Diferença entre MAPA e Holter: indicações e importância de cada exame

Você sabe a diferença entre MAPA e Holter? Sabe para que serve e como funcionam esses exames?

Provavelmente você conhece alguma pessoa, em sua família ou trabalho, que precisou ficar o dia todo com um pequeno aparelho grudado no corpo para monitorar a pressão ou o ritmo cardíaco.  

Esses exames são indicados em casos de suspeita de hipertensão e problemas cardíacos e podem evitar complicações graves, como infarto e morte súbita.

Continue lendo para saber todos os detalhes e diferenças entre os exames de MAPA e Holter!

Qual a diferença entre MAPA e Holter?

MAPA e Holter são exames diferentes, mas podem ser complementares para o diagnóstico de algumas condições de saúde.

O exame de Holter monitora a frequência cardíaca de um paciente, enquanto o MAPA é a sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, ou seja, é utilizado para avaliar possíveis alterações na pressão.

Tanto o MAPA quanto o Holter utilizam um dispositivo portátil para realizar esse monitoramento, a fim de que ele seja feito enquanto o paciente realiza suas atividades cotidianas.

Como o MAPA é feito?

O aparelho é colocado no consultório médico e o paciente é liberado para realizar suas atividades normais, durante as 24h de monitoramento. Veja como é o aparelho:

As aferições geralmente são programadas para cada 15 a 30 minutos durante o dia e 30 a 60 minutos à noite, inclusive durante o sono. 

O aparelho armazena todas as suas leituras, que são analisadas pelo médico responsável para chegar ao seu diagnóstico.

Como o Holter é feito?

No Holter, o aparelho também é colocado em consultório, pelo médico. Neste exame, eletrodos são colocados sob a pele e conectados a uma espécie de monitor. Veja:

Enquanto o monitoramento ocorre, você deve registrar suas atividades e a hora que elas foram realizadas em uma espécie de diário, além de sintomas que você tenha sentido.

Os dados registrados no dispositivo e as anotações feitas serão avaliados, conjuntamente, para chegar ao seu diagnóstico.

Quando o MAPA é indicado?

Com este exame, o seu médico consegue entender as alterações que a sua pressão arterial sofre ao longo do dia. Isso o ajuda a:

  • Descobrir se você tem a “síndrome do avental branco”, que acontece quando a pressão fica alta no consultório, devido ao estresse da consulta, ou se ela realmente está alterada;
  • Avaliar se seus medicamentos estão funcionando bem, se você já for hipertenso e estiver em tratamento;
  • Verificar se durante o sono a pressão oscila demais e fica alta;
  • Ajudar a diagnosticar e tratar algumas formas de disautonomia, principalmente em casos de episódios imprevisíveis de pressão arterial muito baixa.  

Com base nos resultados do MAPA, o médico pode prescrever, alterar ou ajustar medicamentos e outros tratamentos adequados para cada caso.

Confira também: Hipertensão e Saúde Cardíaca | Como é feito o exame Mapa do coração?

E o exame de Holter?

O exame de Holter 24h ou 48h é indicado para avaliar a saúde cardíaca e pode ser solicitado pelo médico nos seguintes casos: 

  • Quando alguém tem sintomas que possam indicar problema no coração, como batimentos cardíacos irregulares ou desmaios inexplicáveis;
  • Para monitorar casos nos quais o paciente tem alguma doença cardíaca que aumenta o risco de alterações no ritmo cardíaco; 
  • Para avaliar a eficácia do tratamento em pacientes já diagnosticados, assim como ajustar doses de medicamentos etc.; 
  • Avaliar o funcionamento e a eficácia do marcapasso em pacientes implantados.

Confira também: Exame de Holter: o que é, para que serve e como é feito

Importância dos exames de MAPA e Holter

Agora que você já conhece a diferença entre MAPA e Holter, é preciso entender a semelhança desses exames, que está em sua importância para a prevenção de problemas graves como infarto e morte súbita.

O MAPA e as doenças cardiovasculares

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Essas condições podem evoluir para problemas graves e até fatais, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

No Brasil, apenas em 2017, foram registradas mais de 383 mil mortes por doenças cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso o monitoramento de sua pressão é tão importante, para chegar a um diagnóstico correto e iniciar seu tratamento, evitando o agravamento dessas condições. 

Holter e prevenção da morte súbita

A arritmia cardíaca, condição que faz o coração bater irregularmente, é a causa de mais de 320 mil mortes súbitas por ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

O Holter é um dos principais testes utilizados no diagnóstico desse problema. Portanto, caso seu médico suspeite dessa condição, não deixe de realizar esse exame.

Acessando o site da Eigier você pré-agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: