Qual a diferença entre promoção e prevenção da saúde?

Você sabe qual a diferença entre promoção e prevenção da saúde?

Enquanto a promoção da saúde tem como objetivo educar as pessoas para que elas façam escolhas saudáveis em suas vidas, a prevenção se concentra em esforços para reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças.

Neste artigo, você vai encontrar todos os detalhes sobre promoção e prevenção da saúde, além de conhecer exemplos de ações nos dois sentidos. Acompanhe!

Qual a diferença entre promoção e prevenção da saúde?

Os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças se concentram em manter as pessoas saudáveis. 

Os programas de promoção da saúde têm como objetivo envolver e capacitar indivíduos e comunidades a escolher comportamentos saudáveis ​​e fazer mudanças que reduzam o risco de desenvolver doenças crônicas e outras morbidades. 

Definido pela Organização Mundial da Saúde, promoção da saúde:

“Permite que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde. Ela cobre uma ampla gama de intervenções sociais e ambientais que são projetadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa, abordando e prevenindo as causas profundas da doença, não apenas focando no tratamento e na cura.”

Podemos definir a diferença entre promoção e prevenção da saúde da seguinte maneira: a prevenção de doenças se concentra em esforços específicos que visam reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças crônicas e outras morbidades.

Bem-estar está relacionado à promoção da saúde e prevenção de doenças. O bem-estar é descrito como as atitudes e decisões ativas tomadas por um indivíduo que contribuem para comportamentos e resultados positivos de saúde.

Os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças frequentemente abordam os determinantes sociais da saúde, que influenciam os comportamentos de risco modificáveis. 

Os determinantes sociais da saúde são as condições econômicas, sociais, culturais e políticas em que as pessoas nascem, crescem e vivem que afetam o estado de saúde. 

Os comportamentos de risco modificáveis ​​incluem, por exemplo, uso de tabaco, hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas.

As atividades típicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar incluem:

Comunicação

Conscientizar o público em geral sobre comportamentos saudáveis. Exemplos de estratégias de comunicação incluem anúncios de serviço público, feiras de saúde, campanhas na mídia de massa e boletins informativos.

Educação

Capacitar mudanças de comportamento e ações por meio de maior conhecimento. Exemplos de estratégias de educação em saúde incluem cursos, treinamentos e grupos de apoio.

Política, sistemas e meio ambiente

Fazer mudanças sistemáticas – por meio de leis, regras e regulamentos (política) aprimorados, componentes organizacionais funcionais (sistemas) e ambiente econômico, social ou físico – para incentivar, disponibilizar e possibilitar escolhas saudáveis.

Exemplos de esforços de promoção e prevenção da saúde

Prevenção da saúde

Os serviços e atividades de prevenção primária incluem:

  • Vacinação e profilaxia pós-exposição de crianças, adultos e idosos;
  • Disponibilização de informações sobre riscos comportamentais e médicos para a saúde e medidas para reduzir os riscos ao nível individual e populacional;
  • Inclusão de programas de prevenção de doenças nos níveis de atenção primária e especializada, como acesso a serviços preventivos (ex. Aconselhamento);
  • Suplementação nutricional e alimentar;
  • Educação em higiene bucal e serviços de saúde bucal.

A prevenção secundária inclui atividades como:

  • Programas de rastreamento de base populacional para detecção precoce de doenças;
  • Fornecimento de programas de saúde materno-infantil, incluindo rastreamento e prevenção de malformações congênitas; e
  • Fornecimento de agentes químio-profiláticos para controlar fatores de risco (por exemplo, hipertensão)

Promoção da saúde

  • Políticas e intervenções para abordar o tabaco, álcool, atividade física e dieta;
  • A intervenção dietética e nutricional também deve combater adequadamente a desnutrição, definida como uma condição que surge da ingestão de uma dieta na qual certos nutrientes são escassos, em excesso (ingestão excessiva) ou em proporções erradas;
  • Políticas intersetoriais e intervenções de serviços de saúde para abordar a saúde mental e o abuso de substâncias;
  • Estratégias para promover a saúde sexual e reprodutiva, inclusive por meio de educação em saúde e maior acesso à saúde sexual e reprodutiva e serviços de planejamento familiar;
  • Estratégias para enfrentar a violência doméstica, incluindo campanhas de conscientização pública; tratamento e proteção das vítimas; e ligação com a aplicação da lei e serviços sociais;
  • Mecanismos de apoio à promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Parcerias multissetoriais para promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Atividades educativas e de comunicação social que visam a promoção de condições, estilos de vida, comportamentos e ambientes saudáveis;
  • Reorientação dos serviços de saúde para desenvolver modelos de atenção que estimulem a prevenção de doenças e a promoção da saúde;
  • Comunicação de risco.

Saiba mais sobre a diferença entre promoção e prevenção da saúde no vídeo abaixo:

Qual a importância da promoção e prevenção da saúde?

Os esforços de promoção e prevenção da saúde:

  • Melhoram o estado de saúde de indivíduos, famílias, comunidades, estados e da nação;
  • Melhoram a qualidade de vida de todas as pessoas.
  • Reduzem as mortes prematuras.

Além disso, focar na prevenção e promoção da saúde reduz os custos (financeiros e humanos) que indivíduos, empregadores, famílias, seguradoras, instalações médicas, comunidades, o estado e a nação gastariam em tratamento médico.

Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor maneira de cuidar de sua saúde!

Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: