Quais os efeitos do exame de lactose e o que é comum sentir depois do procedimento

Os efeitos do exame de lactose vão variar de pessoa para pessoa de acordo com o nível de intolerância que o indivíduo tem à substância. Entre os mais comuns normal dar diarreia após exame de lactose.

Efeitos do exame de lactose

Como dissemos acima, não se preocupe, é normal dar diarréia após exame de lactose.

Por causa dos efeitos do exame de lactose, após a realização do mesmo, pode ser sugerido que se realize refeições leves, sem lactose e que ajudem o organismo na recuperação, principalmente se houver a presença dos sintomas de intolerância.

Mas, porque é normal dar diarréia após exame de lactose?

Como é necessária a ingestão de uma dose concentrada de lactose para que se realize o exame, é normal o surgimento de algum desconforto.

Por causa dos efeitos do exame de lactose, o paciente pode apresentar alguns dos sintomas que são comuns à intolerância, tais como:

  • estufamento na área do estômago,
  • azia,
  • refluxo,
  • vômitos,
  • sensação de má digestão;
  • dor de cabeça,
  • diarreia ou constipação,
  • flatulência (excesso de gases),
  • fraqueza,
  • inchaço e dor abdominal.

Após o exame, a tendência é que se normalize os efeitos do exame de lactose e que desapareçam, após a ingestão de outros alimentos. 

Agora que você conhece os efeitos do exame de lactose, vamos conhecer mais sobre:

  • o que é lactose;
  • o que é intolerância a lactose;
  • os tipos de exame para identificar a intolerância a lactose.

O que é Lactose?

Lactose é um tipo de açúcar que está presente no leite e seus derivados e que é produzida apenas nas glândulas mamárias dos mamíferos.

Ela é a razão pela qual sentimos aquele sabor levemente adocicado no leite.

Portanto, leites de origem vegetal como o de soja são livres de lactose.

No nosso organismo, esse açúcar precisa ser digerido por uma enzima chamada lactase, que é produzida no intestino delgado e que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em moléculas menores: a glicose e a galactose, para que possam ser devidamente absorvidas.

Esse processo chama-se hidrolização ou hidrólise e faz com que essas moléculas se transformem em energia nas células do nosso corpo.

O problema é que quando o organismo não consegue produzir lactase em quantidade suficiente a digestão da lactose torna-se complicada, uma vez que a mesma chega ao intestino grosso inteira (não fragmentada), começando então a acumular, sendo fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico e gases.

Além disso, acontecerá a retenção de água, podendo causar:

  • desconforto abdominal;
  • cólicas;
  • náuseas;
  • gases;
  • diarréias.

EFEITOS DO EXAME DE LACTOSE

Quando procurar um médico?

A princípio, os sintomas como cólica, náuseas, diarréias poderão ser confundidos como um desconforto ou mal-estar estomacal.

É preciso ficar atento para a recorrência desses sintomas.

Observe se eles aparecem sempre que se faz a ingestão de laticínios, em um período compreendido entre meia hora e duas horas após o consumo. 

Esse pode ser um indicativo de intolerância à lactose.

É necessário procurar um médico, de preferência um gastroenterologista, que é o médico especializado na área, para que se possa comprovar tal intolerância.

Ele vai solicitar exames laboratoriais para definir o diagnóstico. E, para que você não seja pego de surpresa, um dos efeitos do exame de lactose… é normal dar diarréia após exame de lactose.

Alergia ao leite x Intolerância à lactose

É bom entendermos que são duas coisas distintas. Vamos lá!

Alergia ao leite

Envolve o sistema imunológico, sendo as reações imediatas e os sintomas ocorrem em até duas horas após a ingestão.

É uma resposta do organismo a alguma proteína presente no leite, desencadeando o início de um processo de defesa do organismo. As manifestações mais comuns são:

  • reações cutâneas (inchaço, coceira e manchas na pele);
  • dificuldade respiratória;
  • tosse;
  • disfunções gastrointestinais.

Intolerância à lactose

É uma carência enzimática do organismo e envolve apenas a digestão. É a reação pela baixa produção ou ausência na produção da lactase.

A utilização de medicamentos que façam a suplementação das enzimas é possível, fazendo com que o organismo seja capaz de fragmentar corretamente a lactose, sem prejudicar o intestino ou causar sintomas.

Tipos de exames para confirmar a intolerância à lactose

Se você deseja saber se tem intolerância à lactose deverá recorrer a alguns tipos de exames para a confirmação do diagnóstico.

Exame de Sangue

Nesse tipo de exame de sangue são coletadas amostras de sangue após jejum de 8 horas e outras após 30, 60 e 120 minutos depois da ingestão de uma dose de lactose.

Essas amostras irão indicar os níveis de glicose encontradas no sangue.

Teste de Hidrogênio

Depois do paciente ingerir uma bebida com alta concentração de lactose, o médico irá analisar o hálito da pessoa em intervalos que variam de 15 a 30 minutos por meio da expiração, através de um aparelho medidor (semelhante a um bafômetro), a fim de verificar a concentração basal de hidrogênio.

Se o nível de hidrogênio aumentar significa um processamento incorreto da lactose no organismo. O tempo aproximado do exame é de 2 a 4 horas.

Exame de acidez nas fezes

Esse exame mede a presença de ácido láctico e ácidos graxos nas fezes que, devido à má digestão e consequente fermentação da lactose, se acumulam e se concentram nas fezes.

Há uma estimativa de que a acidez das fezes, ou pH, devem ficar entre 6,0 e 7,5. Nos paciente intolerantes, o pH fica abaixo de 6,0, caracterizando a amostra como ácida.

Leia também: [Tira dúvidas] Como coletar fezes para exame corretamente

Exame Genético

É utilizada uma amostra de sangue ou saliva, onde são analisadas as estruturas do DNA para identificar variantes genéticas comuns à intolerância à lactose.

Biópsia Intestinal

Exame invasivo, com uso de anestesia, feito através de colonoscopia, onde é retirada uma amostra do tecido do intestino delgado para verificar a presença da enzima lactase.

Acompanhamento médico e nutricional

Só o especialista consegue verificar e confirmar o diagnóstico da intolerância à lactose. O  médico considera o histórico do paciente, o tempo que ele apresenta os sintomas e a intensidade das dores e náuseas.

Para confirmar as suspeitas o médico deverá pedir exames para saber se você tem intolerância à lactose ou confirmar outros distúrbios. É importante buscar um lugar confiável para a execução desses exames.

Com o pedido do médico em mãos, acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: