Saiba como os exames pré-operatórios para cirurgia vascular controlam os riscos da operação
A cirurgia é um dos tratamentos utilizados em pessoas com doenças dos sistemas arterial, venoso e linfático. Entretanto, antes de confirmar se o procedimento é necessário e se pode ser realizado, uma série de exames pré-operatórios para a cirurgia vascular vão ser solicitados.
Esse tipo de intervenção só é indicada quando o problema do paciente não pode ser tratado com procedimentos menos invasivos.
A doença vascular é uma condição na qual coágulos sanguíneos, aterosclerose e outras condições bloqueiam o sistema circulatório, impedindo o fluxo normal de sangue no corpo.
Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outro motivo.
Só em 2015, cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a esse tipo de problema, representando 31% de todas as mortes em nível global.
Alguns fatores aumentam as chances de desenvolver alguma doença vascular, tais como:
- aumento da idade (o que resulta em perda de elasticidade nas veias e suas válvulas),
- histórico familiar de doença cardíaca ou vascular,
- gravidez,
- períodos prolongados de inatividade sentado, em pé ou em repouso,
- cigarro,
- obesidade,
- hipertensão, diabetes, colesterol alto ou outras condições que afetam a saúde do sistema cardiovascular,
- falta de exercício físico.
Neste artigo você vai ver informações sobre o tratamento cirúrgico dado a esse tipo de doença e conhecer os exames pré-operatórios para a cirurgia vascular. Acompanhe!
Sistema circulatório, doenças vasculares e cirurgia vascular
A cirurgia vascular envolve técnicas relacionadas a procedimentos endovasculares, incluindo:
- angioplastia com balão e / ou stent,
- colocação de endoprótese vascular aórtica e periférica, trombólise e outros adjuvantes para a reconstrução vascular.
O sistema circulatório (composto do coração, artérias, veias, capilares e sangue circulante) fornece nutrição às células do corpo e remove seus resíduos.
As artérias transportam sangue oxigenado do coração para as células. As veias devolvem o sangue das células de volta aos pulmões para oxigenação e recirculação pelo coração.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/
A aorta é a maior artéria que sai do coração e depois se subdivide em artérias menores, indo para todas as partes do corpo. Como se estreitam, elas são conectadas a vasos ainda menores chamados capilares.
Nos capilares, o oxigênio e os nutrientes são liberados do sangue para as células e os resíduos celulares são coletados para a viagem de volta. Os capilares então se conectam às veias, que devolvem o sangue ao coração.
Veja detalhadamente como funciona o sistema circulatório no vídeo abaixo:
As doenças vasculares são geralmente causadas por condições que obstruem ou enfraquecem os vasos sanguíneos, ou danificam as válvulas que controlam o fluxo de sangue dentro e fora das veias, privando-os de nutrientes vitais e oxigênio.
Algumas doenças comuns que afetam as artérias são:
- doença vascular periférica (DVP),
- doença arterial carótida
- e aneurismas da aorta (AAA).
Nesses casos, a cirurgia é usada para:
- tratar artérias doentes específicas (aterosclerose),
- ajudar a prevenir derrames ou ataques cardíacos,
- melhorar ou aliviar angina ou hipertensão,
- remover aneurismas,
- melhorar a claudicação e salvar pernas que, de outra forma, teriam que ser amputadas.
As opções de procedimento envolvem reparar a artéria, contorná-la ou substituí-la.
Porém, antes de partir para esse tipo de tratamento mais invasivo, uma série de exames pré-operatórios para cirurgia vascular vão ser solicitados, como veremos a seguir.
Exames pré-operatórios para cirurgia vascular (diagnóstico e preparação)
Para que um paciente seja diagnosticado com uma doença vascular, ele deve ser avaliado clinicamente por um cirurgião especialista, que vai analisar seu histórico de saúde e realizar exames físicos.
Os sintomas produzidos pela aterosclerose, trombose, embolias ou aneurismas dependem da artéria específica afetada. Às vezes, essas condições podem causar dor, mas geralmente não há sintomas.
Um médico tem muitas maneiras de sentir, ouvir, medir e até ver bloqueios arteriais. Ele pode, por exemplo, sentir o pulso de uma área que apresenta problemas. Geralmente, quanto mais avançada a aterosclerose, menos pulso a região vai ter.
Quando a artéria fica bloqueada também pode causar um ruído muito parecido com a água batendo sobre corredeiras rochosas. O especialista pode ouvir esse ruído diretamente ou usando sistemas de amplificação especiais para isso.
Existem ainda outros testes que podem ser feitos para determinar se o fluxo sanguíneo arterial é normal:
- teste do índice tornozelo-braquial (ITB)
- arteriografia
- teste de pressão segmentar
- ecografia
- tomografia computadorizada
- linfangiografia
- linfocintilografia
- pletismografia
- ecografia dúplex
Entretanto, pode não haver sinais de doença vascular causada por coágulos até que eles cresçam o suficiente para bloquear o fluxo sanguíneo através da veia.
Porém, os seguintes sintomas podem aparecer repentinamente:
- dor
- inchaço repentino no membro afetado
- descoloração azul avermelhada
- aumento das veias superficiais
- pele quente ao toque
Após todos os exames para chegar a um diagnóstico e ter certeza de que a cirurgia realmente vai ser necessária, o médico vai solicitar ainda uma avaliação de todos os sistemas orgânicos, incluindo:
- coração,
- pulmões,
- sistema circulatório,
- rins
- sistema gastrointestinal.
Essas análises vãos ser feitas a partir de testes de sangue, urina, eletrocardiograma, etc.
A decisão de fazer ou não a operação é baseada no conjunto de resultados dos exames pré-operatórios para cirurgia vascular.
Pós-operatório da cirurgia vascular
O tempo em terapia intensiva e hospitalização vai variar a cada cirurgia, assim como o tempo de recuperação, dependendo de vários fatores.
Como a cirurgia para aneurismas da aorta é mais séria, o paciente pode ficar em terapia intensiva por 24h e no hospital por cerca de 5 a 10 dias, desde que esteja saudável e tenha um bom andamento operatório e pós-operatório.
Se houver complicações, o tempo de internação provavelmente vai aumentar e pode levar até seis meses para o paciente se recuperar totalmente da cirurgia.
Riscos da cirurgia vascular
Toda cirurgia apresenta riscos, por menor que seja, pois existe sempre a chance do paciente desenvolver alguma infecção por conta das incisões realizadas.
Porém, as operações no peito ou que envolvem os principais vasos sanguíneos apresentam um risco ainda maior de complicações.
Pacientes que fumam, têm pressão alta, doença pulmonar ou renal crônica ou outras doenças graves também têm mais chance de apresentar complicações durante e após a cirurgia.
Alguns riscos da cirurgia vascular incluem:
- hemorragia,
- enxertos com falha ou bloqueados,
- ataque cardíaco ou derrame,
- inchaço da perna se for feita em uma veia dessa região,
- pessoas com mais de 65 anos correm mais risco de comprometimento cerebral após grandes cirurgias,
- quanto mais danificado o sistema circulatório antes da cirurgia, maior suscetibilidade ao declínio mental após a cirurgia vascular,
- impotência.
O paciente deve discutir os riscos com o cirurgião após uma revisão cuidadosa de seu histórico médico e dos exames pré-operatórios para cirurgia vascular que forem apresentados.
Por isso, é fundamental que você realize todos os testes solicitados pelo profissional que o acompanha.
Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende os seu exames online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.