O que é candidíase cutânea? Saiba tudo sobre essa infecção da pele
Você sabe o que é candidíase cutânea? Esta é uma infecção da pele causada por um fungo conhecido como “Candida albicans”, que geralmente ocorre em áreas do corpo mais quentes, úmidas e com dobras, como axilas e virilhas.
Continue lendo para saber tudo a respeito da candidíase cutânea: suas causas, sintomas e tratamento!
O que é candidíase cutânea?
Diferentes bactérias e fungos vivem e se multiplicam sobre a pele. A maioria não representa perigo algum e muitos deles possuem papel relevante em importantes processos orgânicos.
No intestino, por exemplo, existem bactérias que auxiliam o sistema imunológico e atuam na produção de proteínas e vitaminas.
Entretanto, quando essas bactérias e fungos começam a se multiplicar incontrolavelmente, podem causar problemas de saúde, como uma infecção por exemplo.
O fungo Cândida é um desses organismos potencialmente prejudiciais. Quando um crescimento excessivo dele se desenvolve na pele, pode ocorrer uma infecção conhecida como candidíase da pele ou candidíase cutânea.
Esse tipo de candidíase geralmente causa a formação de uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa, mais comumente nas dobras da pele, mas que pode se espalhar para outras áreas do corpo.
Na maioria das vezes, ocorre em áreas quentes, úmidas e vincadas, como axilas e virilhas.
O fungo que mais frequentemente causa candidíase cutânea é a “Candida albicans”. Os seguintes fatores podem provocar a proliferação desse microrganismo e levar a uma infecção:
- clima quente ou úmido;
- pouca higiene;
- trocas frequentes de fraldas ou roupas íntimas;
- roupas muito apertadas;
- tecido sintético que não deixa a pele “respirar”;
- antibióticos que alteram o equilíbrio natural do corpo;
- exposição frequente a substâncias irritantes;
- passar muito tempo na água;
- ter uma doença inflamatória, como a psoríase, que ocorre nas dobras da pele;
- imunossupressão devido ao uso de corticosteroides ou outros medicamentos específicos;
- gravidez;
- condições de saúde que afetam o sistema imunológico, como diabetes e algumas condições hormonais, incluindo problemas específicos da tireoide, doença de Addison e doença de Cushing.
Indivíduos com infecções por Cândida geralmente não são contagiosos, embora em alguns ambientes as pessoas com sistema imunológico enfraquecido possam pegar a infecção.
Leia também: O que é candidíase feminina?
Quais são os sintomas e sinais candidíase da cutânea?
A candidíase da pele pode causar:
- vermelhidão
- erupção cutânea
- inchaço
- escara
Esses sintomas geralmente ocorrem em áreas do corpo mais difíceis de manter secas e em locais onde a pele de um local toca a pele de outro.
Alguns exemplos dessas áreas sensíveis incluem:
- nas dobras da pele,
- sob os seios,
- virilha,
- axilas,
- os espaços entre os dedos das mãos e pés,
- o prepúcio do pênis.
Em algumas pessoas, a infecção também pode afetar a boca e a garganta.
As áreas afetadas pela infecção tendem a coçar e causar desconforto, mas o tratamento correto pode aliviar esses sintomas.
Confira mais sintomas que podem indicar a proliferação anormal de Cândida no organismo, no vídeo abaixo:
Quais sãos os tratamento da candidíase cutânea?
A candidíase cutânea geralmente pode ser evitada e tratada com alguns cuidados básicos, dos quais o mais importante é a higiene adequada.
Lavar a pele regularmente e secar corretamente pode impedir que ela fique úmida. Isso é vital para manter as infecções por Cândida afastadas.
Existem muitas mudanças no estilo de vida que você pode adotar para prevenir e tratar uma infecção por candidíase, entre elas:
- Trocar rapidamente as roupas úmidas, como roupas de banho ou roupas de treino suadas;
- Mudar suas meias e roupas íntimas regularmente;
- Usar roupas mais largas e confortáveis;
- Usar sabonete suave e sem perfume nas áreas afetadas;
- Adicionar probióticos à sua dieta;
- Reduzir a quantidade de açúcar em sua dieta.
Essa última dica é fundamental, já que níveis anormais de açúcar no sangue podem contribuir para o crescimento da Cândida e, consequentemente, dos sintomas incômodos da candidíase.
Você pode diminuir sua taxa de glicose reduzindo a ingestão de alimentos que contêm açúcar, como doces em geral, e de carboidratos.
Além disso, exercitar-se por 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, contribui para manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
Leia também:
O que fazer para ter uma alimentação saudável
O que é alimentação não saudável?
Confira 7 benefícios da atividade física para a saúde
Medicamentos para candidíase cutânea
Se os cuidados mencionados no tópico anterior não forem suficientes para tratar a candidíase cutânea, o médico pode prescrever alguma pomada antifúngica, como nistatina ou cetoconazol.
Se a infecção persistir, ou se espalhar por outras áreas do corpo como garganta ou boca, também pode ser necessário tomar um antifúngico oral.
Agora que você já sabe o que é candidíase cutânea, lembre-se que, ao sentir algum sintoma que sinaliza o problema, procurar um especialista e realizar os exames indicados para um diagnóstico correto é a maneira mais prudente de cuidar da sua saúde.
A Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Acesse o site e pré-agende seus exames necessários, com conforto e segurança.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.