
1 – Fazer a pega da mama corretamente
Se uma das formas de como ter mais leite materno é o estímulo para ele ser produzido, seu bebê é a peça principal desse sistema.
Isso porque através da pega e da sucção corretas da mama, o bebê consegue se alimentar até esvaziá-la completamente.
Assim, o corpo recebe a mensagem de que é hora de repor o estoque de leite daquele seio.
Se a pega não está certa, o bebê acaba mamando pouco e larga o peito antes do tempo, o que faz com que a produção de leite diminua.
Além da pega e da sucção, fique atenta a posição do bebê na hora da amamentação para que seja confortável (para ele e para você) e não deixe que ele durma durante a mamada.
Assista ao vídeo abaixo de como fazer o encaixe ideal entre mãe e bebê na amamentação:
Especialistas recomendam que o bebê mame logo após o nascimento para que ele aprenda a fazer a pega correta da mama desde os primeiros minutos de vida.
Além de ajudar a ter mais leite materno ao longo dos meses, com a pega correta o bebê fica bem alimentado e cresce saudável.
2 – Não interromper a amamentação
Os primeiros meses do puerpério são difíceis para as mamães e, por isso, toda a ajuda é bem vinda para manter a amamentação por livre demanda.
Deixe o bebê mamar até que ele se sinta satisfeito e espere esvaziar um seio para oferecê-lo outro.
É importante para ter mais leite materno não fazer interrupções para não atrapalhar o bebê e desestimular a produção.
Em média, procure amamentar pelo menos a cada 1,5-2 horas durante o dia e pelo menos a cada 3 horas durante a noite.
Porém, fique atento às necessidades do seu bebê e acompanhe o ganho de peso nas consultas com o pediatra para manter a frequência ideal para ele.
3 – Alternar os lados
Todas as dicas de como ter mais leite, envolvem melhorar a interação entre mãe e bebê para mantê-lo atento enquanto mama.
Então se o bebê pegar no sono ou perder o interesse por mamar, tire-o da zona de conforto trocando de seio ou mesmo de posição.
Você pode alterar até três vezes ou mais, de acordo com o comportamento da criança, e usar cada mama pelo menos duas vezes a cada mamada.
Durante a sucção, segura o peito fazendo uma leve compressão para manter o bebê mamando por mais tempo.
4 – Evitar mamadeiras e chupetas
Esses acessórios interferem em como o bebê pega a suga o peito. Por isso, é importante manter o contato apenas com movimento da amamentação.
Caso o bebê precise de suplementos, use uma mini colher ou um conta gotas para administrá-los.
5 – Cuidar da própria saúde (física e mental)
Como falamos no início do texto, para ter mais leite materno é importante estar descansada e longe do estresse.
O cenário do puerpério é bastante desafiador e muitas mães se veem às voltas com muitas tarefas para lidar, além do bebê.
Nessa fase peça ajuda de familiares para conseguir descansar entre as mamadas e evitar as tarefas muito pesadas da casa.
Durma bem durante o período que conseguir e beba bastante água. A amamentação leva bastante da hidratação corporal e, por isso, recomenda-se beber um litro a mais do que o habitual — em torno de 3 litros por dia.
6 – Ter uma alimentação saudável
Se a alimentação durante a gestação deve ser saudável, após o parto esse hábito deve continuar.
E não se trata de comer certos alimentos para ter mais leite materno, o importante é escolher alimentos saudáveis que irão repor com eficiência a energia gasta na amamentação.
Você pode investir em um acompanhamento nutricional neste período para garantir que sua saúde esteja em dia e propícia a amamentação.
7 – Fazer compressas de água quente
As dificuldades com a amamentação estão ligadas a diversos fatores que variam de mulher para mulher. Desequilíbrio hormonal, formato das mamas, problemas anteriores a gravidez, são possíveis causas.
Alguns maneiras de como ter mais leite nesses casos é fazendo compressas de água quente entre as mamadas. O aquecimento favorece a vasodilatação e a atividade das glândulas mamárias. Massagens nas mamas também ajudam a incentivar a produção.
Quando o leite materno não está sendo suficiente?
A principal forma de identificar se o bebê está mamando o suficiente e se é preciso ter mais leite materno é acompanhando seu crescimento e ganho de peso.
Além disso, se seu bebê faz xixi e cocô normalmente, demonstra que suas atividades orgânicas estão normais.
Por isso, é importante manter a regularidade de visitas ao pediatra para acompanhar essa evolução nos primeiros meses de vida.
O bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno até os seis meses, quando começa a introdução de alimentos sólidos. A amamentação ainda pode continuar em paralelo até os dois anos de idade.
Mantenha esse vínculo com o seu bebê e crie uma rede de apoio para seguir sua jornada materna com alegria e sem cobranças.
Exames para mamãe e bebê
Precisa fazer algum exame no pós-parto, mas quer uma maneira prática e rápida de agendar seu horário sem perder a próxima mamada do bebê?
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.