Saúde cardíaca | Para que serve, como é realizado e qual o valor de um ecocardiograma
Você sabe o que é e qual o valor de um ecocardiograma? Sabe por que precisa realizar esse exame? Não? Então continue lendo para descobrir!
Se você foi ao médico com sintomas de problemas cardíacos, ele provavelmente solicitou uma série de exames para diagnosticá-lo, correto?
Então você talvez tenha saído do consultório com dúvidas sobre o que pode ter, sobre os procedimentos que precisa realizar e, principalmente, sobre o quanto isso vai custar.
Neste artigo, você vai poder responder algumas dessas questões aprendendo sobre o ecocardiograma, importante exame para o diagnóstico de doenças cardíacas. Confira!
Quando preciso realizar um ecocardiograma?
Um ecocardiograma é um teste usado para visualizar a estrutura do coração e, assim, estudar seu funcionamento hemodinâmico, ou seja, sua capacidade de bombear sangue.
Ele fornece informações sobre a anatomia e função do músculo cardíaco, das cavidades cardíacas e das válvulas.
Graças a isso, as doenças cardíacas, congênitas ou adquiridas, podem ser diagnosticadas com precisão e podem ser classificadas de acordo com sua origem e intensidade.
O seu médico pode solicitar o exame para realizar um diagnóstico, se você estiver com sintomas que evidenciam a presença de algum mal ligado ao coração.
Ou até mesmo como um teste de triagem, para ter certeza de que está tudo bem, principalmente se você tiver histórico familiar de problemas cardíacos.
O cardiologista pode realizar o ecocardiograma para:
- Avaliar a função geral do seu coração
- Determinar a presença de muitos tipos de doenças cardíacas
- Acompanhar o progresso de alguma doença cardíaca que já possua
- Avaliar a eficácia de tratamentos médicos ou cirúrgicos
Qual o valor de um ecocardiograma?
Para responder à pergunta “Qual o valor de um ecocardiograma?” vários aspectos devem ser levado em consideração:
- região do país e custo de vida,
- estrutura da clínica,
- nível de equipamento utilizado
- e o tipo do exame.
Mas, em média, fazendo uma avaliação geral desses aspectos, o valor de um ecocardiograma gira em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00.
Mas, se esse é um valor que você não pode pagar, não deixe de realizar o seu teste por isso.
Existem clínicas populares em algumas cidades que disponibilizam o exame a preços acessíveis. Pesquise se elas estão presentes em seu município. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse tipo de teste gratuitamente.
Como funciona um ecocardiograma?
A tecnologia utilizada no ecocardiograma é o ultrassom de alta frequência, emitido por uma sonda.
O dispositivo de ecocardiografia produz a imagem com as informações recebidas pela sonda e as emite em uma tela de vídeo.
Existem basicamente dois tipos desse exame, dependendo do acesso para visualizar o coração:
Ecocardiograma transtorácico (feito através da parede torácica)
Nesse tipo de procedimento, o paciente deve se despir da cintura para cima e deitar de costas em uma cama de exame.
Em seguida, um gel condutor é aplicado no peito e a sonda de ultrassom é passada através dele, entre as costelas e o esterno, para obter as imagens.
O ecocardiografista também pode pedir ao paciente que vire de lado e respire de uma certa maneira para melhorar as imagens.
Para o ecocardiograma transtorácico comum não é necessário nenhum preparo especial.
O mesmo método também é utilizado para realizar o ecocardiograma de estresse, a diferença é apenas que o paciente realiza uma série de exercícios antes do exame.
O objetivo desse tipo de teste é avaliar o funcionamento do coração durante atividade física ou em situações de estresse.
Também não é necessário nenhum preparo especial no caso do ecocardiograma de estresse, mas convém usar roupas e calçados apropriados para o exercício físico.
Ecocardiograma Transesofágico (feito através de uma sonda inserida através do esôfago)
Esse tipo de ecocardiograma permite captar imagens mais nítidas e é útil quando há suspeita de certas patologias que necessitam de um exame mais detalhado.
No ecocardiograma transesofágico, a sonda de ultrassom é inserida através do esôfago e posicionada atrás do coração, para visualizar melhor as estruturas cardíacas e obter imagens de diferentes planos.
Um sedativo é utilizado nesse procedimento para diminuir o desconforto do paciente.
Para realizar o ecocardiograma transesofágico é recomendado ficar em jejum por algumas horas antes, para evitar que o paciente tenha ânsia de vômito na hora do teste.
Quais os riscos do ecocardiograma?
Não são utilizados raios-X ou radiação. O ecocardiograma transtorácico é uma técnica amplamente utilizada, pois não é invasiva, não representa risco à saúde e não possui contra-indicações.
Excepcionalmente no ecocardiograma transesofágico, pode haver complicações no esôfago resultantes da introdução da sonda. Por isso, o método pode ser contra-indicado em certos pacientes com problemas esofágicos.
Nos casos de ecocardiografia sob estresse, especialmente quando administrados medicamentos, possíveis efeitos adversos, como dor no peito, falta de ar, arritmias, etc., devem ser levados em consideração. No entanto, complicações do exame são raras.
Agora que você já sabe o que é, para que serve, como é feito e qual o valor de um ecocardiograma, se você acha que tem problemas cardíacos, procure um médico e agende os testes indicados para chegar a um diagnóstico o mais rápido possível.
Acessando o site Eigier Diagnósticos você agenda seus exames online, com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.