Jejum para ressonância magnética: como funciona e porque é necessário

A ressonância magnética é um exame de imagem bastante utilizado para analisar órgãos e outras estruturas internas do corpo em busca da confirmação de diagnósticos. O jejum para ressonância magnética é um dos preparativos comuns que todo paciente deve seguir.

As exigência de preparo para um exame seja de sangue ou de imagem devem ser seguidas, pois assim o procedimento pode analisar o corpo nas condições adequadas.

Vai se preparar para fazer o exame? Então continue lendo para entender como funciona e a utilidade do jejum para ressonância magnética.

Jejum para ressonância magnética: para que serve?

jejum-para-ressonancia-magnetica

O  jejum para ressonância magnética funciona como uma precaução para a execução do exame e para dar mais conforto ao paciente durante o procedimento.

Mesmo o estado de jejum sendo desconfortável, afinal ninguém gosta de passar muitas horas sem comer e beber, criou-se esse protocolo que existe em todos os exames de diagnóstico por imagem.

A ressonância é feita em uma máquina grande, estreita e pode causar claustrofobia em algumas pessoas mais sensíveis.

O barulho da máquina também é outro fator de estresse durante o exame. Mas nos dois casos é possível minimizar os efeitos com tampão de ouvido e utilizando um modelo de máquina aberta ou fazendo uma sedação.

Porém, para evitar que o paciente enjoe e passe mal, podendo vomitar enquanto está deitado e correr o risco de aspirar o vômito, o jejum para ressonância magnética virou protocolo.

No caso de contraste na ressonância magnética, o jejum previne qualquer efeito muito desagradável, pois alguns pacientes são sensíveis a substância injetada. São casos raros, mas os médicos optam pelo jejum como precaução.

Mas não fazer jejum atrapalha os resultados?

O jejum para ressonância magnética é um assunto discutido por muito médicos e já foi até tema de estudos de doutorado.

A médica brasileira Dra. Paula N. V. Pinto Barbosa apresentou sua tese de doutorado sobre o assunto no evento científico Next Frontiers to Cure Cancer.

O questionamento em relação ao jejum para os exames de imagem veio da observação da Dra. Paula em relação ao procedimento em situações de emergência.

Nesses casos, os pacientes passavam por exames de imagem sem verificação do tempo que estavam sem comer.

No seu estudo, a médica descobriu que esse assunto não era muito explorado e que hospitais do mundo todo tinha protocolos diferentes em relação ao jejum para ressonância magnética.

Para os pacientes, o jejum é o principal motivo de reclamação. O período prolongado sem comer e beber causa cansaço, irritação e muitos não se sentem bem.

Pessoas mais sensíveis têm reações mais fortes como tontura, dor de cabeça, hipoglicemia e desidratação.

Durante o estudo, a médica também percebeu que a checagem do cumprimento do jejum tornava o acompanhamento da equipe mais trabalhoso.

Muitos pacientes não cumprem o jejum para ressonância magnética e outros exames, o que atrasa o atendimento com a esperava para completar as horas necessárias.

Na entrevista concedida ao site da A.C. Camargo, a Dra Paulo explicou que depois do estudo, na instituição onde trabalha, o jejum foi abolido, até na ressonância magnética com contraste sem causar prejuízos ao paciente e aos resultados

Quanto tempo de jejum para ressonância magnética é necessário?

tempo-jejum-para-ressonancia-magnetica

É importante destacar que o jejum para ressonância magnética deve ser respeitado se a clínica ou hospital onde você fizer o exame pedir.

Na maioria dos tipos de ressonância magnética, o período de jejum deve ser de quatro horas. A exceção é a Colangiopancreatografia que exige um período de jejum de, no mínimo, oito horas.

Em alguns casos, é permitido tomar água e ingerir medicamentos até uma hora antes do exame. Mas cheque antes se existe alguma contraindicação para o seu caso.

Um exame de ressonância magnética dura entre 15 e 30 minutos e o paciente pode voltar às atividades normalmente depois.

Quer saber tudo sobre ressonância magnética? Confira este outro post completo do aqui do blog!

Faça sua ressonância magnética com segurança

Agora que você já sabe mais sobre o jejum para ressonância magnética, pode se preparar com tranquilidade para o exame.

Relembrando que é importante seguir todos os protocolos exigidos pelo local do exame para fazer o preparo correto.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: