Ecocardiografia com doppler: o que é e como é feito o exame?

Na ecocardiografia com doppler, as ondas sonoras mudam de tom quando refletem as células sanguíneas que se movem através do coração e das veias. 

A ecocardiografia com doppler é um importante exame utilizado para verificar a saúde do coração e evitar complicações graves e até fatais como o ataque cardíaco.

No Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e muitos desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados. 

Apenas em 2017, foram registradas mais de 383 mil mortes por doenças cardiovasculares, segundo dados da SBC.

Por isso é tão importante se informar sobre as maneiras de verificar a saúde de seu coração e sobre os cuidados que você deve ter com esse órgão vital. 

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a ecocardiografia com doppler: o que é, para que serve e como o exame é feito.

Vamos lá?

O que é o exame de ecocardiografia com doppler?

Uma ecocardiografia, ou “eco”, é um tipo de exame de ultrassom utilizado para avaliar o coração e os vasos sanguíneos próximos.

É um teste geralmente solicitado por um cardiologista, mas também pode ser pedido por qualquer outro médico que suspeite de problemas em seu coração.

A ecocardiografia auxilia no diagnóstico e monitoramento de certas condições cardíacas, verificando a estrutura do coração e seus vasos sanguíneos, analisando como o sangue flui através deles e avaliando as câmaras de bombeamento do músculo cardíaco.

O exame pode ajudar a detectar inúmeros problemas no coração, tais como:

Esse teste também pode ajudar seus médicos a decidirem sobre o melhor tratamento para essas condições.

Na ecocardiografia com doppler, as ondas sonoras mudam de tom quando refletem as células sanguíneas que se movem através do coração e das veias. 

Essas alterações (sinais Doppler) auxiliam o médico a medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco.

Além disso, na ecocardiografia com doppler colorido, a passagem do sangue através do coração fica colorida no monitor, ajudando a identificar qualquer problema em seu fluxo. Como você pode observar na figura abaixo:

ecocardiografia com doppler

O Doppler é usado na ecocardiografia para verificar problemas de fluxo sanguíneo e pressão nas artérias do coração que as técnicas de ultrassom tradicionais podem não detectar.

Como é feito o exame de ecocardiograma com doppler?

A ecocardiografia com doppler mais simples é a transtorácica, na qual a sonda de ultrassom (transdutor) é movida pelo peito do paciente, com a ajuda de um gel condutor, pela região onde está localizado o músculo cardíaco. 

Esse método também pode ser utilizado para um teste conhecido como ecocardiografia de estresse

A diferença é que, nesse tipo de exame, o paciente é submetido a exercícios físicos ou medicamentos para estimular o coração e as imagens são feitas antes e depois dessas atividades, para avaliar a reação a esses estímulos.

Ecocardiografia transesofágica

Em outros casos, a imagem do coração pode não estar clara por conta de obesidade, do tórax ou de doenças pulmonares. Nesses casos, um médico pode realizar uma ecocardiografia transesofágica. 

Para este teste, o paciente é sedado e um transdutor especial é inserido pela garganta do paciente, movido através do esôfago e alocado próximo à região cardíaca. A partir daí, as ondas sonoras são direcionadas para o coração.

Ecocardiografia com doppler tem preparo específico?

Geralmente, nenhuma preparação é necessária para uma ecocardiografia com doppler, utilizando o método transtorácico. 

Entretanto, antes de uma ecocardiografia transesofágica, é solicitado aos pacientes que se abstenham de comer por pelo menos 8 horas.

Veja mais detalhes do exame no vídeo abaixo:

As doenças cardíacas são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente, portanto, agora que você já sabe como é feita a ecocardiografia com doppler, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos.

Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor maneira de cuidar de sua saúde!

Mantenha hábitos saudáveis: exercite-se, alimente-se bem, cuide de sua saúde mental e realize um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas. 

Um simples teste solicitado em uma consulta de rotina pode salvar sua vida, ao possibilitar diagnosticar precocemente uma doença.

Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: