Exame de imagem do coração | 4 testes não invasivos e eficazes no diagnóstico de doenças cardíacas

Você conhece algum exame de imagem do coração? Sabe para o que serve esse tipo de teste e quando é usado?

Antigamente, quando alguém apresentava sintomas que indicassem problemas no coração, a tendência era recorrer a testes invasivos, como o cateterismo, para chegar a um diagnóstico.

Porém, com o avanço cada vez maior das novas tecnologias em exames de imagem, a maneira de diagnosticar doenças cardíacas tem mudado. 

Tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiografia e vários outros procedimentos, altamente eficazes e com riscos menores para o paciente, têm se tornado aliados dos especialistas em coração.

Continue lendo para saber mais detalhes sobre os tipos de exame de imagem do coração utilizados no diagnóstico das doenças cardíacas!

Exames de imagem do coração:

1) Angiografia por Tomografia Computadorizada (ATC)

A angiotomografia é um exame de imagem do coração eficiente para localizar pequenos bloqueios nas artérias coronárias

Com o teste, é possível observar as estruturas do músculo cardíaco e das artérias em qualquer dimensão, excluindo ou confirmando a presença de doenças cardíacas.

A angiografia por tomografia computadorizada é um procedimento rápido, não invasivo e com riscos bem menores em comparação a outros como o cateterismo, apesar do contraste utilizado causar reações alérgicas em alguns casos.

O exame funciona da seguinte maneira:

  • Um corante de contraste é injetado no braço do paciente e, quando ele está deitado sobre uma mesa, o tomógrafo, que é uma máquina de raio-x em formato de rosca, gira em torno dele produzindo imagens altamente detalhadas dos vasos sanguíneos e do coração.

2) Ecocardiografia

A ecocardiografia ou ecocardiograma é uma ultrassonografia do coração. O exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a função do músculo cardíaco e suas válvulas

Em um teste de eco cardíaco, um transdutor (sonda que envia os sinais de ultrassom) é deslizado contra o peito do paciente, com a ajuda de um gel condutor, para produzir imagens em movimento do coração.

Em geral, o eco é um exame de imagem do coração seguro, pois não utiliza contraste, nem radiação em sua realização.

Veja mais detalhes sobre a ecocardiografia no vídeo abaixo:

3) Ressonância Magnética Cardíaca

A ressonância magnética é um exame de imagem do coração dos mais completos, pois fornece qualidade inigualável para avaliação da função e das estruturas cardíacas

O teste proporciona uma ampla visualização em termos de forma, tamanho, volume e funcionamento do coração, possibilitando diagnosticar uma série de doenças, como por exemplo:

  • doenças valvares, 
  • anormalidades cardíacas, 
  • tumores cardíacos, 
  • coágulos no coração etc.

A ressonância magnética exige que o paciente fique deitado em uma maca dentro de uma espécie de tubo, o que pode causar claustrofobia em algumas pessoas, mas um sedativo pode ajudar com isso.

Nenhuma radiação é utilizada nesse exame, entretanto, como o procedimento usa um forte campo eletromagnético para criar imagens, pessoas que possuem marcapasso ou desfibrilador implantados não podem realizar o teste. 

O meio de contraste, que é usado em alguns casos, não é à base de iodo, portanto, não há problemas comuns de alergia.

Veja mais detalhes sobre a ressonância magnética no vídeo:

4) Cintilografia do miocárdio

Esse é um exame de imagem do coração que serve para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias e sua distribuição no músculo cardíaco. O procedimento é capaz de identificar ocorrências graves, como o infarto. 

Na cintilografia, um material radioativo especialmente tratado para aderir ao miocárdio é injetado no paciente. 

Essa substância sinaliza as áreas onde o fluxo sanguíneo está insuficiente, permitindo localizar áreas de obstrução arterial.

O exame consiste nos seguintes procedimentos:

  • O paciente recebe uma injeção de contraste, após a qual deve ingerir água, se alimentar e se movimentar, para ajudar a substância a se acumular na região do coração.
  • De 30 a 90 minutos após a injeção, são feitas imagens na máquina de cintilografia, que gira ao redor do abdômen do paciente por cerca de 5 minutos.
  • Já durante a fase de estresse, as imagens são realizadas após o coração ser estimulado com atividade física ou com o uso de medicação que simula a realização de exercícios.

Veja como o exame é feito na prática assistindo ao vídeo abaixo:

Doenças cardíacas | Prevenção e diagnóstico precoce

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no planeta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causa delas. No Brasil, o número chega a 350 mil.

Para não se tornar parte dessa estatística, é fundamental adotar medidas preventivas como ter um estilo de vida saudável e consultar o médico regularmente para a realização de exames de rotina.

Algumas dicas para manter a saúde do coração em dia consiste em:

  • adotar uma dieta com pouco sal e menos gordura saturada e carboidratos, 
  • evitar a ingestão excessiva de álcool, 
  • praticar exercício físico, 
  • não fumar 
  • e manter um peso ideal.

A prevenção a partir de avaliação médica, com a realização de exames do coração, também é fundamental, já que muitas condições cardíacas são silenciosas ou podem ser confundidas com outras doenças.

Agora que você já sabe o que é exame de imagem do coração, se suspeita de problemas cardíacos, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online seus exames, com conforto e segurança. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Ultrassonografia, entre outros.

 

Comentários: