7 dicas para aumentar a fertilidade masculina

Existem muitos fatores que causam a infertilidade no homem. Cada pessoa traz consigo algumas causas, mas alguns hábitos cotidianos também podem contribuir. Porém, algumas dicas para aumentar a fertilidade masculina podem ajudar a manter a saúde em dia.

Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que os homens são os responsáveis em 40% dos casos de infertilidade.

O levantamento também registrou que 15% dos casais no mundo que desejam engravidar não conseguem.

Por isso, os casais que estão tentando engravidar a pela menos um ano sem sucesso devem procurar orientação médica para fazer os exames para homem saber se pode ter filho.

Além dos exames, alguns hábitos de vida servem como dicas para aumentar a fertilidade masculina. Continue lendo e aprenda alguns.

LISTA | Dicas para aumentar a fertilidade masculina

fertilidade-masculina

1. Mantenha um peso saudável

Uma das dicas para aumentar a fertilidade masculina mais simples é equilibrar o peso corporal.

De acordo com seu biotipo físico, cada homem terá um peso ideal para se manter sadio. Para isso, é importante ter uma rotina de exercício físico e uma alimentação saudável.

O excesso de peso pode influenciar na regulação hormonal que é importante no sistema reprodutivo masculino e na qualidade do esperma em si.

2. Tenha relações sexuais seguras

Ao longo da vida, as pessoas têm diferentes parceiros e manter relações casuais seguras é fundamental com o uso de preservativo.

Essa é uma das dicas para aumentar a fertilidade masculina, pois diminui a chance de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.

Algumas DSTs como a gonorreia afetam a fertilidade masculina e podem dificultar uma gravidez futura.

O recomendado é diminuir a quantidade de parceiras sexuais e conversar com a parceira em relações monogâmicas para que ambos certifiquem-se de que não tem nenhuma doença. 

3. Escolha o lubrificante correto

Devido a vários fatores, muitos casais precisam usar lubrificantes nas relações sexuais. Porém, alguns produtos podem inibir os movimentos dos espermatozoides.

Isso diminuição dificulta a fecundação, podendo levar a dificuldades para engravidar a parceira. Nesse caso, o problema não é a fertilidade em si e sim um fator externo inibindo o processo natural. 

Um urologista ou ginecologista pode receitar o lubrificante adequado — existem produtos específicos para casais que tentam engravidar — e que não interferem na mobilidade dos espermatozoides.

Dica: lubrificantes a base de água interferem mais na movimentação dos espermatozóides. 

4. Siga uma dieta rica em peixes

Entre as carnes de origem animal, a do peixe é a mais saudável e também é uma das dicas para aumentar a fertilidade masculina.

Especialmente o atum e o salmão, ricos em ômega 3, contribuem para uma produção de espermatozoides de mais qualidade e quantidade.

Esse dado vem de um estudo da Harvard University, dos Estados Unidos, que ainda identificou que alimentos processados como os embutidos — presunto, salame, salsicha, dentre outros — são prejudiciais na formação e na qualidade dos espermatozoides. 

5. Evite fumar

Se você fuma, parar esse hábito é uma das dicas para aumentar a fertilidade masculina.

Isso porque os compostos químicos presentes no cigarro afetam o DNA das células, prejudicando a motilidade e diminuindo a produção de espermatozoides. 

Drogas ilícitas como a maconha, por exemplo, também interferem na formação dos espermatozóides, causando deformações no tamanho e no formato.

Tudo isso prejudica a fertilidade e a saúde de uma forma geral.

6. Controle o estresse

O estresse já é considerado pela medicina um problema crônico e que afeta tanto homens quanto mulheres.

O estresse e, consequentemente, a irritação prejudicam a produção dos hormônios reprodutivos masculinos e aumenta a circulação de radicais livres que interferem na saúde do organismo.

Nesse caso, a dica para aumentar a fertilidade masculina é ter momentos de “escape” da rotina, tendo momentos de lazer para se desligar do trabalho.

A meditação é uma técnica simples que pode ser inserida na rotina para manter a qualidade de vida.

7. Vá devagar com o consumo de bebida alcoólica

Esse é um hábito que muito homens têm, mas que podem influenciar diretamente a fertilidade masculina.

Álcool em excesso de maneira constante no organismo afeta os níveis de testosterona e diminui a produção de espermatozoide no organismo, além de afetar a qualidade dos mesmos.

Esta é uma das dicas para aumentar a fertilidade masculina mais delicadas e que cada pessoa deve seguir de acordo com seus princípios. 

Faça exames regulares para monitorar a saúde

Essas dicas para aumentar a fertilidade masculina contribuem para ter um estilo de vida saudável.

Porém, para ter certeza se existem algum problema que esteja afetando a fertilidade, é importante procurar um médico e fazer os exames adequados.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem

Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: